A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos"— Transcrição da apresentação:

1 ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos
Pr. Moisés Sampaio de Paula IBBC - Aula 1

2 Velho Testamento (39 livros) Novo Testamento (27 livros)
Estrutura da Bíblia Velho Testamento (39 livros) Novo Testamento (27 livros)

3 Estrutura da Bíblia Velho Testamento
5 Livros da Lei (Pentateuco) 12 livros Históricos 5 Poéticos 17 Proféticos

4 Estrutura da Bíblia Velho Testamento
12 livros Históricos são: Josué Juízes Rute 1 Samuel 2 Samuel 1 Reis 2 Reis 1 Crônicas 2 Crônicas Esdras Neemias Ester

5 Cronologia dos Livros Bíblicos

6 Períodos históricos Conquista e divisão da terra de Canaã - Josué
Juízes de Israel – Juízes e Rute Monarquia reino unido – 1 e 2 Samuel Monarquia Reino dividido – 1 e 2 Livro dos Reis Monarquia – e exílio do norte – 1 Livro de Crônicas Monarquia e Exílio do Sul – 2 Livro das Crônicas Retorno do Exílio – Esdras, Neemias e Ester

7 Períodos Históricos (1) Período Teocrático: (330 anos) São os livros anteriores ao reinado e composto pelos livros de Josué, Juízes e Rute. Neste período, de a1075 a.C., Israel está sob a liderança direta do Eterno. (2) Período Teocrático-Monárquico: (984 anos)Composto pelos livros que tratam da ascensão, divisão e queda de Israel e Judá: 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas. Neste período, de cerca de 1070 a 586 a.C., Israel está sob a liderança direta de seus representantes régios, uns obedientes a Deus e a Torah, outros desobedientes a ambos. Entretanto, Deus está governando, abatendo e suscitando reis conforme à sua vontade. (3) Período Pós-Cativeiro: (105 anos)Os livros de Esdras, Neemias e Ester são obras que descrevem este período de disciplina e repatriação dos israelitas, de 537 a cerca de 432 a. C. São chamados também de pós- cativeiro babilônico.

8 Estrutura da Bíblia Hebraica
A Torá consiste nos Cinco Livros de Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico. Números e Deuteronômio. De acordo com a tradição, estes livros foram revelados por Deus a Moisés no monte Sinai.

9 Estrutura da Bíblia Hebraica
A segunda divisão da Bíblia hebraica — Profetas — se divide em duas partes. • Profetas Anteriores - contém os livros de Josué, Juízes, 1 e 2Samuel e l e 2Reis. • Profetas Posteriores—é composta dos profetas maiores (Isaías, Jeremias e Ezequiel) c dos profetas menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias).

10 Estrutura da Bíblia Hebraica
A terceira divisão é feita de uma variedade de livros divinamente inspirados: Salmos, Provérbios, Jó, Cântico dos Cânticos, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester, Daniel, Esdras, Neemias e 1 e 2Crônicas.

11 Geografia de Israel dos tempos Históricos
Por Moisés Sampaio de Paula

12 Israel

13 Os reinos

14 Israel dividido

15 Império Assírio (A) (880 a 612 a.C.)

16 Império Babilônico (B)
(614 a 538 a.C.)

17 O Cativeiro (C) De Jerusalém para Babilônia
(606, 597 e 586 a.C.)

18 Livro de Josué

19 A Conquista

20 A divisão das tribos

21

22 Livro de Juízes

23 O ciclo dos Juízes O povo de Israel herdou a terra prometida. Venceu guerras e desbancou reis, mas uma vez na terra, o povo menosprezou as obrigações da Aliança. Cada um do povo fazia o que bem queria (Jz 21.25) Essa desobediência resultava em prisões e sofrimentos – Próx. – Jz 1- 16 O povo clamava, Deus se compadecia e levantava um libertador - Jz 3.9,15; 6.14, 11.27 Quando morria o juiz, Israel fazia tudo o que era errado novamente – Jz 3.11,12. Esse ciclo se estendeu até o período do surgimento da monarquia – Jz

24 O ciclo dos Juízes Livramento/SALVAÇÃO Desobediência/PECADO
Sofrimento/SERVIDÃO Desobediência/PECADO Clamor/ARREPENDIMENTO Livramento/SALVAÇÃO

25 Os Juízes Otniel – Conquistou uma cidade cananéia – Jz ; (MESOPOTÃMIA) Eúde – Matou Eglon rei de Moabe e derrotou os moabitas - Jz (MOABE) Sangar – Matou 600 filisteus com uma aguilhada de boi – Jz 3.31 (MOABE) Débora – Julgava Israel, Convenceu o general Baraque a liderar o exército de Israel contra os cananeus – Jz 4-5 (CANAÃ) Gideão – liderou 300 homens que venceram os midianitas – Jz 6-8 (MIDIANITAS) Tola – Julgou e governou o povo por 23 anos – Jz 10.1,2 (MIDIANITAS) Jair – Julgou e governou o povo por 22 anos – Jz (MIDIANITAS)

26 Os Juízes Jefté – Derrotou os amonitas e fez um voto precipitado – teve que sacrificar sua filha – Jz (FILISTEUS E AMONITAS) Ibsã – Julgou e governou o povo de Israel por sete anos - Jz (FILISTEUS E AMONITAS) Elom – Julgou o povo de Israel por 10 anos – Jz 12.11,12 (FILISTEUS E AMONITAS) Abdom – Julgou e governou o povo por 8 anos – Jz (FILISTEUS E AMONITAS) Sansão – Matou 1000 filisteus, foi enganado por Dalila, destruiu o templo e julgou o povo por 20 anos – Jz (FILISTEUS) Eli e Samuel – Foram os últimos juízes...

27 Os Juízes

28 Livro de Rute

29


Carregar ppt "ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google