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Sistema de Gerenciamento de Conferências Tecnológicas Descrição de Casos de Uso e Plano de Projeto Grupo 2 Andre Esteve Henrique Baggio Rafael Cano Victor.

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1 Sistema de Gerenciamento de Conferências Tecnológicas Descrição de Casos de Uso e Plano de Projeto Grupo 2 Andre Esteve Henrique Baggio Rafael Cano Victor Carmona

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3 Restrições Técnicas Aplicação Web Plataforma Java Usar método UML Components. Usar ambiente integrado Eclipse ou equivalente. Diagramas UML construídos com Jude UML, EclipseUML ou equivalente. Servidor de aplicação Tomcat Usar framework Hibernate Banco de dados relacional

4 Restrição no tempo dedicação Cada integrante da equipe pode trabalhar em média de 4 a 6 horas por semana no projeto.

5 Restrições de prazos 10/09: entrega da etapa 1 15/10: apresentação etapa 2 21/10: e entrega etapa 2 26/10: entrega da etapa 3 23 /11 : entrega da etapa 4 4/12: entrega da etapa 5 11 e 16 de dezembro: entrega da etapa 6

6 Recursos Críticos Computacionais Capacidade de armazenamento Tráfego de comunicação

7 Ciclo de Vida Modelo espiral Cada etapa (milestone) será iniciada com um planejamento do trabalho, incluindo análise de riscos

8 Escopo Justificativa do Projeto Conferências tecnológicas são eventos que ocorrem no mundo inteiro, dentro de instituições do ensino ou pesquisa. Eventos de grande porte como estes necessitam de planejamento e organização para seu sucesso.

9 Escopo (II) Produtos a serem entregues Sistema de Gerenciamento de Conferências Tecnológicas com os requisitos especificados no Documento de Requisitos. Manual do Administrador da conferência O que não pertence ao escopo Código fonte do produto Qualquer suporte além da manutenção funcional do produto

10 Riscos Impacto ProbabilidadeMuito baixoBaixoModeradoAltoMuito alto Muito altaRisco moderado Risco alto AltaRisco baixoRisco moderado Risco alto moderadaRisco baixoRisco moderado Risco alto BaixaRisco baixo Risco moderado Risco alto Muito baixaRisco baixo Risco moderado

11 Identificação Riscos

12 Históricos de Ocorrêcias de Riscos Identificação do RiscoData da ocorrênciaImpacto real Eficácia da resposta planejada Um dos integrantes do grupo tranca a matéria. 10/09/2009O planejamento da etapa 1 afetado. Integrantes sobrecarregados Dificuldade para entregar na data prevista. A data de entrega foi adiada em 4 dias. Integrante do grupo fica indisponível temporariamente. 06/09/2009Houve um acréscimo de trabalho para os outros membros do grupo. O grupo documentou bem o trabalho e pôde lidar com sucesso com o risco.

13 Comunicação Reunião Agendada Tipo de Reunião: Milestones Participantes: Todo o grupo Periodicidade: Antes de começar cada Milestone Local: IC-3 ou Internet (via skype)

14 Gerência de Tempo MilestoneData PlanejadaData Realizada Etapa 1 - Geração do documento de especificação de requisitos e do diagrama de casos de uso acompanhado de uma descrição sucinta de cada caso de uso. 10/09/200914/09/2009 Etapa 2 - Etapa 1 revisada, documento de plano de projeto, e documento de casos de uso com escopo reduzido (diagrama de casos de uso, descrição completa de cada caso de uso com os seus fluxos básico e alternativos) e modelo conceitual (diagrama de classes de análise). 15/10/2009 Etapa 3 - Etapa 2 revisada, diagrama de classes de análise com classes de controle e diagramas de seqüência de análise (um diagrama para cada caso de uso). 26/10/2009Pendente Etapa 4 - Etapa 3 revisada, especificação da arquitetura de componentes de acordo com o método UML Components com diagramas de interação e conectores. 23/11/2009Pendente Etapa 5 - Etapa 4 revisada, refinamento da arquitetura, projeto detalhado, aplicação de padrões de projeto, utilização de componentes de terceiros (Tomcat + Struts + Hibernate) e implementação de componentes da arquitetura usando o modelo COSMOS. 04/12/2009Pendente Etapa 6 - Integração dos componentes e implantação do sistema.16/12/2009Pendente

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16 Casos de Uso Selecionados Submeter trabalho Consultar resultados da avaliação Submeter revisão Cadastrar avaliadores Avaliar trabalho Comunicar resultado da avaliação Enviar resposta Distribuir trabalhos

17 Casos de Uso Selecionados (II) Submeter trabalho Consultar resultados da avaliação Submeter revisão Cadastrar avaliadores Avaliar trabalho Comunicar resultado da avaliação Enviar resposta Distribuir trabalhos

18 Submeter Revisão Breve descrição: Revisão para artigos já aprovados pela banca examinadora; Adequação do artigo à sugestões propostas pela banca; Período de submissão de revisão deve ser respeitado; Atores: Autor e Relógio;

19 Submeter Revisão (II) Pré-condições: Apenas autor do artigo pode submeter revisões para seus artigos; Deve existir um artigo aprovado para ser revisado; Submissão ocorre apenas em um período pré-definido; Pós-condições Arquivo submetido sobrescreve arquivo de artigo atual no sistema;

20 Submeter Revisão (III) Requisitos especiais Confiabilidade na transmissão de arquivos; Confiabilidade no armazenamento de arquivos; Verificação de autorização / identidade;

