A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Financeiro - Contas a Receber. Objetivo Cadastrar o Contas a Receber de um cliente no sistema e controlar o contas a receber do estabelecimento. Contas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Financeiro - Contas a Receber. Objetivo Cadastrar o Contas a Receber de um cliente no sistema e controlar o contas a receber do estabelecimento. Contas."— Transcrição da apresentação:

1 Financeiro - Contas a Receber

2 Objetivo Cadastrar o Contas a Receber de um cliente no sistema e controlar o contas a receber do estabelecimento. Contas a Receber são todos os débitos pendentes que o estabelecimento irá receber de seus clientes. A Conta a Receber pode ser gerada: – 1º No cadastro de contas a Receber do Financeiro, no qual o funcionário do estabelecimento cadastra as contas a receber para o consumidor. – 2º Ao realizar uma venda em crediário automaticamente o sistema cadastra uma conta a receber para o cliente. – 3º Ao emitir uma nota fiscal de Venda.

3 Cadastro de Contas a Receber No módulo Financeiro, clique no menu Contas a Receber e clique para abrir a tela Cadastro de Contas a Receber.

4 Cadastro de Contas a Receber 1. Pressione F2 e localize o cliente. 2. Informe a Data de Emissão (data em que a conta foi realizada). Por padrão o sistema informa a data atual mas ela pode ser alterada. Obs.: A data de emissão não poderá ser alterada se a configuração 'Cadastro de Contas a Receber: Permitir alterar Data de Emissão' estiver desabilitada.

5 Cadastro de Contas a Receber 3. Deixe o campo código em branco, o sistema irá gerá-lo automaticamente. 4. Selecione o documento Mercantil referente a venda ou a cobrança para o cliente.

6 Cadastro de Contas a Receber 5. Informe o Nº Documento Mercantil. 6. Informe o nº da Parcela da conta a receber.

7 Cadastro de Contas a Receber 7. Informe a Data Vencimento da parcela. 8. Informe o Valor.

8 Cadastro de Contas a Receber 9. Informe a Forma de Recebimento da parcela (qual a forma de pagamento que o cliente irá utilizar para pagar a parcela).

9 Cadastro de Contas a Receber 10. Informe o Nº Documento Bancário se a forma de recebimento for cheque, depósito, transferência, etc. 11. Informe a Conta Corrente (é a conta em que será lançado o valor da parcela quando o cliente pagar a conta)

10 Cadastro de Contas a Receber 12. Informe o código da Conta Contábil a que pertence o contas a receber. – A conta contábil é a origem da receita, ela tem que ser informada de acordo com o seu plano de contas. Ex: a conta contábil no contas a receber pode ser: 'Receita de Vendas de Produto', 'Receita de Prestação de Serviço', etc.

11 Cadastro de Contas a Receber 13. Clique sobre o botão Gravar para salvar a conta a receber. – O sistema exibirá o código da conta a receber.

12 Cadastro de Contas a Receber A conta a receber será inserida na grade.

13 Cadastro de Posição de Títulos No módulo Financeiro, clique no menu Administração e clique para abrir a tela Cadastro de Posição de Títulos. – Simples – emitido pelo banco. – Protestado - Quando o cliente não pagou a conta e o débito irá para o cartório.

14 Cadastro de Posição de Títulos Informe a posição de título se o Doc. Mercantil selecionado for Boleto.

15 Previsão Marque o item Previsão caso a conta a receber seja uma simulação. – Ex: No começo do ano o estabelecimento faz as previsões de contas a receber para todos os meses e lança as contas com a previsão de receitas daquele mês. Nas relações de contas a receber serão exibidas as previsões separadamente das contas reais. Uma conta a receber marcada com previsão não pode ser baixada.

16 Impagável Marque a opção Impagável caso o cliente não possa pagar a conta. – Ex: O cliente faliu, se mudou sem deixar o novo endereço, etc.

17 Replicar Parcelas O contas a receber pode ser replicado em várias vezes, facilitando assim o cadastro de um parcelamento. – Exemplo: O cliente realizou uma compra em 6 parcelas, neste caso, é necessário cadastrar apenas a primeira parcela e replicar as demais, assim o sistema gerará todas as outras como a primeira, mudando apenas a data do vencimento e o número da parcela da mesma.

18 Replicar Parcelas Cadastre a primeira parcela. Clique em Gravar.

19 Replicar Parcelas Dê um duplo clique sobre a parcela na grade para selecioná-la.

20 Replicar Parcelas Clique no botão Replicar da tela Cadastro de Contas a Receber.

21 Replicar Parcelas Informe a quantidade de parcelas que serão replicadas. Com a opção Nº de Dias selecionada informe no campo Dias o intervalo que haverá entre os vencimentos das parcelas. – EX: Vencimento das parcelas a cada 30 dias.

22 Replicar Parcelas Para Replicar as parcelas clique no botão Replicar.

23 Replicar Parcelas Para confirmar a operação clique em Sim na caixa de diálogos que aparecerá.

24 Replicar Parcelas Clique no botão Menu para sair da tela replicar contas a receber. Para confirmar a operação clique em Sim na caixa de diálogos que aparecerá.

25 Replicar Parcelas O sistema exibirá uma mensagem informando que as contas foram replicadas com sucesso.

26 Note que as parcelas aparecerão na grade de Contas a Receber, o número de parcelas que aparece está de acordo com o configurado na tela de Replicar Parcelas. Replicar Parcelas

27 Exercícios 1. Cadastre uma Conta a Receber para um cliente no valor de R$35,00. 2. Replique está parcela para que sejam geradas 2 parcelas com este mesmo valor.

28 JN Moura Informática Financeiro - Contas a Receber


Carregar ppt "Financeiro - Contas a Receber. Objetivo Cadastrar o Contas a Receber de um cliente no sistema e controlar o contas a receber do estabelecimento. Contas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google