A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula sobre coerência e coesão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula sobre coerência e coesão"— Transcrição da apresentação:

1 Aula sobre coerência e coesão
Profa. Lílian Moreira

2 O QUE É COERÊNCIA TEXTUAL?

3 Veja as frases a seguir e pense se elas são coerentes ou não: Maria tinha lavado a roupa quando chegamos, mas ainda estava lavando a roupa. João não foi à aula, entretanto estava doente. A galinha estava grávida.

4 A coerência diz respeito à continuidade dos sentidos do texto.

5 E o poema seguinte, é coerente?
O show O cartaz O desejo O pai O dinheiro O ingresso O dia A preparação A ida O estádio A multidão A expectativa A música A vibração A participação O fim A volta O vazio

6 Como você escreveria um parágrafo, aproveitando as ideias apresentadas no poema e estabelecendo a coesão entre elas? Ou seja, como você contaria a “história”? Veja um exemplo a seguir:

7

8 Observe os dois textos(. ) a seguir. Um apresenta coesão, outro não
Observe os dois textos(?) a seguir. Um apresenta coesão, outro não. Um apresenta coerência, outro não. Identifique-os:

9

10 A coerência de um texto pode depender, ainda, do conhecimento que temos de outros textos com os quais ele se relaciona (intertextualidade).

11 O QUE É COESÃO TEXTUAL?

12 Coesão é a maneira como as palavras e as ideias são combinadas e relacionadas no texto.

13 Existem algumas maneiras de se estabelecer a coesão textual
Existem algumas maneiras de se estabelecer a coesão textual. As principais são: referência; substituição; elipse; conjunção.

14 1. REFERÊNCIA (por meio de pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, advérbios de lugar, comparações) Você não se arrependerá. Paulo e José são excelentes advogados. Eles se formaram há 10 anos. Realizara todos os sonhos, menos este: o de entrar para a Academia. É um exercício igual ao de ontem.

15 Atenção ao uso do ESTE e do ESSE para fazer referências: ESTE: quando o assunto ainda vai ser mencionado. Realizara todos os sonhos, menos este: o de entrar para a Academia.

16 ESSE: quando o assunto já foi mencionado
ESSE: quando o assunto já foi mencionado. Entrar para a academia: esse é o sonho que não realizara.

17 ESTE e AQUELE para substituir dois nomes ou assuntos mencionados: João e José são irmãos. ESTE tem 15 anos; AQUELE, 10. O ESTE é usado para indicar o termo citado por último. O AQUELE para o termo citado anteriormente.

18 APROVEITANDO A OCASIÃO. ESTE: objeto próximo de quem fala
APROVEITANDO A OCASIÃO.... ESTE: objeto próximo de quem fala Este livro (aqui) é muito bom! ESSE: perto da pessoa com quem se fala Esse livro (aí) é muito bom! AQUELE: longe de quem fala e de quem ouve Aquele livro (lá) é muito bom!

19 2. SUBSTITUIÇÃO (usar uma palavra ou expressão em lugar de outra ou de uma oração inteira) Pedro comprou um carro novo e José também. O professor acha que os alunos estão preparados, mas eu não penso assim. O padre ajoelhou-se. Todos fizeram o mesmo.

20 3. ELIPSE (omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto ou por elementos gramaticais presentes na frase, com a intenção de tornar o texto mais conciso e elegante) Quanta maldade na Terra. (Quanta maldade há na Terra.) João estava com pressa. Preferiu não entrar. (Ele, João, preferiu não entrar.) Eu comprei bala; ela, maçã. (Eu comprei bala; ela comprou maçã.)

21 4. CONJUNÇÃO (estabelece relações específicas entre elementos do texto) Aditiva: João comprou um carro usado e levou-o à oficina. Adversativa: João comprou um carro, mas não sabe dirigir. Causal: Os balões sobem porque são mais leves que o ar. Temporal: Quando chegar de viagem, me avise.

22 A coesão não constitui, apesar dos protestos de alguns linguistas, condição essencial a um texto. Não a todos pelo menos. De fato, podem existir textos que não se utilizam de mecanismos de coesão: Olhar fito no horizonte. Apenas o mar imenso. Nenhum sinal de vida humana. Tentativa desesperada de recordar alguma coisa. Nada.