21 Submeter Revisão (IV) Fluxo básico Usuário valida suas credenciais (realiza log-in no sistema); Caso a tentativa de submissão ocorra durante o período de submissão de revisão: Sistema informa quais artigos aprovados são de autoria do usuário que realiza a operação; Autor seleciona o artigo que será revisado; Autor pode adicionar um comentário sobre a revisão realizada; Autor deve informar qual arquivo deverá ser enviado ao sistema; Autor confirma ou cancela a operação; Caso o autor confirme a operação: Caso o autor tenha informado um arquivo para submissão: Caso o arquivo seja um PDF: Sistema sobrescreve arquivo do artigo pelo arquivo enviado; Sistema adiciona comentário (mesmo que nulo) na base de dados; Sistema informa ao autor que a operação ocorreu com sucesso;

22 Submeter Revisão (V)

23 Cadastrar Avaliadores Breve descrição: Administradores do sistema podem cadastrar pessoas (avaliadores) para compor a banca examinadora; Administradores podem alterar a banca examinadora, incluindo, excluindo e editando avaliadores; Atores: Administrador

24 Cadastrar Avaliadores (II) Pré-condições: Apenas usuário que são administradores podem cadastrar, editar ou excluir avaliadores; Para edição ou exclusão de um avaliador, este deve estar previamente cadastrado no sistema; Ao adicionar novo avaliador, não deve existir outro com mesmo nome de usuário;

25 Cadastrar Avaliadores (III) Pós-condições: Inclusão: ao final da inclusão, novo avaliador deve estar cadastrado no sistema; Edição: após a edição, as mudanças realizadas devem se refletir no restante do sistema; Exclusão: após a exclusão, o avaliador não deverá estar registrado no sistema; Requisitos especiais: Verificação de autorização / identidade;

26 Cadastrar Avaliadores (IV) Fluxo básico Usuário valida suas credenciais (realiza log-in no sistema); Caso o usuário seja Administrador da conferência: O sistema informa ao usuário uma lista de avaliadores cadastrados; O usuário seleciona um dos avaliados já cadastrados ou seleciona a opção de novo avaliador; Caso o usuário escolha adicionar novo avaliador: O usuário deve informar ao sistema as seguintes informações sobre o avaliador: nome, sobrenome, nome de usuário, senha e email. Caso o nome de usuário não exista no sistema: Sistema adiciona novo usuário com permissão de avaliador.

27 Avaliar Trabalho Breve Descrição Os avaliadores devem dar notas aos trabalhos e fazer comentários sobre eles, além de opinar sobre a aceitação ou não de trabalhos Atores Avaliador

28 Avaliar Trabalho Breve Descrição Os avaliadores devem dar notas aos trabalhos e fazer comentários sobre eles, além de opinar sobre a aceitação ou não de trabalhos Atores Avaliador

29 Avaliar Trabalho (II) Pré-Condições O avaliador está logado no sistema. Os trabalhos tem de estar todos submetidos em tempo determinado. Os trabalhos tem de estar sem o nome do autor. Os trabalhos a serem avaliados recebem uma marcação de pendente

30 Avaliar Trabalho (III) Pós-Condições O trabalho fica disponível para os avaliadores. Os trabalhos avaliados recebem uma marcação de avaliados e mostram a nota dada Requisitos Especiais (não-funcionais) Ocultamento dos dados do autor. Segurança dos trabalhos.

31 Avaliar Trabalho (IV) Fluxo Básico O avaliador faz o login no site. O avaliador seleciona a opção Avaliar trabalho. O sistema verifica quais trabalhos o avaliador deverá corrigir. O sistema mostra uma tela pra que o avaliador selecione o arquivo a ser corrigido. O avaliador corrige o trabalho. O avaliador pode fazer um comentário sobre o trabalho. Após a correção o avaliador atribui uma nota. O sistema recebe a nota e envia uma confirmação.

32 Avaliar Trabalho (IV) Fluxo Alternativo 1 No passo 4, se o avaliador não selecionar nenhum trabalho. O sistema informa por que precisa ser selecionado algum trabalho pra correção. O sistema volta para o passo 3. Fluxo Alternativo 2 No passo 7, o caso não seja dada uma nota. O sistema informa que o avaliador deve selecionar uma nota. O sistema volta para o passo 7 do fluxo básico.

33 Comunicar resultado da avaliação Breve Descrição O sistema envia um e-mail para o autor de um trabalho informando se o trabalho foi aceito na conferência. Atores Autor Pré-Condições O autor tem que estar logado no sistema.

34 Comunicar resultado da avaliação (II) Pós-Condições O sistema recolhe todas as informações da banca de avaliadores. Os comentários e notas ficam disponíveis para o autor. O autor pode verificar avaliação completa de seu trabalho. Requisitos Especiais (não-funcionais) Confiabilidade dos nomes dos avaliadores. Segurança dos trabalhos.

35 Comunicar resultado da avaliação (III) Fluxo Básico Autor recebe uma informação de que seu trabalho foi corrigido pela banca. Autor loga no site. O sistema mostra se o trabalho foi aceito e a nota dada pela banca. O sistema mostra uma tela com o resumo de cada avaliação junto com sua nota. O autor seleciona o avaliador. Ex: Avaliador 2. O autor seleciona a opção mostrar detalhes. O sistema abre o arquivo com os comentários do avaliador para cada parte do trabalho. Após finalizar a leitura o autor pode imprimir o resultado.

36 Comunicar resultado da avaliação (IV) Fluxos Alternativo Fluxo Alternativo I No passo 3, caso o trabalho seja aceito. O sistema informa todas as informações para a Conferencia. Fluxo Alternativo II Em qualquer passo pode ser fechada a tela de navegação sem danos ao trabalho ou seu conteúdo.

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38 Versão 1.0

39 Obrigado Dúvidas?


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