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CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA Prof. ANA MARIA BERNARDELLI NEON CONCURSOS

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Apresentação em tema: "CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA Prof. ANA MARIA BERNARDELLI NEON CONCURSOS"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA Prof. ANA MARIA BERNARDELLI NEON CONCURSOS
2016

2 ENTREVISTA Edgar Morin: é preciso educar os educadores  O Globo -    O Globo: Na sua opinião, como seria o modelo ideal de educação? Edgar Morin: A figura do professor é determinante para a consolidação de um modelo “ideal" de educação. Através da Internet, os alunos podem ter acesso a todo o tipo de conhecimento sem a presença de um professor. Então eu pergunto, o que faz necessária a presença de um professor? Ele deve ser o regente da orquestra, observar o fluxo desses conhecimentos e elucidar as dúvidas dos alunos. Por exemplo, quando um professor passa uma lição a um aluno, que vai buscar uma resposta na Internet, ele deve posteriormente corrigir os erros cometidos, criticar o conteúdo pesquisado. É preciso desenvolver o senso crítico dos alunos. O papel do professor precisa passar por uma transformação, já que a criança não aprende apenas com os amigos, a família, a escola. Outro ponto importante: é necessário criar meios de transmissão do conhecimento a serviço da curiosidade dos alunos. O modelo de educação, sobretudo, não pode ignorar a curiosidade das crianças.

3 O Globo: Quais são os maiores problemas do modelo de ensino atual
O Globo: Quais são os maiores problemas do modelo de ensino atual? Edgar Morin: O modelo de ensino que foi instituído nos países ocidentais é aquele que separa os conhecimentos artificialmente através das disciplinas. E não é o que vemos na natureza. No caso de animais e vegetais, vamos notar que todos os conhecimentos são interligados. E a escola não ensina o que é o conhecimento, ele é apenas transmitido pelos educadores, o que é um reducionismo. O conhecimento complexo evita o erro, que é cometido, por exemplo, quando um aluno escolhe mal a sua carreira. Por isso eu digo que a educação precisa fornecer subsídios ao ser humano, que precisa lutar contra o erro e a ilusão. O Globo: O senhor pode explicar melhor esse conceito de conhecimento? Todo conhecimento é uma tradução, que é seguido de uma reconstrução, e ambos os processos oferecem o risco do erro. O ponto vital que não é abordado pelo ensino: a compreensão humana. O grande problema da humanidade é que todos nós somos idênticos e diferentes, e precisamos lidar com essas duas ideias que não são compatíveis. A crise no ensino surge por conta da ausência dessas matérias que são importantes ao viver. Ensinamos apenas o aluno a ser um indivíduo adaptado à sociedade, mas ele também precisa se adaptar aos fatos e a si mesmo.

4 O Globo: O que é a transdisciplinaridade, que defende a unidade do conhecimento? Edgar Morin: As disciplinas fechadas impedem a compreensão dos problemas do mundo. A transdisciplinaridade é o que possibilita, através das disciplinas, a transmissão de uma visão de mundo mais complexa. O meu livro “O homem e a morte" é tipicamente transdisciplinar, pois busco entender as diferentes reações humanas diante da morte através dos conhecimentos da pré-história, da psicologia, da religião. Eu precisei fazer uma viagem por todas as doenças sociais e humanas, e recorri aos saberes de áreas do conhecimento, como psicanálise e biologia. O Globo: A literatura e as artes deveriam ocupar mais espaço no currículo das escolas? Por quê? Edgar Morin: Para se conhecer o ser humano, é preciso estudar áreas do conhecimento como as ciências sociais, a biologia, a psicologia. Mas a literatura e as artes também são um meio de conhecimento. Os romances retratam o indivíduo na sociedade, seja por meio de Balzac ou Dostoiévski, e transmitem conhecimentos sobre sentimentos, paixões e contradições humanas. A poesia é também importante, nos ajuda a reconhecer e a viver a qualidade poética da vida. As grandes obras de arte, como a música de Beethoven, desenvolvem em nós um sentimento vital, que é a emoção estética, que nos possibilita reconhecer a beleza, a bondade e a harmonia. Literatura e artes não podem ser tratadas no currículo escolar como conhecimento secundário.

5 O Globo: Qual a sua opinião sobre o sistema brasileiro de ensino
O Globo: Qual a sua opinião sobre o sistema brasileiro de ensino? Edgar Morin: O Brasil é um país extremamente aberto a minhas ideias pedagógicas. Mas, a revolução do seu sistema educacional vai passar pela reforma na formação dos seus educadores. É preciso educar os educadores. Os professores precisam sair de suas disciplinas para dialogar com outros campos de conhecimento. E essa evolução ainda não aconteceu. O professor possui uma missão social, e tanto a opinião pública como o cidadão precisam ter a consciência dessa missão.

