A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
ASSEMBLEIA REGIONAL 2015

2 A Missionariedade à Luz da Evangelii Gaudium, Para Um Novo Pentecostes
Tema: A Missionariedade à Luz da Evangelii Gaudium, Para Um Novo Pentecostes Lema: “Recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós minhas testemunhas... Até os confins da Terra”. (Cf. Atos 1,8)

3 MEMÓRIA Buscando o relançamento do MCC no Brasil, motivação e consequência da celebração do seu Jubileu de Ouro, as Assembleias Regionais pós-Jubilares têm mantido o mesmo lema e o mesmo tema que a cada ano, enfatizando uma dimensão específica da vida do cristão cursilhista atuante em seu ambiente.

4 Assim, com base no tema do próprio Jubileu – “Do Jubileu para um novo Pentecostes”, foram desenvolvidas as Assembleias Regionais : 2013 – à luz do Documento de Aparecida, debruçamo-nos sobre o próprio MCC, especialmente na reflexão e resgate do seu Carisma, abordando os seus três tempos: PRÉ-CURSILHO, CURSILHO e PÓS-CURSILHO. Tema: “A formação do discípulo para um novo Pentecostes”, enfatizando-se, pois, a dimensão da formação, à luz do Documento de Aparecida. 2015 Tema: A Missionariedade à Luz da Evangelii Gaudium Para um Novo Pentecostes.

5 O material a ser utilizado: ROTEIRO DE ESTUDOS ESCOLAS VIVENCIAIS E ASSEMBLEIAS:
Conteúdo das apresentações dos três momentos da Assembleia Regional: VER, JULGAR, AGIR. Documento Final da 42ª Assembleia Nacional. Exposição de D. Guilherme Werlang, Bispo de Ipameri, sobre A Igreja e o MCC com o Papa Francisco. Evangelizar com Espírito CNBB – Documento de Estudos 107

6 Essa tarefa será muito frutífera.
A compreensão deste conteúdo será enormemente facilitada pela atenta leitura – ou releitura – da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Essa tarefa será muito frutífera. De um lado, a exposição de D. Guilherme Werlang nos oferece uma ‘chave de leitura’ para compreender o papa Francisco e o que ele escreve e, de outro, porque temos sido mensalmente ‘instruídos’ na Evangelii Gaudium pelas oportunas reflexões do Pe. José Gilberto Beraldo. Grupo Executivo Nacional.

7 I - TEMA & LEMA Para explicar ‘nossa missionariedade, à luz da Evangelii Gaudium, rumo a um novo Pentecostes’, vamos começar, precisamente, refletindo sobre a Igreja em saída que nos apresenta o Papa. Essa reflexão nos ajudará a VER nossa realidade de Igreja, MCC, católicos, com a ótica do pastor que vai em busca da ovelha desgarrada...

8 A MISSIONARIEDADE NO ANTIGO TESTAMENTO:
Os parágrafos números 19 a 24 da EG são a referência para a fundamentação que segue: A MISSIONARIEDADE NO ANTIGO TESTAMENTO: Deus diz: “Abraão, sai da tua terra...” Abraão aceitou o chamado para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn12, 1-3) Moisés ouviu o chamado de Deus: “Vai, eu te envio” (Ex 3, 10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf. Ex 3, 17). Deus diz a Jeremias: “Irás aonde Eu te enviar.” (Jr 1).

9 A MISSIONARIEDADE NO NOVO TESTAMENTO
‘Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos... (Mt. 28,19) “Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo” (Jo. 17,18) “Aos doze enviou Jesus” [...] “ide antes continuamente às ovelhas perdidas da casa de Israel” [...] Ao irdes, pregai, dizendo... “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. ...” [...] “No entanto, quando vos entregarem, não fiqueis ansiosos quanto a como ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de falar”. (Mt. 10, 6-7; 16-19)

10 é um instrumento, um servidor.
A MISSIONARIEDADE origina-se do MISSIONÁRIO. O MISSIONÁRIO POR SI É UM ENVIADO. O enviado leva uma mensagem. A mensagem não lhe pertence. Ele é, pois, um portador da mensagem, por isso, é um instrumento, um servidor. Na Palavra de Deus, aparece constantemente esse dinamismo de “saída”, que Deus quer provocar nos crentes

11 Naquele “ide” de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova “saída” missionária. "Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe indica, mas todos são convidados a aceitar esse chamado sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho!. EG 20.

12 MISSIONÁRIO é aquele que, chamado por Deus e constituído pelo dom da graça do Espírito Santo, torna-se um servidor da vida, do amor, da paz e da esperança. Como Jesus Cristo foi o Ungido do Pai e veio para revelá-Lo, assim o missionário é um discípulo do Mestre Jesus.

13 Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos como se fossemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: A humanidade é maior.

14 Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros
Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para descobri-los e amá-los, é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo. Dom Hélder Câmara


Carregar ppt "MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google