A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Levantamento de Áreas para Agrourbania UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE UNB PLANALTINA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Levantamento de Áreas para Agrourbania UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE UNB PLANALTINA."— Transcrição da apresentação:

1 Levantamento de Áreas para Agrourbania UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE UNB PLANALTINA

2 Introdução O presente trabalho propõe um projeto de agricultura urbana, no qual os moradores não necessitam possuir local totalmente adequado, podendo adequar o local à agricultura urbana, tendendo a subsistência local. Promovendo a compreensão dos conceitos aos moradores e estudantes, para a realização das atividades em suas residências, e na Escola Nossa Senhora de Fátima.

3 Objetivos Gerais Difundir o conhecimento sobre agrourbania; Promover conscientização ambiental; Promover interação entre estudantes e a comunidade próxima à faculdade; Colocar em prática o que foi aprendido em aula a respeito da extensão rural; Promover comunhão entre os participantes do projeto. Específicos Encontrar novos locais para aumento do número de beneficiários do projeto de Agricultura Urbana da FUP; Buscar locais que preencham os requisitos para implantação de hortas comunitárias; Conseguir autorização para utilização destes locais junto às autoridades competentes; Conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância de se ter uma horta comunitária; Valorizar os espaços cedidos pela comunidade para implantação de projetos de agrourbania.

4 Justificativa A Agricultura Urbana interfere diretamente em fatores sociais, econômicos e ambientais; é relevante então demonstrar que setores urbanos têm potencial para abrigar e praticar a agricultura urbana. A prática da Agrourbania trás inúmeras vantagens para a comunidade em que se insere; possibilita a utilização de espaços ora abandonados por moradores, evitando sua possível deterioração; transformando estes espaços em locais com potencial para cultivo, através de hortas comunitárias. A utilização e o cuidado com estes espaços possibilitam as comunidades conviver com a produção de alimentos, melhorando a segurança alimentar e posteriormente aumentando a consciência e a educação ambiental dentre os moradores do espaço urbano. Respeitando acima de tudo as diferenças sociais e culturais dos atores envolvidos, trazendo inclusão social e o governo para junto da comunidade. Percebe-se que o levantamento de novas áreas para a Agrourbania é relevante a ponto de que as instituições e possíveis parceiros, como Universidades, a Emater, não tem conhecimento da enorme potencialidade dessas parcerias. Nesse sentido, o projeto de pesquisa apresentado busca apresentar áreas como escolas e comunidades da cidade de Planaltina que estão de portas abertas para possível implementação de parecerias entre comunidade, escolas e universidade para trazer desenvolvimento regional.

5 Agrourbania A Agricultura Urbana e Peri-urbana (AUP) é um conceito multidimensional que inclui a produção, a transformação, a comercialização e a prestação de serviços, de forma segura, para gerar produtos agrícolas e pecuários. Esse tipo de agricultura é realizada em pequenas áreas dentro de uma cidade, ou no seu entorno (Peri-urbana), e destinada à produção de cultivos para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais. A agricultura urbana difere da agricultura tradicional (rural) em vários aspectos, pois a área disponível para o cultivo é muito restrita na agricultura urbana, há escassez de conhecimentos técnicos por parte dos agentes/produtores diretamente envolvidos, freqüentemente não há possibilidade de dedicação exclusiva à atividade, a qual se destina, normalmente, à utilização ou consumo próprio, há grande diversidade de cultivos e normalmente não há intuito de lucro financeiro.

6 No Brasil, a agricultura urbana deve seu desenvolvimento recente à modernização da agricultura, que provocou forte migração em direção às cidades e às respectivas periferias a partir da década de 40. Uma parte dessa população é excluída socialmente, vivendo na miséria, em ambientes ecologicamente degradados. São pessoas que, em sua maioria, perderam seu patrimônio cultural, não são alfabetizadas e são vítimas da violência e da má nutrição. Mais de 80% da população urbana vive em casas separadas por pequenos espaços vazios, o que permite recorrer à jardinagem para conseguir suplementar sua necessidade básica de alimento.

7 Em síntese, a multi funcionalidade da AUP gera orientações para a promoção de políticas e ações voltadas para a: 1. Melhorar da gestão ambiental. 2. Melhorar a gestão territorial. 3. Promover a equidade de gênero e respeito às condições étnicas e sócio-culturais. Combater à pobreza. 4. Promover a Segurança Alimentar e Nutricional e combate à fome. 5. Promover a inclusão social e a governabilidade participativa.

8 Atividades de AUP Produção incluindo: Agrícola e pecuária de hortaliças, plantas aromáticas e medicinais, frutíferas, plantas ornamentais, pequenos, médios e grandes animais, peixes, agro extrativismo, etc.; De insumos como sementes, mudas, composto, húmus, etc. e reuso de água e reaproveitamento de resíduos sólidos; Transformação de pelo menos um produto da AUP, de forma artesanal, em pequena agroindústria familiar e ou comunitária, promovida pela sociedade civil ou poder público; Comercialização na forma de um comércio justo, de produtos in natura ou transformados, na cadeia de produção urbana e em mercados institucionais (tradicionais ao orgânicos) formais e informais; Auto-consumo, trocas e doações a espaços institucionais ou da população da comunidade. Prestação de Serviços em pesquisa, capacitação, geração de tecnologias, assessorias, créditos locais e outros;

9 Onde se pratica AUP?

10 Metas Estabelecidas Meta 1= aliança com pelo menos quatro escolas; Meta 2= empoderamento (autorização) das parcerias para fazer um diagnóstico do terreno (agrônomo) Meta 3= descobrir os pontos de intersecção (planejamento integrado e estratégico).

11 Parceria Estabelecida Centro de Ensino Fundamental 01 Avenida Independência, número 102, Vila Vicentina.


Carregar ppt "Levantamento de Áreas para Agrourbania UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE UNB PLANALTINA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google