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PublicouEsther Machado Alterado mais de 9 anos atrás
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Financeiro – Controle de Cheque IdentificaçãoFIN_015 Data Revisão09/10/2013
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Objetivo O controle de cheques é importante para o controle financeiro da empresa. É possível também visualizar todas as situações que envolvem os cheques (depositado, devolvido, entre outras). O objetivo do texto é explicar como cadastrar os cheques recebidos pela empresa; como realizar os depósitos dos cheques e como cadastrar as situações dos cheques emitidos pela empresa. 2
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Cadastro de Situação do Cheque No módulo Financeiro clique no menu Cheque e clique para abrir a tela Cadastro de Situação do Cheque. 3
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Primeiramente serão cadastradas as situações do cheque, que serão utilizadas no cadastro do Cheque. 4 Cadastro de Situação do Cheque
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1. Informe o nome da situação do cheque no campo Descrição. 2. Se o item Baixar estiver marcado como Sim, ao informar esta situação no cadastro de um determinado cheque, automaticamente será gerado um lançamento no caixa para o cheque informado. Cadastro de Situação do Cheque 5
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3. Informe o Tipo de Lançamento que será gerado ao selecionar esta situação no cheque. 4. Clique no botão Gravar. Cadastro de Situação do Cheque 6
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Cadastro de Cheque 7
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Venda em Cheque Ao realizar uma venda na Forma de Pagamento Cheque, automaticamente o cheque recebido entrará no Cadastro de Cheques do módulo Financeiro. 8
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Cadastro de Cheque No módulo Financeiro, clique no menu Cheque e clique para abrir a tela Cadastro de Cheque. 9
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1. Deixe o campo Código e o campo Venda em branco. 2. No campo Tipo informe F se o titular do cheque for pessoa física ou informe J se o titular for pessoa jurídica. 3. Informe o CPF / CNPJ do titular do Cheque. 10 Cadastro de Cheque
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4. Informe o número do Banco a que o cheque pertence. 5. Informe a Agência a que o cheque pertence. 6. Informe a Conta a que o cheque pertence. 7. Informe o nº do cheque. 11 Cadastro de Cheque
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8. Informe a Data de Vencimento do Cheque. 9. Informe o valor do cheque. 10. Selecione a Situação do cheque. 12 Cadastro de Cheque
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11. No campo Data Situação informe a data que o cheque passou para a última situação cadastrada. Exemplo: Cadastra–se um cheque na situação Gerados, ao depositar este cheque a situação do mesmo terá que ser alterada para Depositados, altera-se também a data situação do cheque. Posteriormente ao consultar este cheque saberemos qual data o cheque foi depositado pela data da situação. 13 Cadastro de Cheque
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12. Informe em qual conta corrente do estabelecimento o cheque será depositado. 13. Se o titular do cheque estiver cadastrado como cliente do estabelecimento, informe o código ou o nome do titular no campo Cliente (o titular do cheque não será necessariamente o consumidor que efetuou a compra no estabelecimento). Caso contrário informe apenas o nome do titular no campo Nome Titular. 14 Cadastro de Cheque
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15 Cadastro de Cheque
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OBS: Os campos Telefone do titular, Endereço, Observação e Enviado p/ são opcionais. 14. Informe o Vendedor que cadastrou o Cheque. 15. Clique sobre o botão Gravar. 16 Cadastro de Cheque
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Para que o sistema liste os cheques cadastrados organizados pela Situação do Cheque, selecione no campo Filtrar por a situação desejada e automaticamente serão exibidos na grade todos os cheques cadastrados com a situação informada. 17 Cadastro de Cheque
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Alterar Cheque Para alterar as informações contidas em um cheque já cadastrado, abra a tela Cadastro de Cheque: – 1. Informe a situação do Cheque para pesquisá-lo. – 2. Dê um duplo clique sobre o cheque na grade. Todas as informações do cheque serão exibidas nos seus respectivos campos. – 3. Clique sobre o botão Alterar. 18
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19 Alterar Cheque
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Faça as alterações necessárias e clique no botão Gravar. 20 Alterar Cheque
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Histórico do Cheque Clique duas vezes sobre o cheque que deseja verificar o histórico e clique em F7 – Histórico do Cheque. 21
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Depósito de Cheques 22
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Objetivo Efetuar a mudança da situação do cheque para depósito, este procedimento deve ser realizado assim que o depósito bancário for efetuado. 23
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Depósito de Cheques No módulo Financeiro, clique no menu Cheque e clique para abrir a tela Depósito de Cheques. 24
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1. Escolha a Conta Corrente do estabelecimento em que o cheque será depositado. 2. Informe a Conta Contábil em que o cheque depositado será lançado. 25 Depósito de Cheques
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3. Informe a Data que o cheque foi depositado. Por padrão o sistema informa a data do dia, mas esta pode ser alterada caso seja necessário. 4. Todos os cheques pendentes serão listados. Clique sobre o cheque na grade (o cheque selecionado deixará de ter a letra preta e terá a letra azul). 5. Clique no botão Depositar. 26 Depósito de Cheques
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Selecione no campo Filtrar por a situação Depositado e automaticamente serão exibidos na grade todos os cheques cadastrados com essa situação. 27 Depósito de Cheques
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Relação de Cheques no Período No módulo Financeiro, clique no menu Cheque e clique para abrir a tela Relação de Cheques no Período. 28
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Selecione o Período e clique em Gerar. 29 Relação de Cheques no Período
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Na Relação de Cheques no Período pode–se também alterar a situação de um cheque. Clique sobre o cheque desejado para selecioná-lo. Na parte inferior da tela, informe para qual situação deseja alterar o cheque selecionado. 30 Relação de Cheques no Período
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Informe a data do lançamento e a conta contábil. Clique em Salvar. O sistema exibirá uma mensagem de confirmação, clique Sim para confirmar a alteração. 31 Relação de Cheques no Período
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Exercícios 1. Cadastre 3 situações de Cheques: Gerados Em Espera Depositados 2. Cadastre 2 cheques para 2 clientes diferentes. 3. Realize o Depósito dos 2 cheques e altere a situação dos cheques para Depositado. 32
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Dúvidas? Acesse o site www.jnmoura.com.br e conecte-se ao suporte on-line. 33
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