A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Mensageiro(a)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Mensageiro(a)"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Mensageiro(a)
Ideias Fundamentais do Movimento de Cursilhos de Cristandade: No capítulo III – O Movimento de Cursilhos de Cristandade na Ação Pastoral da Igreja. Item 3 – três grandes ministérios – são interrelacinados uns com os outros – para realização da missão de Cristo.

2 Formação de Mensageiro(a)
O MCC participa dessa missão: - Ministério Profético (o serviço da Palavra, anúncio da Boa Nova). - Ministério Sacerdotal (o serviço do Culto ao Senhor – celebração pascal do culto da Nova Aliança nos Sacramentos, na Eucaristia e no louvor a Deus) - Ministério Real (o serviço da Caridade – é a atenção solícita e respeitosa às comunidades para promover sua unidade, harmonia e dinamismo como Corpo de Cristo e Povo de Deus: organizá-las e dirigi-las de maneira que nelas se consiga a plena realização humano-cristã da pessoa e que desta possibilidade gozem todos os homens).

3 Formação de Mensageiro(a)
Movimento de Cursilhos – AGENTE DO MINISTÉRIO PROFÉTICO MCC – finalidade: evangelizar os ambientes / método querigmático – proclamação da Palavra de Deus, da Boa Nova, da Palavra que converte e salva.

4 Formação de Mensageiro(a)
“Não se trata de palavras que ilustram, explicam ou desenvolvem uma doutrina, mas da Palavra que fala e age, da Palavra que interpela, que inquieta, que descobre... até conseguir que aconteça alguma coisa a quem escuta.” “Busca direta da fé de conversão, que posteriormente deverá ser ilustrada pela Catequese (Formação/Escola Vivencial) e culminará no Batismo, na Eucaristia e nos demais atos cultuais da comunidade cristã (Oração).” “Proclamada pelos mensageiros que, acreditados por Deus e acompanhados de sinais, deem testemunho (Ação).”

5 Formação de Mensageiro(a)
Mensagem: é o elemento básico, fundamental e imprescindível da evangelização querigmática – o MCC está sempre em busca da Palavra de Deus, para conseguir plena fidelidade à notícia que a Igreja – Cristo mesmo – lhe encomendou transmitir: - fidelidade a Deus, de quem procede; - fidelidade ao homem, a quem é destinada.

6 Formação de Mensageiro(a)
Em seu estilo próprio (método), o MCC transmite a Mensagem, como sinal, pelo testemunho e pela palavra, caracterizada esta por notas muito peculiares: - palavra simples, inteligível para todos. Como foi a Palavra de Cristo; - palavra contundente, segura, porque não é ele, o arauto, mas é Deus quem fala, e diante da Palavra de Deus somente cabe o “sim” ou o “não”;

7 Formação de Mensageiro(a)
- palavra alegre, porque transmite notícias de vida, de luz e de esperança; - palavra adaptada, atualizada; - palavra esperançosa, porque Deus chama sempre ao perdão e à salvação; - e, sobretudo, palavra encarnada, que faça presente e experimentável aquilo mesmo que se proclama.

8 Formação de Mensageiro(a)
Os mensageiros, convictos de que foram chamados e enviados a anunciar a Palavra de Deus (não suas próprias palavras, e muito menos seus próprios interesses): Aceitam com simplicidade a confiança de Deus e da Igreja, e o compromisso que supõe ser arautos e sinais vivos, transparentes e convincentes no testemunho pessoal e comunitário;

9 Formação de Mensageiro(a)
Não se deixam esmagar com soberbo despeito ou rebeldia por suas limitações, defeitos e características humanas; Esforçam-se por ser ouvintes fiéis, conhecedores entusiastas e profundos, pessoas possuídas pela Palavra que devem proclamar; Comprometem-se seriamente em fazer vida da sua própria vida, a Vida que anunciam; Confiam plenamente em Deus que os envia e lhes disse: porei minhas palavras em sua boca.

10 Formação de Mensageiro(a)
Visão Global do Cursilho: O mensageiro deverá ter uma visão global do cursilho. Ninguém ama aquilo que não conhece. Portanto, o mensageiro deve se preparar bem, estudar o enfoque que o MCC dá à Evangelização dos Ambientes. O cursilho tem uma única mensagem, que gira em torno do eixo: o Plano de Deus (=a Graça), o Reino de Deus (valores) e o Seguimento de Jesus de Nazaré (experiência).

11 Formação de Mensageiro(a)
Todas as mensagens do cursilho constituem em uma única mensagem. E são apresentadas mediante: uma sequência pedagógica (mensagem doutrinário-vivenciais e mensagens de compromisso/inserção na comunidade) e uma dinâmica da conversão (encontro consigo mesmo, encontro com Cristo e encontro com a comunidade).

12 Formação de Mensageiro(a)
Embora as mensagens sejam fundamentadas na Bíblia e na Teologia, não poderão ser discursos teológicos ou catequese. No cursilho, a proclamação da mensagem deve ser querigmática: anuncia o fundamental humano e cristão, com vistas a um conversão integral da pessoa (conversão pessoal e social). Conversão voltada para Deus, para o irmão, para as realidades terrestres, para a história.

13 Formação de Mensageiro(a)
O Cursilho por Dentro traz tópicos importantes, que devemos conhecer para que a mensagem seja adequada. Se todos atenderem ao que está orientado no livro, o cursilho realmente será uma única mensagem, e não muitas mensagens individuais... Tópicos: Objetivos da Mensagem, Ideias Centrais, Carisma e Espiritualidade, Estilo da Proclamação, Duração, Testemunho – Coerência e Pertinência.

14 Formação de Mensageiro(a)
Os esquemas, sob a forma de sinopses (sínteses, resumos), são os “ossos” que necessitam da “carne” do mensageiro (sua mensagem, sua vida). Características do testemunho: simplicidade, seriedade, sinceridade...

15

16 PONTO DE PARTIDA PARA UMA NOVA ETAPA
E agora MCC do Brasil? Do Jubileu para um novo Pentecostes: PONTO DE PARTIDA PARA UMA NOVA ETAPA


Carregar ppt "Formação de Mensageiro(a)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google