23 Apesar disso, não é menos certo que o uso de elementos coesivos dá ao texto maior legibilidade, explicitando os tipos de relações existentes entre seus elementos linguísticos. Embora ele estivesse com o olhar fito no horizonte, via apenas o mar imenso, sem nenhum sinal de vida humana. Fazia uma tentativa desesperada de recordar alguma coisa, sem conseguir nada com isso.

24 EXERCÍCIO: reescrever os trechos abaixo: 1) Paulo e José são excelentes advogados. Paulo e José se formaram juntos. 2) Paulo comprou um carro novo. José comprou um carro novo. 3) O padre se ajoelhou. Todos se ajoelharam. 4) O professor acha que os alunos não estão preparados. Eu não penso que os alunos não estão preparados.

25 5) Lula foi ao México. No México, fez um discurso
5) Lula foi ao México. No México, fez um discurso. 6) – Paulo vai conosco ao leilão? – Paulo vai conosco ao leilão. 7) Paulo comprou uma camisa vermelha, mas Jorge preferiu uma camisa verde.

26 Estabeleça a coesão do texto abaixo, valendo-se de expressões que substituam o excesso do emprego da palavra “golfinho” (utilize, por exemplo, “boto” e outras expressões que, mesmo não oficiais, possam servir como substitutas): “O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água. O golfinho vive em grupos e comunica-se com outros golfinhos através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que o golfinho pede ajuda quando está em perigo ou avisa os golfinhos onde há comida. O golfinho aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos golfinhos são aprisionados,treinados e exibidos em espetáculos em todo mundo.” Revista Ciência Hoje

27 Na passagem abaixo, aparecem repetidas as palavras “alunos” e “professores”. Reescreva o segundo período da passagem de duas maneiras diferentes, sem alterar-lhe o sentido, de modo que não haja a repetição dessas palavras. Professores e alunos, empolgados com o projeto, participavam ativamente para que ele se concretizasse. Enquanto os professores envidavam esforços para obter apoio de políticos e empresários do município, os alunos percorriam as ruas da cidade divulgando o evento de forma alegre e barulhenta.

28 Reescreva o trecho abaixo, utilizando recursos de coesão variados, de modo a eliminar a repetição da palavra vinho: (retirado e adaptado de Época, 4 de agosto de 2003) “O neozelandês Rod Philips não é apenas um daqueles enólogos que entendem tudo sobre vinho. Como diretor do Instituto de Pesquisa da Cultura e da História dos Alimentos e Bebidas da Universidade de Carleton, no Canadá, ele estuda todo o entorno social e cultural que envolve o vinho, desde a descoberta do vinho, na Antiguidade. Uma parte de suas observações sobre o vinho está chegando ao Brasil em seu livro Uma Breve História do Vinho, que acaba de ser lançado. De passagem pelo país, para conhecer a indústria de vinho e participar de seminários, ele deu a seguinte entrevista à Época.”

29 A história transcrita a seguir contrasta dois mundos, dois estados de coisas: o dia a dia cansativo do carregador e a situação imaginária em que ele se torna Presidente da República. Explique por que razão o texto é incoerente: Dois carregadores estão conversando e um diz: “Se eu fosse Presidente da República, eu só acordava lá pelo meio-dia, depois ia almoçar lá pelas três, quatro horas. Só então é que eu ia fazer o primeiro carreto.”

30 PROPOSTA DE REDAÇÃO (DISSERTAÇÃO) (http://educacao. uol. com
PROPOSTA DE REDAÇÃO (DISSERTAÇÃO) ( O preconceito racial está chegando ao fim? No mundo todo, implantam-se e vigoram políticas mais efetivas contra a discriminação racial, que, cada vez mais, é punida com rigor. Será o fim do preconceito no mundo? O fato é que alguns negros passam a comandar empresas, outros são juízes, atletas de sucesso, grandes atores ou comunicadores. Em 2008, o salto foi maior: os norte-americanos elegeram Barack Obama para presidente da República. No Brasil, dizem que não existe preconceito, que somos uma sociedade multirracial e unida. Será mesmo? (...) O que você acha: está acabando o preconceito aqui e no mundo?

