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HIGIENE DO TRABALHO A expressão HIGIENE DO TRABALHO diz respeito a um conjunto de normas e procedimentos destinados à preservação da integridade do trabalhador,

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1 HIGIENE DO TRABALHO A expressão HIGIENE DO TRABALHO diz respeito a um conjunto de normas e procedimentos destinados à preservação da integridade do trabalhador, protegendo-o dos fatores de risco à saúde associados ao seu trabalho  tanto as tarefas que ele executa no seu cargo quanto o ambiente físico onde elas ocorrem. A higiene do trabalho tem como principal objeto de estudo as formas de prevenir doenças ocupacionais que podem acometer um indivíduo, geralmente desencadeadas por fatores presentes no ambiente de trabalho. É uma atividade preventiva da saúde e do conforto do trabalhador, que visa impedir a instalação ou o agravamento de doenças, além dos conseqüentes afastamentos dos empregados.

2 HIGIENE DO TRABALHO Para conseguir alcançar tais objetivos, a organização deve planejar um conjunto de atividades de prevenção, que passa necessariamente por três abordagens: Atividades educativas, com indicação dos perigos existentes, formas de evitá-los e alternativas de processos de trabalho; Monitoramento constante dos riscos existentes; Pesquisa de material e de processos a serem utilizados.

3 Principais objetivos da Higiene do Trabalho
Prevenir o surgimento de doenças ou lesões, Reduzir os efeitos prejudiciais do trabalho em indivíduos doentes ou portadores de deficiência física, Eliminar as causas das doenças profissionais, Manter a saúde do trabalhador, Manter / aumentar a produtividade

4 HIGIENE DO TRABALHO A Higiene do Trabalho prioriza o estudo e a adequação das condições ambientais de trabalho  as condições atmosféricas, o ruído, a iluminação e a ergonomia, além de outras circunstâncias físicas que envolvem o empregado na organização, incluindo os agentes físicos, biológicos e químicos presentes no ambiente de trabalho.

5 CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS
Temperatura, umidade, condições tóxicas, composição e movimentação do ar (ventilação),. Devem-se ressaltar os níveis anormalmente elevados ou baixos de temperatura TEMPERATURA E L E V A D A POSSÍVEIS CONSEQÜÊNCIAS PARA O EMPREGADO Desconforto térmico  fadiga, Perda excessiva de água e cloreto de sódio, ocasionando cãibras; Distúrbios no mecanismo nervoso de termorregulação (hipotálamo  sudorese e vasodilatação cutânea). FORMAS DE PREVENÇÃO ventilação geral difusora (sistema de exaustão), revezamento e intermitência do trabalho, utilização de roupas apropriadas (leves e arejadas, de material poroso), hidratação e reposição de cloreto de sódio, manutenção de bom estado nutricional, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, aclimatação do empregado.

6 CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS
TEMPERATURA MUITO BAIXA POSSÍVEIS CONSEQÜÊNCIAS PARA O EMPREGADO Queimaduras pelo frio, Congelamento de membros e áreas salientes do corpo, Ulcerações do frio (frieiras). FORMAS DE PREVENÇÃO Aclimatação progressiva, Utilização de equipamento de proteção individual, Manutenção de um bom estado nutricional, com alimentação hipercalórica.

7 RUÍDO A influência do ruído sobre a saúde do trabalhador é muito grande, podendo interferir tanto no nível psicológico (nervosismo, irritabilidade e redução da concentração) quanto no aspecto físico (perturbações funcionais dos sistemas nervoso, digestivo e circulatório). A exposição a níveis elevados de ruídos induz a uma perda de audição, proporcional ao tempo de exposição. Um alto nível de ruídos é fator de segurança do trabalho, na medida que interfere na escuta de sinais de alarme e interfere na comunicação verbal. . Quanto ao nível de ruído, um ambiente de trabalho é considerado insalubre a partir de 85 db. Entre 85 e 95 db, os ruídos podem produzir danos auditivos crônicos, proporcionais ao tempo de exposição, à sua freqüência e à sua intensidade.

8 RUÍDO Para controlar o nível de ruído no ambiente de trabalho, normalmente são usadas as seguintes estratégias: Tratamento acústico do ambiente (paredes, tetos e piso), Utilização de equipamento de proteção individual (EPI) >>> protetor auricular; Isolamento da fonte de ruído: tanto o isolamento no espaço (paredes à prova de som) como a alocação do equipamento gerador do ruído sobre amortecedores e molas; Eliminação do ruído no equipamento/máquina que o produz: conserto, manutenção e lubrificação dos componentes.

9 ILUMINAÇÃO Os padrões de iluminação são estabelecidos com base no tipo de tarefa visual executado nos locais de trabalho. Quanto maior o nível de detalhes, quanto mais minucioso o trabalho, maior a luminosidade necessária. Além de ser uma das causas de acidentes de trabalho, a iluminação inadequada prejudica o sistema nervoso e provoca fadiga da visão, interferindo na qualidade do trabalho. Por tudo isso, o sistema de iluminação no ambiente de trabalho deve promover luminosidade suficiente, constante, uniformemente distribuída e disposta de forma a não causar ofuscamento.

10 ERGONOMIA Trata das relações entre o homem e os coadjuvantes do seu trabalho. Seus instrumentos de trabalho (peças, ferramentas, equipamentos e mobiliário), A forma de lidar com o material de trabalho  levantamento, transporte e descarga, As condições ambientais do posto de trabalho, A organização do processo de trabalho. Obs.: Existe regulamentação do Ministério do Trabalho (Norma Regulamentadora no 17 e Portaria 3.751, de 23 de novembro de 1990).

