A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA"— Transcrição da apresentação:

1 ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
DIMENSÕES DA VIDA CRISTÃ Pe. Francisco Luiz Bianchin 41ª Assembleia Nacional do MCC

2 Não podemos esquecer a CAMINHADA JUBILAR
São 50 anos de estrada... Jubileu tem um significado bíblico: encontro, reavaliação, descanso para a terra, libertação dos escravos... O MCC não teria feito “escravos” durante essas cinco décadas?

3 Jubileu não é ponto de chegada
É PONTO DE PARTIDA! Supõe ao mesmo tempo: a alegria de ter chegado àquele momento... uma volta às origens... um retorno aos ambientes...

4 E AGORA? Voltar às origens é ...
ouvir de novo o mesmo brado lançado aos jovens peregrinos da ilha de Maiorca que retornavam de Santiago de Compostela: Ultreya! Avante! Peregrinar com fé é abrir caminhos! E AGORA?

5 Como vamos fazer o PRÉ-CURSILHO...
E AGORA... Como vamos fazer o PRÉ-CURSILHO... que nem sempre merece o devido cuidado, nem sempre tem em vista os ambientes a evangelizar, os líderes daqueles ambientes?

6 E AGORA... como vamos fazer o CUR que depende, claro , da Graça, mas está nas mãos dos responsáveis que devem anunciar Jesus Cristo de forma querigmática e vivencial?

7 E agora... Como vamos fazer o PÓS que é de fundamental importância para que o carisma do MCC seja respeitado e envolve a criação de pequenos grupos (NCA, PCF) e a organização da Escola Vivencial?

8 É preciso DAR UM PASSO À FRENTE!
As dimensões fundamentais da vida cristã são essenciais para o DESEMPENHO DA NOSSA MISSÃO. Dimensões em quatro grandes linhas: - formação - espiritualidade - missionaridade - organização

9 Dalai Lama: “A melhor religião é a que nos faz melhores.”
Dimensão da Formação A dimensão da formação supõe o ser humano todo. Formação: integral: humana, teológica, espiritual. Abraçar o cristianismo, como faz o Papa, não nos deixa desumanos, mas nos deixa com os pés no chão e os olhos no céu. O cristianismo é um processo de humanização (os santos nos dão a prova). Dalai Lama: “A melhor religião é a que nos faz melhores.”

10 Dimensão da Formação O que nos faz melhor?
Ser melhor é ser mais afável, mais carinhoso, mais humano, mais gentil. O MCC deve ser um processo: Devemos sair do CUR mais humanos, saber usar melhor a nossa inteligência, saber discernir, ter fé. Fé não é ignorância. É LUCIDEZ.

11 DAR CRITÉRIOS CRISTÃOS.
O CUR não é para domesticar... Cursilho é para DAR CRITÉRIOS CRISTÃOS. Mais homem, mais mulher é aquele que USA O CORAÇÃO!

12 Na pastoral de conversão distinguem-se quatro etapas:
Tempo da amizade – Jesus fez isso, rodeou-se de amigos (é o nosso trabalho de Pré) Tempo de anúncio – Jesus anunciou a Boa Nova (é o nosso CUR) Tempo de preparação – Jesus preparou seus discípulos para a missão (é o mosso Pós) Tempo da mistagogia (mistério, celebração) – Jesus deixou-nos sua Igreja (é a ação dos que saem do CUR nas suas comunidades, nos seus ambientes)

13 Dimensão Espiritual A dimensão espiritual é INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA. O ser humano é um ser individual que vive em comunidade. Cada um de nós recebe a GRAÇA, se converte, crê, reza – mas é como comunidade que trabalhamos e agimos.

14 Dimensão Missionária A Dimensão Missionária é inerente à Igreja. Paulo VI: “a Igreja é evangelizadora à medida que se evangeliza”. MCC é um movimento missionário pela própria natureza, porque nasceu num contexto em que a busca dos batizados afastados era a grande motivação. Somos missionários em nossas FAMÍLIAS e em todos os demais AMBIENTES em que vivemos.

15 Dimensão Organização A Dimensão Organização nos ajuda a realizar nossa missão. No MCC temos uma estrutura organizacional perfeita. Se seus integrantes lhe permitem funcionar como pode e deve, é a organização ideal para que o MCC atinja sua finalidade.

16 AGIR – Dinâmica de Grupo
Após a análise da realidade que vimos no VER e a apresentação das Dimensões da Vida Cristã, que compromissos assumiremos com relação ao Pré, CUR e Pós?


Carregar ppt "ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google