A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bioquímica e Metabolismo dos Carboidratos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bioquímica e Metabolismo dos Carboidratos"— Transcrição da apresentação:

1 Bioquímica e Metabolismo dos Carboidratos
Prof. Helber Barcellos

2

3 Relembrando... Alimentos  in natura ou processado
-fonte dos nutrientes necessários ao organismo -Ingestão  entrada de alimento em um organismo -Digestão quebra das moléculas dos alimentos -Absorção passagem das moléculas à circulação -Distribuição oferta de substâncias às células

4 Carboidratos, ou hidratos de carbono, são também chamados de açúcares.
Estão presentes em bolos, pães, biscoitos. Participam ainda de estruturas como a parede celular de células vegetais e de bactérias. Os carboidratos são os compostos orgânicos mais abundantes nos organismos vivos.

5 Carboidratos  Os carboidratos são compostos extremamente abundantes na natureza, sendo superados apenas pela água.  Dessa forma, são amplamente consumidos na dieta humana, perfazendo aproximadamente 50% das necessidades energéticas de indivíduos ocidentais e cerca de 60% entre a população de países em desenvolvimento.

6 Principais Funções Energia.
Reserva energética:em vegetais-amido presente em raízes,tubérculos e sementes. Em animais-glicogênio, que é armazenado no fígado e no tecido muscular de animais. Componentes da membrana celular (reconhecimento,comunicaçãoentrecélulas). Componente estrutural de muitos organismos(quitina:crustáceos). Efeitos de saciedade/esvaziamento gástrico. Alguns desempenham função específica, como a heparina que é um anticoagulante do sangue.

7

8

9

10

11

12 Carboidratos comuns em nossa dieta

13 Terminologia

14 Classificação

15 Os dissacarídeos contêm uma ligação glicosídica
Ligação O-glicosídica: formada quando um grupo OH de açúcar reage com o átomo de carbono anomérico de outra molécula de açúcar.  Ligação glicosídica: sofrem hidrólise na presença de ácido ou base.

16 α-D-glicopiranosil-(1,4)-D-glicopiranose
Dissacarídeos α-D-glicose β-D-glicose Maltose α-D-glicopiranosil-(1,4)-D-glicopiranose Glc(α1→4β)Glc = Maltose (açúcar redutor)

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28 As fibras solúveis são de maior importância para o diabético, pois podem retardar a absorção de glicose, reduzir a concentração de glicose no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina, provocar sensação de saciedade. Elas são encontradas em frutas, hortaliças, leguminosas, sementes, aveia, farelo de aveia e etc.

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41 Via das Pentoses Fosfato
Produtos: NADPH e Ribose-5-fosfato Biossíntese de ácidos graxos e esteróides Biossíntese de ácidos nucléicos Tecidos em crescimento, em regeneração e tumores Glândulas mamárias, Tecido adiposo, Córtex adrenal e Fígado

42 Glicólise

43

44 Respiração Celular Estágio 1 – Glicólise - Citoplasma
(Queima de açúcares, ácidos graxos e aminoácidos) Estágio 2 – Ciclo do ácido cítrico ou ciclo de Krebs ou ciclo dos ácidos tricarboxílicos – Matriz Mitocondrial ( Introdução do acetil-CoA no ciclo com oxidação até CO2 com produção de NADH e FADH2) Estágio 3 – Fosforilação Oxidativa – Crista Mitocondrial (Liberação de Elétrons na cadeia transportadora de elétrons com a síntese de ATP)

45 Ciclo do Ácido Cítrico- Visão Geral

46 E o nosso saldo energético????
Acetil CoA Citrato Isocitrato α cetoglutarato Succinil CoA succinato Fumarato Malato Oxalacetato NADH – 2,5 ATP FADH2 – 1,5 ATP

47 E o nosso saldo energético????
CITOPLASMA GLICÓLISE Ác. pirúvico Acetil-CoA MITOCÔNDRIA CICLO DE KREBS 2 NADH 2 NADH 2 ATP 2 ATP 6 NADH 2 FADH CADEIA RESPIRATÓRIA 2 ATP ATP ATP ATP ATP ATP

48

49

50

51

52 Glicogênese É o processo bioquímico que transforma a glicose em glicogênio. Ocorre virtualmente em todos os tecidos animais, mas é proeminente no fígado e músculos (os músculos apresentam cerca de 4 vezes mais glicogênio do que o fígado em razão de sua grande massa). O músculo armazena apenas para o consumo próprio, e só utiliza durante o exercício quando há necessidade de energia rápida O glicogênio é uma fonte imediata de glicose para os músculos quando há a diminuição da glicose sangüínea (hipoglicemia). O glicogênio fica disponível no fígado e músculos, sendo consumido totalmente cerca de 24 horas após a última refeição.

53 Uridine diphosphate glucose
Glicogênese Fosfoglicomutase Glucose-1-phosphate Glucose-6-phosphate Glicogênio sintase Uridine diphosphate glucose Glycogen

54

55

56

57

58

59


Carregar ppt "Bioquímica e Metabolismo dos Carboidratos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google