A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Suderlan Tozo Binda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Suderlan Tozo Binda"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Suderlan Tozo Binda
Filosofia Professor: Suderlan Tozo Binda

2 Conceito e objetivo da filosofia nascente
As conotações essenciais da filosofia antiga: O termo Filo-Sofia: Criado por Pitágoras Mas historicamente não é comprovado; Filos – amizade (amor) Sofia – sabedoria Um espírito religioso – somente aos deuses seria possível a “Sofia”, isto é, uma posse certa e total do verdadeiro; Ao homem caberia ser filósofo, isto é, amar a sabedoria, mas nunca ter posse da mesma.

3 Mas, substancialmente, o que entendiam os gregos por essa amada e buscada ‘sabedoria’?
Desde o seu nascimento, a filosofia apresentou de modo bem claro três conotações, respectivamente relativas: O seu conteúdo; O seu método; O seu objetivo.

4 O ‘conteúdo’: A filosofia pretende explicar a ‘totalidade’ das coisas, ou seja, toda a realidade, sem exclusão de partes ou momentos dela. As ciências particulares limitam-se em explicar partes ou setores da realidade, grupos de coisas ou de fenômenos. Perguntava Tales de Mileto: Qual é o princípio de todas as coisas? Portanto, a filosofia se propõe como objeto a totalidade da realidade e do ser. Ser Ontologia Tudo Filosofia Conteúdo Metafísica Nada Não-Ser

5 O método: A filosofia visa ser ‘explicação puramente racional daquela totalidade’ que tem por objeto; O que vale em filosofia é o ‘argumento da razão’, a motivação lógica, o logos; Não basta à filosofia constatar, determinar dados de fato ou reunir experiências: Ela deve ir além do fato e além das experiências, para encontrar a causa ou as causas precisamente através da razão. “Citemos Giovane Reale”: “... fica esclarecida a diferença entre a filosofia, arte e religião também: a grande arte e as grandes religiões também visam captar o sentido da totalidade do real, mas o fazem, respectivamente, uma com o mito e a fantasia, outra com a crença e a fé (...), ao passo que a filosofia procura a explicação da totalidade do real precisamente ao nível do logos”. Indução Empírico Filosofia Força do logos Método Racional Dedução Analítico

6 O objetivo: O objetivo ou fim da filosofia está no puro desejo de conhecer e contemplar a verdade; Em suma, a filosofia nascente é amor desinteressado pela verdade. Vejamos o que nos informa sobre o assunto Aristóteles: “... os homens buscaram o conhecer a fim de saber e não para conseguir alguma utilidade prática”. Continua ele: “Portanto, é evidente que nós não buscamos a filosofia por nenhuma vantagem estranha a ela. Aliás, é evidente que, como consideramos homem livre aquele que é fim em si mesmo, sem estar submetido a outros, da mesma forma, entre todas as outras ciências, só a esta consideramos livre, pois só ela é fim em si mesma”. E conclui Aristóteles: “Todas as outras ciências podem ser mais necessárias do que esta, mas nenhuma será superior”.

7 Então a filosofia não serve para nada?
A filosofia não se submete a objetivos utilitarista, mas ao se contemplar o todo, mudam necessariamente todas as perspectivas usuais, muda a visão do significado da vida do homem e se impõe uma nova hierarquia de valores.

8 Inútil? Útil? O primeiro ensinamento filosófico é perguntar: O que é o útil? Para que e para quem algo é útil? O que é o inútil? Por que e para quem algo é inútil? O senso comum de nossa sociedade considera útil o que dá prestígio, poder, fama e riqueza. Julga o útil pelos resultados visíveis das coisas e das ações, identificando utilidade e a famosa expressão “levar vantagem em tudo”. Desse ponto de vista, a Filosofia é inteiramente inútil e defende o direito de ser inútil.

9 Não poderíamos, porém, definir o útil de outra maneira?
Platão definia a Filosofia como um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos. Descartes dizia que a Filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, a conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes. Kant afirmou que a Filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade humana.

10 Marx declarou que a Filosofia havia passado muito tempo apenas contemplando o mundo e que se tratava, agora, de conhecê-lo para transformá-lo, transformação que traria justiça, abundância e felicidade para todos. Merleau-Ponty escreveu que a Filosofia é um despertar para ver e mudar nosso mundo.

11 Espinosa afirmou que a Filosofia é um caminho árduo e difícil, mas que pode ser percorrido por todos, se desejarem a liberdade e a felicidade. Qual seria, então, a utilidade da Filosofia?

12 Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes. Texto extraído do livro Convite à Filosofia e M. Chauí


Carregar ppt "Professor: Suderlan Tozo Binda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google