6 GRAMÁTICA NORMATIVA O estudo da Gramática é a condição fundamental para o domínio da norma culta da Língua Portuguesa. O estudo competente da Gramática apresenta a logicidade e o aspecto racional dos processos linguísticos, quando detalha a estrutura da frase e do texto, apresentando os porquês de tais atos de comunicação. Teoria e prática devem caminhar juntas – tantos os exercícios estruturais quanto a análise e a interpretação de textos são imprescindíveis para o perfeito aprendizado da língua, com criticidade e entendimento da realidade circundante. As provas de Língua Portuguesa têm um objetivo muito claro: avaliam a capacidade de uso, análise e entendimento por meio de questões interpretativas, distantes das tão recorrentes memorizações de épocas anteriores.

7 Assim, alguns assuntos propedêuticos são necessários para o real aprendizado da Língua.
O conceito de Linguagem – capacidade de se comunicar por meio de uma língua; A Língua – é, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos; é a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo, que, por si só, não pode nem criá-la nem modificá-la; ela não existe senão em virtude de uma espécie de contrato estabelecido entre os membros da comunidade um sistema de signos convencionais usados como membros de uma mesma comunidade; A Fala, ao contrário da língua, por se constituir de atos individuais, torna-se múltipla, imprevisível, criativa, irredutível a uma pauta sistemática e a Norma - um conjunto de realizações concretas e de caráter coletivo da língua, uso adequado das regras combinatórias dos signos linguísticos são conceitos que devem ser bem compreendidos. O signo linguístico – a representação verbal dos elementos do mundo – é um deles

8 O signo linguístico – a representação verbal dos elementos do mundo
O signo linguístico – a representação verbal dos elementos do mundo. A união do sentido e da imagem acústica. “sentido” é a mesma coisa que conceito ou ideia, isto é, a representação mental de um objeto ou da realidade social em que nos situamos, representação essa condicionada pela formação sociocultural que nos cerca; imagem acústica não é o som material, coisa puramente física, mas a impressão psíquica desse som. Melhor dizendo, a imagem acústica é o significante. Com isso, temos que o signo linguístico é uma entidade psíquica de duas faces.

9 EXPLICANDO: SIGNIFICADO SIGNO LINGUÍSTICO /k / a / z / a/ SIGNIFICANTE

10 FONÉTICA /FONOLOGIA - GRAMÁTICA NORMATIVA
(focaliza o sistema fônico) - Estuda os sons da fala (fonemas), a correta pronúncia dos vocábulos (ortoépia e a prosódia, partes integrantes da ortofonia) e a escrita correta das palavras (ortografia).

11 GRAMÁTICA NORMATIVA MORFOLOGIA
(abrange o sistema mórfico) - Parte da gramática que trata do estudo da estrutura das palavras, dos processos de formação de palavras e do estudo das classes gramaticais. As classes gramaticais são as seguintes: Substantivo, Verbo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

12 GRAMÁTICA NORMATIVA SINTAXE
(enfoca o sistema sintático)- Parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, incluindo a sua relação lógica, entre as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado completo e compreensível.

13 GRAMÁTICA NORMATIVA SEMÂNTICA Estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico.

14 FONÉTICA /FONOLOGIA Fonemas: sons fundamentais: vogais ( a,e,i,o,u – vocálico), consoantes ( todas as letras, menos vogais- consonantal) , semivogais(i,u – neutro) MAS (e,o podem também ser semivogais: mágoa , róseo) Alfabeto: 26 letras Grupos vocálicos: ditongo, tritongo, hiato Ditongo: vogal e semivogal crescente: ex: glória, história, mágoa, róseo decrescente: ex: mais, leite oral: lírio nasal: mãe, pão, vem, amaram Tritongo: semivogal, vogal, semivogal oral: Paraguai nasal: saguão Hiato: vogal, vogal ex: raiz, saúde, Saara

15 Encontros Consonantais: grupos formados por mais de uma consoante
perfeitos: prato , blusa (L ou R) imperfeitos: ritmo, afta ATENÇÃO: PNEU MÁTICO: início = perfeito CÁP SULA: interior= imperfeito Dígrafos: duas consoante representam um só som : carro, pássaro São eles: dígrafos consonantais ss, rr, ch, lh, nh, sc, sç, xc, qu, gu (seguidos de e,i) / dígrafos vocálicos: am,na, em,em,im,in,om,on,um,un. SÍLABA: é o fonema ou grupo de fonemas pronunciados numa só emissão de voz. Monossílaba: dor, me, lá Dissílaba: casa, chave Trissílaba: caderno, cinzeiro Polissílabo: maracujá, infelizmente Silaba : tônica: pronunciada com maior intensidade: ca ne ta oxítona: café, recompor paraxítona: cadeira, caráter proparoxítona: sílaba, lâmpada

