A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APLICAÇÃO DO MDT NO MAPEAMENTO E USO DO SOLO - ESTUDO DE CASO: CARTA DE SANTANA DO IPANEMA DO ESTADO DE ALAGOAS NA ESCALA DE 1:100.000. Luciano Macedo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APLICAÇÃO DO MDT NO MAPEAMENTO E USO DO SOLO - ESTUDO DE CASO: CARTA DE SANTANA DO IPANEMA DO ESTADO DE ALAGOAS NA ESCALA DE 1:100.000. Luciano Macedo."— Transcrição da apresentação:

1 APLICAÇÃO DO MDT NO MAPEAMENTO E USO DO SOLO - ESTUDO DE CASO: CARTA DE SANTANA DO IPANEMA DO ESTADO DE ALAGOAS NA ESCALA DE 1: Luciano Macedo Guimarães Verônica Wilma Bezerra Azevedo Fabio Fernandes da Silva Alexandre Hugo Cezar Barros José Coelho de Araújo Filho José Carlos Pereira dos Santos

2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO Embrapa Solos UEP Recife MDT MATERIAIS METODOLOGIA
RESULTADOS CONCLUSÃO

3 INTRODUÇÃO A Ciência do Solo Aplicada demanda mapas de solos em escalas adequadas aos objetivos da aplicação. A utilização dos levantamentos de solos apresenta dificuldades, principalmente para leigos em pedologia. Neste sentido, este trabalho busca, por meio da visualização do MDT, auxiliar em tal utilização.

4 Embrapa Solos UEP Recife
Os mapas de solo produzidos pela Embrapa Solos UEP Recife se baseiam em observações diretas no campo. Estes mapas podem ser usados para estudos científicos diversos, para trabalhos de ciência aplicada e outras finalidades práticas como os zoneamentos agroecológicos.

5 MDT O MDT (Modelo Digital do Terreno) é o armazenamento digital das coordenadas XYZ da superfície da Terra. Na prática, os modelos mais utilizados para a geração de um MDT são: os de grade regular e os de malha triangular (TIN - triangular irregular network). Malha Triangular - TIN

6 MDT Algumas aplicações:
armazenamento de dados altimétricos para gerar mapas topográficos; elaboração de mapas de declividade no apoio à análise de geomorfologia e erodibilidade; apresentação tridimensional, em combinação com outras variáveis.

7 MATERIAIS Carta topográfica de Santana do Ipanema (SUDENE) na escala de 1: ; Manchas de solo da carta de Santana do Ipanema (formato shapefile); Imagens Landsat (órbita/ponto: 215/66 e 215/67); Aplicativo ArcGIS 9.0; Computador Pentium 4 – 3.00 GHz, 1.0 GB RAM.

8 METODOLOGIA Aquisição de dados (carta de Santana do Ipanema)
Geração da malha triangular Visualização do MDT

9 RESULTADOS Facilidade da visualização da área em estudo e da visualização e entendimento dos temas. Determinados tipos de solos ocorrem mais em determinadas posições do relevo do que em outras.

10 Visualização 2D do MDT - TIN
RESULTADOS Visualização 2D do MDT - TIN

11 RESULTADOS Visualização 3D do MDT - Raster

12 RESULTADOS Visualização 3D da combinação MDT e manchas de solo.

13

14 RESULTADOS Visualização 3D da combinação MDT e imagem Landsat TM543.

15 CONCLUSÃO O trabalho contribuiu para uma melhor compreensão da relação solo-relevo onde se constatou que determinados solos (como os Neossolos Litólicos) ocupam áreas expressivas onde o relevo é mais movimentado (partes íngremes) e outros solos distribuem-se nas partes mais baixas (no leito dos riachos) como é o caso dos Neossolos Flúvicos.


Carregar ppt "APLICAÇÃO DO MDT NO MAPEAMENTO E USO DO SOLO - ESTUDO DE CASO: CARTA DE SANTANA DO IPANEMA DO ESTADO DE ALAGOAS NA ESCALA DE 1:100.000. Luciano Macedo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google