11 AGENTES FÍSICOS, BIOLÓGICOS E QUÍMICOS.
Dentre os principais danos à saúde causados por esses agentes, podem-se citar as dermatoses ocupacionais, as queimaduras e as intoxicações. Dermatose ocupacional é toda alteração da pele, das mucosas e anexos causada direta ou indiretamente, condicionada, mantida ou agravada por elementos utilizados na atividade profissional ou existentes no ambiente de trabalho.

12 AGENTES FÍSICOS Elementos - Calor Ocorrências Possíveis: Dermatoses ocupacionais, Queimaduras 10 grau (lesão da epiderme) 20 grau (lesão superficial ou profunda da derme) 30 grau (lesão subcutânea - músculos e ossos); Urticárias localizadas ou difusas.

13 AGENTES BIOLÓGICOS Elementos - bactérias, fungos, vírus e toxinas
Ocorrências possíveis: Dermatoses ocupacionais, Intoxicações e patologias diversas.

14 AGENTES QUÍMICOS Elementos- sabões, detergentes, metais, pesticidas, solventes, resinas Ocorrências possíveis: Dermatoses ocupacionais, Intoxicações.

15 A Higiene do trabalho mantém relação direta com a Segurança do trabalho, uma vez que seu objeto de estudo são as formas de prevenir doenças ocupacionais desencadeadas por fatores presentes no ambiente de trabalho e que, adicionalmente, podem colocar em risco a segurança dos trabalhadores . A Segurança do trabalho é definida como o conjunto de medidas educacionais, técnicas, médicas e psicológicas adotadas com o objetivo de prevenir acidentes. Sua implementação passa necessariamente pela adoção de atitudes preventivas por parte dos empregados e pela eliminação das condições inseguras do ambiente de trabalho pelo empregador.

16 SEGURANÇA DO TRABALHO Cada chefe, supervisor ou gerente é responsável pelos aspectos de segurança de sua área de atuação, apesar de existir, em cada organização, um órgão de assessoria na área de segurança.

17 O Brasil é um dos recordistas mundiais de acidentes de trabalho, tendo atingido a média de 10 acidentes por minuto, óbitos por ano e mais de 15 mil aposentadorias por invalidez permanente em 1993. Razões para esse quadro alarmante devem ser buscadas inicialmente na precariedade da formação educacional dos brasileiros, passando pela seleção inadequada da mão-de-obra e se traduzindo, na maioria das organizações, numa situação que combina negligência, escassez de investimentos em treinamento dos empregados, falta de equipamento de proteção no trabalho, inadequação dos instrumentos e equipamentos de trabalho, além de falta de organização e planejamento do trabalho, a qual determina ritmos intensos de trabalho e jornadas prolongadas para grande parcela dos empregados.

18 Alguns exemplos…

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23 SEGURANÇA DO TRABALHO Dadas as suas implicações financeiras e sociais, os problemas de segurança são assunto prioritário para as organizações, requerendo a contratação e a manutenção de pessoal especializado dedicado exclusivamente à área de Segurança e determinando investimentos em: Equipamento de proteção, Treinamento constante de operários, técnicos e gerentes, Controle sistemático do cumprimento das normas de segurança.

24 SEGURANÇA NAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
As unidades de alimentação e nutrição se configuram como um ambiente de trabalho onde, devido a uma multiplicidade de fatores, alguns tipos de acidentes tendem a ocorrer com freqüência. Esse fato tem relação com suas características físicas e funcionais, com a natureza do trabalho executado e também com as pressões do tempo sobre a qualidade e a quantidade de produção, dispondo-se de um período de estocagem mínimo.

25 Insegurança no Ambiente de Trabalho - UAN
Fatores presentes nas unidades de alimentação e nutrição que levam a riscos de acidentes de trabalho: Agentes, condições inseguras, atos inseguros e fatores pessoais de insegurança

26 AGENTES Instrumentos cortantes e perfurantes,
Embalagens de lata e de vidro, Equipamentos dotados de lâminas e pás, Recipientes de peso excessivo, Eletricidade X água em profusão, Produtos químicos, Equipamento a pressão.

27 CONDIÇÕES INSEGURAS Iluminação deficiente, Excesso de ruídos,
Temperatura elevada, Piso oleoso ou molhado, Ventilação inadequada, Obstrução de corredores com carga, Ausência de normas de segurança.

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29 FATORES PESSOAIS DE INSEGURANÇA
Problemas de saúde que prejudiquem o desempenho ou possam diminuir o nível de atenção, Fadiga, Problemas psicológicos, Desconsideração das normas de segurança, Embriaguez.

30 ATOS INSEGUROS jogar objetos para colegas de trabalho,
Improvisar ligações elétricas, Usar pano molhado ao manusear utensílios e equipamentos aquecidos, Transportar pesos sem auxílio de carrinho, Transportar peso além da própria capacidade física.

31 Exemplos mundo afora… Capacete Proteção - India

32 Mascara de Proteção Soldadura – China

33 Oculos Proteção - Malásia

34 PAPEL DO GESTOR - NUTRICIONISTA
É fundamental a participação efetiva do Gestor na obtenção de um ambiente adequado no que diz respeito a Higiene e Segurança no trabalho.


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