16 ANÁLISE DE FONEMAS E LETRAS
Chuva – tem 5 letras e 4 fonemas, já que o “ch” tem um único som. Hipopótamo – tem 10 letras e 9 fonemas, já que o “h” não tem som. Galinha – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “nh” tem um único som. Pássaro – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “ss” só tem um único som. Nascimento – 10 letras e 8 fonemas, já que não se pronuncia o “s” e o “en” tem um único som. Exceção – 7 letras e 6 fonemas, já que não tem som o “x”. Guitarra – 8 letras e 6 fonemas, já que o “gu” tem um único som e o “rr” também tem um único som. Queijo – 6 letras e 5 fonemas, já que o “qu” tem um único som. Táxi - quatro letras (t-á-x-i) - cinco fonemas (t-á-k-s-i) Hora - quatro letras (h-o-r-a) - três fonemas (o-r-a) Canta -cinco letras (c-a-n-t-a) -quatro fonemas (c-ã-t-a)

17 FONÉTICA /FONOLOGIA Pronominais
Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco  Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro. Oswald de Andrade

18 ATIVIDADES Leia os versos: Dê-me um cigarro / Me dá um cigarro. Analise os dois versos quanto aos níveis de linguagem que você conhece. 2. Leia mais atentamente e destaque uma característica modernista do poema. 3. Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Retire do texto dígrafos, encontros consonantais e dê o número de letras e fonemas de cada um deles 4. Da Nação Brasileira – analise a expressão grifada quanto à presença de encontros vocálicos e consonantais. 5. Analise quanto à silaba tônica: gramática / mulato / bom / dá / cigarro / Negro / Brasileira / Nação.

19 ORTOÉPIA: pronúncia correta dpalavras. Ex: estupro: estrupo (cacoépia)
Abóboda Alejar Adevogado Bandeija Beneficiente Cabelerero Carangueijo Guspe Desinteria Impecilho Estorar Largatixa: Manteguera Mendingo Meretíssimo Mortandela Prazeiroso Previlégio Revindicar Asterístico

20 PROSÓDIA: correta acentuação tônica das palavras. Ex
PROSÓDIA: correta acentuação tônica das palavras. Ex. cateter : cateter = silabada Condor Nobel ruim sutil ureter / avaro clitóris filantropo fortuito Gratuito ibero libido misantropo pudico recorde rubrica

21 QUADRO DAS CLASSES GRAMATICAIS
Palavras importantes Palavras intermediárias Palavras circunstanciais essência determinantes ligação SUBSTANTIVO VERBO ADJETIVO ARTIGO PRONOME NUMERAL ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO CONJUNÇÃO INTERJEIÇÃO

22 Eu não tinha este rosto de hoje
ATIVIDADE NOS 3 EIXOS GRAMATICAIS O exercício será feito tomando como ponto de partida a poesia Retrato de Cecília Meireles (1986, p.13), colocada abaixo: Eu não tinha este rosto de hoje assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: – Em que espelho ficou perdida a minha face?

23 Reescrever o poema, mantendo o sujeito (eu), mas
ATIVIDADE 1: Reescrever o poema, mantendo o sujeito (eu), mas adaptando-o ao tempo futuro e fazendo a mudanças necessárias, levando em conta que você, aluno, é um jovem. Inicie por: “Eu não terei este rosto de hoje.” Ao iniciar o segundo verso, os alunos precisarão ter o cenário em mente e procurar, em suas experiências, propriedades que definam agora não mais um rosto envelhecido, mas um rosto jovem.

24 Possibilidade: Eu não terei este rosto de hoje,
assim vivo, assim alegre, assim rubro, nem estes olhos tão plenos nem a esperança nos lábios Eu não terei estas mãos fortes tão ágeis e quentes e vivas; eu não terei este coração que se exibe Eu não darei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil; – Em que espelho ficará perdida a minha face?

25 Mas que grande ideia eu tive!
ATIVIDADE 2: Mas que grande ideia eu tive! Uma esponja, quando seca, é bem leve, pesa nada, mas, ao encher-se de água, fica muito mais pesada! 3. – Professora, mas o que é “folgada” mesmo? 4. Meus irmãos têm a vida atribulada, mas eu tenho uma vida folgada. 5. O burro preparou-se para cantar, mas conseguiu só zurrar. 6. Ele estava feliz, mas não estava satisfeito, ele queria mais alguma coisa. 7. Eram fardos muito grandes, só que bem mais leves que o sal. 8. Eu fico satisfeita porque fico feliz, mas também porque aprendi alguma coisa. 9. Canário cantar bem não é novidade, mas um burro ser cantor é mais que novidade! 10. Ele está atribulado no trabalho, mas não está cansado.

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