A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Riscos Ambientais Riscos físicos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Riscos Ambientais Riscos físicos:"— Transcrição da apresentação:

1 Riscos Ambientais Riscos físicos:
Temperaturas extremas: Frio e Calor Ruído e Vibrações Pressões Anormais e Umidade Radiações: Ionizantes e Não Ionizantes

2 Riscos Ambientais Riscos físicos
OS RISCOS FÍSICOS APRESENTAM UM INTERCÂMBIO BRUSCO DE ENERGIA ENTRE O ORGANISMO E O AMBIENTE, EM QUE A QUANTIDADE SUPERIOR ÁQUELA QUE O ORGANISMO É CAPAZ DE SUPORTAR, PODENDO ACARRETAR AO SER HUMANO DOENÇAS.

3 CONCENTRAÇÃO OU INTENSIDADE DOS AGENTES
Riscos Ambientais Riscos físicos:FATORES AGRAVANTES TEMPO DE EXPOSIÇÃO: Quanto maior o tempo de exposição, maiores são as possibilidades de se produzir uma doença. CONCENTRAÇÃO OU INTENSIDADE DOS AGENTES Quanto maior a concentração ou intensidade, dos agentes agressivos presentes, tanto maior a possibilidade de danos a saúde.

4 CARACTERÍSTICAS DOS AGENTES AMBIENTAIS
Riscos Ambientais Riscos físicos:FATORES AGRAVANTES CARACTERÍSTICAS DOS AGENTES AMBIENTAIS As características específicas, de cada agente, também contribuem para a definição do seu potencial de agressividade. SUSCETIBILIDADE INDIVIDUAL A resposta do organismo a um determinado agente, pode variar de indivíduo para indivíduo, portanto é um fator importante a ser considerado.

5 Riscos Físicos Temperaturas extremas
Temperaturas extremas são as condições térmicas rigorosas, em que são realizadas as atividades profissionais. FRIO CALOR

6 Riscos Físicos - Frio Temperaturas extremas - Fontes
Alguns segmentos necessitam da baixa temperatura, para o desempenho de suas atividades afins, abaixo exemplos de lugares fechados: Frigoríficos; Indústria Alimentícia; Indústria do Pescado; Armazenagem de Alimentos; Câmara frigoríficas e frias; Fabricação de gelo e sorvetes.

7 Riscos Físicos Temperaturas extremas - Fontes
Atividades desempenhas ao ar livre: Construção civil; Agricultura; Pesca; Exploração do petróleo; Resgate e salvamento.

8 Riscos Físicos Danos á Saúde
A exposição ao frio desencadeia alguns sintomas como: confusão, comportamento incomum, coordenação deteriorada, fala enrolada, letargia (sonolência) e inconsciência.

9 Riscos Físicos Danos á Saúde
A ação do frio pode causar: problemas circulatórios, resfriados, congelamento nos pés e mãos, pneumonias e queimaduras do frio. Perniose: forma severa de geladura ou queimadura do frio - caracterizada por escaras negras, comumente no dorso das mãos e pés, associadas a dores severas. Geladura ou Queimadura do Frio: resultante da prolongada exposição ao frio úmido, seus sintomas são: pele avermelhada, inchada e quente, vesiculação e ulceração, formigamento, adormecimento e dor.

10 Riscos Físicos Danos á Saúde
Pé-de-trincheira ou Pé-de-imersão: causada pela longa exposição a água fria, afeta extremidades inferiores de trabalhadores relativamente imóveis, e que se encontram submersos em água fria. Primeiro estágio: Isquêmico – duração de vários dias área inchada, fria, adormecida e branca Segundo estágio: Hiperêmico – duração de 2 a 6 semanas dor, formigamento, vermelhidão, inchaço, vesiculação e ulceração Terceiro estágio: Pós-Hiperêmico – duração de meses dormência, sensibilidade ao frio, prurido e pele cinza-azulada ou negra.

11 Riscos Físicos Danos á Saúde
· Lesão congelante (“Frosbite”): congelamento localizado e irreversível do tecido, envolvendo a formação de cristais de gelo e ruptura das células (áreas periféricas do corpo: dedos, nariz, orelhas e bochecha). A pele congela em torno de –2,20C: -      

12 Riscos Físicos Danos á Saúde
Congelação superficial: pele e tecidos o aspecto da pele é esbranquiçada, seca e dura, perda de sensibilidade. Reaquecimento causa dor, vermelhidão, inchaço e vesiculação. Congelação profunda: peles, tecidos subcutâneos e tecidos mais profundos, incluindo músculos e ossos, a área afetada tem aparência pálida, fria e sólida, ocorre a formação de vesículas hemorrágicas profundas, ulceração e necrose, o processo terminal resulta em gangrena seca seguida de auto-amputação.

13 Riscos Físicos Danos á Saúde
Hipotermia: redução da temperatura do corpo abaixo de 350C, resultando a incapacidade do corpo em repor a perda de calor para o ambiente. No caso da hipotermia os efeitos biológicos da exposição ao frio podem causar decrescentes sinais clínicos progressivos, como na tabela a seguir:

14 Riscos Físicos Danos á Saúde - Prevenção
Como forma de prevenir, os trabalhos devem ser monitorados de forma que a exposição não afete as condições de saúde – jornadas de trabalho de 4 horas, com roupas secas apropriadas para baixa temperatura, pausas de 10 minutos em abrigo aquecido, com pausa prolongada (refeição) equipamentos de proteção individual (ou coletiva) devem ser disponibilizados.

15 Riscos Físicos - Calor O calor é um agente presente em diversos ambientes de trabalho, onde ocorre a exposição excessiva ao calor, tais como: Siderúrgicas; Indústrias de Vidro; Operações em Caldeiras; Fornos, estufas e solda.

16 Riscos Físicos - Calor Danos á Saúde
Fadiga, queimaduras e prostração térmica. Hipertemia – aumento da temperatura interna do corpo, suas conseqüências são: queda de pressão arterial, desidratação, câimbras de calor e choque térmico. Aumentos prolongados na temperatura central do corpo podem também, estar associados a infertilidade temporária para pessoas de ambos os sexos e, durante o primeiro trimestre de gravidez, podem por o feto em perigo.

17 Ativação das glândulas sudoríparas
Riscos Físicos - Calor Danos á Saúde Ativação das glândulas sudoríparas Há um aumento do intercâmbio de calor através da transformação do suor de estado líquido em vapor.


Carregar ppt "Riscos Ambientais Riscos físicos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google