A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA DIMENSÕES DA VIDA CRISTÃ Pe. Francisco Luiz Bianchin 41ª Assembleia Nacional do MCC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA DIMENSÕES DA VIDA CRISTÃ Pe. Francisco Luiz Bianchin 41ª Assembleia Nacional do MCC."— Transcrição da apresentação:

1 ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA DIMENSÕES DA VIDA CRISTÃ Pe. Francisco Luiz Bianchin 41ª Assembleia Nacional do MCC

2 Não podemos esquecer a CAMINHADA JUBILAR São 50 anos de estrada... Jubileu tem um significado bíblico: encontro, reavaliação, descanso para a terra, libertação dos escravos... O MCC não teria feito “escravos” durante essas cinco décadas?

3 Jubileu não é ponto de chegada É PONTO DE PARTIDA! Supõe ao mesmo tempo: a alegria de ter chegado àquele momento... uma volta às origens... um retorno aos ambientes...

4 Voltar às origens é... ouvir de novo o mesmo brado lançado aos jovens peregrinos da ilha de Maiorca que retornavam de Santiago de Compostela: Ultreya! Avante! Peregrinar com fé é abrir caminhos! E AGORA?

5 E AGORA... Como vamos fazer o PRÉ- CURSILHO... que nem sempre merece o devido cuidado, nem sempre tem em vista os ambientes a evangelizar, os líderes daqueles ambientes?

6 E AGORA... como vamos fazer o CUR que depende, claro, da Graça, mas está nas mãos dos responsáveis que devem anunciar Jesus Cristo de forma querigmática e vivencial?

7 E AGORA... Como vamos fazer o PÓS que é de fundamental importância para que o carisma do MCC seja respeitado e envolve a criação de pequenos grupos (NCA, PCF) e a organização da Escola Vivencial?

8 É preciso DAR UM PASSO À FRENTE! AS DIMENSÕES FUNDAMENTAIS DA VIDA CRISTÃ SÃO ESSENCIAIS PARA O DESEMPENHO DA NOSSA MISSÃO. Dimensões em quatro grandes linhas: - formação - espiritualidade - missionaridade - organização

9 Dimensão da Formação A dimensão da formação supõe o ser humano todo. Formação: integral: humana, teológica, espiritual. Abraçar o cristianismo, como faz o Papa, não nos deixa desumanos, mas nos deixa com os pés no chão e os olhos no céu. O cristianismo é um processo de humanização (os santos nos dão a prova). Dalai Lama: “A melhor religião é a que nos faz melhores.”

10 Dimensão da Formação O que nos faz melhor? Ser melhor é ser mais afável, mais carinhoso, mais humano, mais gentil. O MCC deve ser um processo: Devemos sair do CUR mais humanos, saber usar melhor a nossa inteligência, saber discernir, ter fé. Fé não é ignorância. É LUCIDEZ.

11 O CUR não é para domesticar... Cursilho é para DAR CRITÉRIOS CRISTÃOS. Mais homem, mais mulher é aquele que USA O CORAÇÃO!

12 Na pastoral de conversão distinguem-se quatro etapas: 1.Tempo da amizade – Jesus fez isso, rodeou-se de amigos (é o nosso trabalho de Pré) 2.Tempo de anúncio – Jesus anunciou a Boa Nova (é o nosso CUR) 3.Tempo de preparação – Jesus preparou seus discípulos para a missão (é o mosso Pós) 4.Tempo da mistagogia (mistério, celebração) – Jesus deixou-nos sua Igreja (é a ação dos que saem do CUR nas suas comunidades, nos seus ambientes)

13 Dimensão Espiritual A dimensão espiritual é INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA. O ser humano é um ser individual que vive em comunidade. Cada um de nós recebe a GRAÇA, se converte, crê, reza – mas é como comunidade que trabalhamos e agimos.

14 Dimensão Missionária A Dimensão Missionária é inerente à Igreja. Paulo VI: “a Igreja é evangelizadora à medida que se evangeliza”. MCC é um movimento missionário pela própria natureza, porque nasceu num contexto em que a busca dos batizados afastados era a grande motivação. Somos missionários em nossas FAMÍLIAS e em todos os demais AMBIENTES em que vivemos.

15 Dimensão Organização A Dimensão Organização nos ajuda a realizar nossa missão. No MCC temos uma estrutura organizacional perfeita. Se seus integrantes lhe permitem funcionar como pode e deve, é a organização ideal para que o MCC atinja sua finalidade.

16 AGIR – Dinâmica de Grupo Após a análise da realidade que vimos no VER e a apresentação das Dimensões da Vida Cristã, que compromissos assumiremos com relação ao Pré, CUR e Pós?


Carregar ppt "ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA DIMENSÕES DA VIDA CRISTÃ Pe. Francisco Luiz Bianchin 41ª Assembleia Nacional do MCC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google