A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016"— Transcrição da apresentação:

1 CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016

2 Lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” Amós 5,24

3 Amós é o contemporâneo mais velho de Isaías, Miquéias e Oséias e foi o primeiro dos chamados profetas escritores. Seu nome significa "aquele que leva cargas pesadas". Amós era criador de gado e produtor de figos (sicômoros) numa vila ao sul de Jerusalém chamada Técoa. Amós recusou-se a ser chamado de profeta evidenciando a sua ruptura com as instituições formais de seu tempo: o palácio real e o templo. Essa independência institucional permitiu a Amós proclamar a Palavra de Deus livremente sem nenhuma preocupação com a opinião pública ou interesses econômicos. O ministério de Amós aconteceu entre os anos de 760 a 750 a.C. durante o reinado de Jeroboão II no Reino do Norte (Israel) e de Uzias no Reino do Sul (Judá). Este foi um período muito próspero para Israel e Judá pois não havia a ameaça da Síria, que havia sido vencida pela Assíria décadas antes. Por sua vez a Assíria também passava por problemas internos em virtude dos conflitos com a Síria, e não apresentava mais perigo.

4 O resultado deste ambiente de estabilidade política proporcionou condições para que os reis Jeroboão II (Israel) e Uzias (Judá) expandissem novamente as fronteiras da Palestina chegando nos mesmos limites dos reis Davi e Salomão (2 Rs. 14:25). Isso possibilitou a retomada do comércio internacional e da agricultura proporcionando, desta forma, a estabilidade econômica (Am 4,1-3). Entretanto, a segurança política e econômica favoreceu apenas os comerciantes e a corte, pois o povo sustentava toda essa estrutura por meio da injustiça social e escravidão.

5 O resultado disso foi a miséria do povo (2 Rs 14,26; Am 2,6; 8,6)
Ironicamente, a religiosidade era volumosa, (Amós 4,4-5; 5,21-23), porém tornou-se mecânica e distante da presença real de Javé. Amós, tal qual Isaías, enxergou além da superficialidade econômica e social que beneficiava apenas alguns poucos em detrimento da pobreza de muitos (Is 3,13-15). Da mesma forma, o profeta Oséias, 10 anos depois, condenaria de maneira enérgica estes mesmos pecados.

6 Amós não se contentava em denunciar as injustiças sociais de modo geral,
Ele dava nome aos bois: “...os ricos que acumulavam cada vez mais, para viverem no luxo, criando um regime de opressão”. Os que roubavam e exploravam, e depois iam rezar, pagar o dízimo, dar esmolas e aplacar a própria consciência. “Não desfrutar do próprio trabalho é uma maldição”. Isso Amós denunciou. Como era um homem do campo, tinha uma visão fantástica da vida de lavrador, pastor... Refere-se e faz comparações usando o cultivo da terra. Foi chamado “o profeta da terra”.

7 “Ricos cada vez mais ricos à custa de pobres cada vez mais pobres”.
Mensagem do Livro de Amós A Denúncia da Injustiça Social: “Ricos cada vez mais ricos à custa de pobres cada vez mais pobres”.

8 Propósitos e Conteúdo do Livro de Amós
O livro de Amós aborda os seguintes temas: Javé cobra as nações sobre sua política social A justiça social é resultado da verdadeira adoração O julgamento de Javé também atingirá Israel Javé restaurará um remanescente de Israel O quadro de idolatria e injustiça social levaram Amós a sair de Judá, Reino do Sul, para Israel, Reino do Norte. O resumo de sua mensagem está registrado no verso 8,2, onde o próprio Deus acusa as atitudes e ações dos que estão no poder.

9 Primeira Mensagem (2,6-16):
O pecado de Israel é apontado e a consequência será a sua destruição como cumprimento da desobediência à Aliança. Israel achava que o Senhor não puniria seu povo; logo, Amós desmistificou esta visão que os israelitas tinham de Deus. Segunda Mensagem (3,1 - 6,14): A injustiça social e a falsidade religiosa são condenadas. Amós apela ao povo para que se arrependam e retornem aos padrões da Aliança. A ideia do Dia do Senhor como um dia de bênção também é corrigida (Am 5,18-20).

10 Terceira mensagem (7,1 - 9,4) Quarta mensagem (9,5-15)
Para confirmar os oráculos do profeta, são apresentadas cinco visões que destacam a ira e o julgamento do Senhor contra Israel e a certeza de sua destruição. Quarta mensagem (9,5-15) Término do ministério de Amós e a esperança da restauração de Israel como prova do amor do Senhor é anunciada. O julgamento não duraria para sempre.

11 Justiça Social Amós resgatou os princípios da Aliança que incluía o aspecto ético em relação do próximo como parte do amor a Deus. Por isso ele apela em favor de todos os pobres, injustiçados e oprimidos pelos ricos, comerciantes desonestos, líderes corruptos, juízes sem escrúpulos e falsos sacerdotes (4,1; 6,1,4; 7,8-9). Amós fornece diretivas essenciais para a ação social da Igreja na comunidade onde está inserida. De acordo com Amós, o povo escolhido de Deus deve primar pela justiça social como um aspecto essencial da Aliança.

12

13 “Detesto, desprezo vossas peregrinações, não posso suportar vossas Assembleias, quando me fazes holocaustos; e em vossas oferendas nada há que me agrade; vosso sacrifício de animais cevados, dele viro o rosto; afasta de mim o alarido de teus cânticos, o toque de tuas harpas, não posso nem ouvi-lo. Que o direito brote como água e a justiça seja uma torrente inestancável! Acaso me apresentastes sacrifícios e oferendas no deserto, durante quarenta anos, ó Casa de Israel”? (Amós )

14 Uma intervenção desordenada na natureza tem sérias,
consequências. “Deus perdoa sempre, o ser humano algumas vezes, mas a natureza nunca”.

15 A partir dai no nosso manual, número 2 , pagina 43 com o titulo: Saber cuidar do ambiente e das pessoas, nos mostra as várias passagens na Bíblia onde se fala da harmonia, do respeito, que deve haver entre pessoas, natureza, desejadas e ensinada por Deus em sua Palavra: Vejamos: n. 126 ao 132 Destaco aqui o n e o n Numero 3. Pagina 45,nos mostra de onde foi tirado na Palavra de Deus, a ideia de que Saneamento Básico e pratica da justiça, caminham juntas e é vontade de Deus.

16 Tanto a experiência comum da vida cotidiana como a investigação científica demonstram que os efeitos mais graves de todas as agressões ambientais recaem sobre as pessoas mais pobres (LS 48).

17 Dos números 133 ao 149: Vejamos alguns que nos ajuda a refletir sobre essa realidade e aprofundarmos nosso estudo: n.134 n. 142 n. 143 Jesus nos ensina na palavra: n. 145 n. 146 Que lindo ensinamento nos traz a Palavra de Deus no n. 149.

18

19 Número 4. Ouvindo as diversas tradições
Nestes próximos números ( ) nos fala que “os cristãos e cristãs tem, a partir de suas tradições, uma grande contribuição a dar”, mas esse deve ser um trabalho unido, querendo o bem da humanidade. Destacamos nos números 151 a 153, a “voz” do Papa Francisco.....vejamos Dos n. 154 a 160, o parecer de outras “religiões” a respeito deste assunto.... Fechamos com o numero


Carregar ppt "CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google