A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatores de influência climática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatores de influência climática"— Transcrição da apresentação:

1 Fatores de influência climática

2

3 El Niño Refere-se a presença de águas quentes que todos os anos aparecem na costa norte do Peru na época do Natal. EL NIÑO é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical. Altera o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

4

5 La Niña É um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL NIÑO. Caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do oceano Pacífico Tropical, alterando o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

6 Camada de Ozônio Protege os seres vivos contra uma grande incidência dos raios U.V. (ultravioletas). Gases conhecidos como “CFC” (clorofluorcarbono), usados em refrigeradores e em aerossóis causam a destruição da molécula de ozônio. Problemas provocados pelo excesso da radiação ultravioleta: câncer de pele, danos à lavoura, catarata.

7 Efeito Estufa Gases (vapor d’agua, metano, gás carbono) presentes na atmosfera absorvem o calor do Sol, mantendo a temperatura do planeta agradável e sem grandes variações. Sem o efeito estufa não haveria vida na Terra. Exemplo: Em Mercúrio, onde não há atmosfera, as temperaturas variam de 450ºC durante o dia a -170ºC durante a noite.

8 Aquecimento Global Ocorre a partir do excesso de gases que causam o Efeito Estufa. São exemplos de gases: gás carbônico (derivado das indústrias, carros, queimadas...) e Metano (indústrias e flatulência dos bovinos). Possuem como consequências: Aumento da temperatura Degelo nas montanhas. Aumento no nível dos oceanos, que podem inundar cidades litorâneas. Tempestades violentas e secas demoradas.

9 Chuva ácida Com um pH em torno de 5,4 , a chuva comum não traz nenhum prejuízo ao homem ou à natureza, pois a acidez é baixa. Com a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, e o aumento considerável do acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera (além do normal) fazem com que o pH da chuva caia para algo entre 5 e 2,2 e se torne extremamente nociva ao homem e à natureza

10 Ilhas de calor Ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática). Fonte:

11 Inversão térmica Ocorre devido ao rápido aquecimento e resfriamento da superfície em alguns locais, e é agravado nos grandes centros urbanos devido à presença de poluentes como o gás carbônico. Ocorre quando uma camada de ar frio fica abaixo da camada de ar quente. O ar frio, como é menos denso, tende a ficar retido pela camada de ar quente, que está acima dele, e tende a reter todos os poluentes consigo, uma vez que o ar não circula mais. Fonte:


Carregar ppt "Fatores de influência climática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google