A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação e Literatura Prof. Dani

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação e Literatura Prof. Dani"— Transcrição da apresentação:

1 Redação e Literatura Prof. Dani

2 Relato pessoal

3 Entendendo o gênero... O Relato pessoal é um tipo de texto em que o autor apresenta alguns fatos marcantes de sua vida.

4 Entendendo o gênero... Para isso, é feito uso da descrição, modalidade textual em que se transformam características em palavras, normalmente adjetivos e/ou advérbios.

5 Hummm... Devo então entender mais de descrição para fazer uma boa PT1!

6 Finalidade do gênero... Relatar experiências vividas, episódios marcantes da vida de quem escreve!

7 Nossa, mas eu sou tão jovem... Será que tenho o que relatar??

8 Características do gênero
Características do gênero... O locutor é o escritor e o destinatário é o público em geral. O suporte são livros, revistas e até mesmo a internet.

9 Poxa vida, quantas palavras novas!

10 Destinatário: quem recebe Suporte: meio de divulgação.
Locutor: quem narra. Destinatário: quem recebe Suporte: meio de divulgação.

11 Características do gênero
Características do gênero... O tema são assuntos pessoais, lembranças, memórias. O tempo, geralmente, é passado. A linguagem é pessoal e se utiliza a 1ª pessoa do discurso.

12 Para você entender beeeem a descrição, e o relato pessoal, vamos ouvir uma linda canção, do Toquinho!

13 https://www.youtube.com/watch?v=- Gsdp2zSCjY

14 Agora, acompanhem a leitura do primeiro capítulo do livro Eu sou Malala, em que a jovem paquistanesa conta sobre seu nascimento.

15 Nasce uma menina No dia em que nasci, as pessoas da nossa aldeia tiveram pena de minha mãe, e ninguém deu os parabéns a meu pai. Vim ao mundo durante a madrugada, quando a última estrela se apaga. Nós, pachtuns, consideramos esse um sinal auspicioso. Meu pai não tinha dinheiro para o hospital ou para uma parteira; então uma vizinha ajudou minha mãe. O primeiro bebê de meus pais foi natimorto, mas eu vim ao mundo chorando e dando pontapés. Nasci menina num lugar onde rifles são disparados em comemoração a um filho, ao passo que as filhas são escondidas atrás de cortinas, sendo seu papel na vida apenas fazer comida e procriar.

16 Para a maioria dos pachtuns, o dia em que nasce uma menina é considerado sombrio. O primo de meu pai, Jehan Sher Khan Yousafzai, foi um dos poucos a nos visitar para celebrar meu nascimento e até mesmo nos deu uma boa soma em dinheiro. Levou uma grande árvore genealógica que remontava até meu trisavô, e que mostrava apenas as linhas de descendência masculina. Meu pai, Ziauddin, é diferente da maior parte dos homens pachtuns. Pegou a árvore e riscou uma linha a partir de seu nome, no formato de um pirulito. Ao fim da linha escreveu “Malala”. O primo riu, atônito. Meu pai não se importou. Disse que olhou nos meus olhos assim que nasci e se apaixonou. Comentou com as pessoas: “Sei que há algo diferente nessa criança”. Também pediu aos amigos para jogar frutas secas, doces e moedas em meu berço, algo reservado somente aos meninos.

17 Meu nome foi escolhido em homenagem a Malalai de Maiwand, a maior heroína do Afeganistão. Os pachtuns são um povo orgulhoso, composto de muitas tribos, dividido entre o Paquistão e o Afeganistão. Vivemos como há séculos, seguindo um código chamado Pachtunwali, que nos obriga a oferecer hospitalidade a todos e segundo o qual o valor mais importante é nang, a honra. A pior coisa que pode acontecer a um pachtum é a desonra. A vergonha é algo terrível para um homem pachtum. Temos um ditado: “Sem honra, o mundo não vale nada”. Lutamos e travamos tantas infindáveis disputas internas que nossa palavra para primo — tarbur — é a mesma que usamos para inimigo. Mas sempre nos unimos contra forasteiros que tentam conquistar nossas terras. Todas as crianças pachtuns crescem ouvindo a história de como Malalai inspirou o Exército afegão a derrotar o britânico na Segunda Guerra Anglo-Afegã, em

18 E se eu quiser saber mais?
Que história!! E se eu quiser saber mais?

19

20 E que tal experimentar fazer um relato?

21 A atividade a seguir contará com sua memória a respeito das experiências vividas na escola! Recupere em suas lembranças um professor especial, um elogio, uma situação engraçada ou constrangedora, provas, viagens, passeios, enfim...

22 Use a 1ª pessoa e verbos no passado.
Antes de começar a escrever, pense em quem vai ler o texto para escolher a linguagem adequada. Relate o episódio escolhido situando-o no tempo e no espaço: quando e onde ocorreu. Use a 1ª pessoa e verbos no passado. Quando terminar, revise seu texto com atenção.

23


Carregar ppt "Redação e Literatura Prof. Dani"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google