31 1- [Sem título] (3,5) Desde a chegada dos colonizadores no Brasil muitas tribos indígenas foram exterminadas devido a sua cor de pele que os colonizadores julgavam ser inferiores. Com a chegada da coroa portuguesa que traziam em suas embarcações escravos negros para construírem, limparem, plantarem sem nenhum direito ou qualquer dignidade até chegar a lei da Princesa Isabel libertando os escravos e seus descendentes ou as lutas antirraciais de grandes líderes negros como Nelson Mandela.

32 O que diferencia um negro de um branco
O que diferencia um negro de um branco? O sangue que corre nas veias de um branco é diferente do sangue de um negro? E hoje, século XXI existe ainda preconceito no Brasil e no mundo? Porque ainda hoje para que muitos negros estudem é necessário cotas para negros e afro descendentes? Porque ainda as guerras, os crimes que se cometem por racismo?

33 Vemos negros ocupando cargos que antes eram exclusivamente de brancos, vemos negros se destacarem nos esportes, nos cinemas, na música, nas passarelas da França, mas ainda vemos estórias de artistas, trabalhadores comuns relatarem situações de preconceito e racismo. O preconceito hoje é menor, mas não extinto. Falta ainda as nações definitivamente admitir que uma raça é superior á outra, pela capacidade que ela tem de tolerância, de humildade, de condições iguais para seu povo crescer com dignidade, com os mesmos direitos, de educação, lazer, cultura, liberdade de expressão e trabalho independente das raças. Porque só assim teremos um mundo melhor, para todos.

34 2. [Sem título] (1,0) O preconceito racial esta cada vez menor, a cada dia estamos nos deparando com isso, os negros estão por toda parte e cada dia esta surpreendendo o povo, é na televisão, no atletismo e agora na presidência, etc, temos que mudar, ninguém é melhor do que ninguém.  E que com certeza, com essa mudança a tendencia é so melhorar, vamos abrir nosssas cabeça, e ver que o mundo vai ser bem melhor, vamos todos dizer chega de racionalimo. 

35 A sociedade aprendeu a respeitar as. diferenças
A sociedade aprendeu a respeitar as diferenças? (10,0) O ano de 2008 ficou marcado na história por um acontecimento em especial: a eleição de Barack Obama para o cargo de presidente dos Estados Unidos. A mídia internacional cobriu momentos em que americanos negros e brancos festejavam, lado a lado, nas ruas. Será que a eleição de um presidente negro em um país marcado pelo racismo no passado mostra uma sociedade em que o preconceito racial foi superado? A população mundial aprendeu a dar o devido respeito aos negros? 

36 Atualmente, existem várias personalidades além de Obama que, mesmo sofrendo preconceito racial no passado, conseguiram superar as dificuldades e possuem carreiras de sucesso, seja no esporte, na política, no ramo empresarial ou na mídia, enfim, os negros passaram a assumir postos que, historicamente, não alcançaram. Conquistaram direitos que antes não possuíam, desde o direito à liberdade até o direito de acusar indivíduos que cometam injúrias raciais. Aos poucos, os negros estão alcançando a sua posição na sociedade. 

37 Porém, deve-se considerar que muitas pessoas ainda são vítimas de preconceito racial. São vistas com certo olhar de desconfiança ao passar por locais frequentados pela alta sociedade. É comum encontrar pessoas com o ânimo exaltado que agridem verbalmente pessoas negras, sem contar nas situações no mercado de trabalho, onde alguns dão preferência a brancos, mesmo sendo proibido por lei. A maioria da população mundial de etnia negra é pobre, uma herança do passado marcado principalmente pelo domínio dos brancos e do regime escravocrata. 

38 O preconceito hoje ainda existe, motivado principalmente pelo passado de diferenças impostas pelo homem e pela situação de pobreza em que grande parte dessa população encontra-se. Mas, quando têm uma oportunidade, os negros mostram que podem obter tanto sucesso quanto uma pessoa branca. O racismo dificilmente será extinto, mas fornecer oportunidades a esta população, como uma educação de qualidade, pode fazer com que eles melhorem sua condição socioeconômica e, no futuro, amenizar o preconceito racial. Exemplos de que etnias diferentes podem conviver em harmonia não faltam. Basta olhar para Barack Obama e seus eleitores, pois eles mostraram isso ao mundo.


Carregar ppt "Aula sobre coerência e coesão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google