A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Da ideologia do progresso a idéia de desenvolvimento rural sustentável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Da ideologia do progresso a idéia de desenvolvimento rural sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Da ideologia do progresso a idéia de desenvolvimento rural sustentável
João André Benatto Kelly Pazolini Letícia Reis Rafaele Cristina Netri Pollyana H. Almeida

2 A idéia de progresso e de desenvolvimento
No século 20 a idéia de desenvolvimento ganha força Dentro do liberalismo que o termo desenvolvimento substitui a noção de progresso (associada a uma outra idéia de crescimento). A noção de progresso, até então vinha sendo entendida como um movimento evolucionista, na direção do crescimento e da ampliação de conhecimentos (sobretudo, referia-se a melhorias das condições de vida, no sentido das liberdades políticas e do bem-estar econômico). Um progresso é um “melhoramento”.

3 A idéia de progresso e de desenvolvimento
Pode-se afirmar que os agricultores se beneficiaram do progresso no caso específico da agricultura do Sul do Brasil nos últimos 30 anos? A resposta é sim e não As evoluções sociais se produzem sempre por diferenciações com “ganhadores” e “perdedores”. Pode-se enriquecer às custas de um trabalho longo e mais penoso, que polui, degrada e encurta a Onde está o progresso? As “crises” ambiental, econômica e social colocam em cheque esta noção generalizadora. O que se pode afirmar é que esta noção de progresso e outras que por ventura vierem a substituí-la, como o desenvolvimento sustentável, por exemplo, ocuparão um lugar estratégico na análise e no debate social. A capacidade de integração entre essas duas dimensões será o objeto central de disputa no próximo século.

4 A idéia de progresso e de desenvolvimento
A crise econômica dos países do “Terceiro Mundo”, no anos 50, mostrou que o progresso não era uma virtude natural. A noção de crescimento é insuficiente para dar conta das transformações estruturais dos sistemas socioeconômicos, pois apenas leva em consideração a produção sob o aspecto quantitativo. Já a noção de desenvolvimento, ao contrário, pretende evidenciar todas as dimensões - econômica, social e cultural - da transformação estrutural da sociedade.

5 A idéia de progresso e de desenvolvimento
Na década de 1960, a via de desenvolvimento proposta ao Terceiro Mundo era seguir os daquela seguida pelas nações ocidentais consideradas “ricas” ou “avançadas” industrialmente. O problema residia na maneira de “transferir” esse processo dos países avançados para os menos avançados. Essa questão deu lugar a numerosas teorias que, na sua aplicação, nenhuma mostrou real eficácia.

6 O Desenvolvimento Rural
Ao final da II Guerra Mundial -> intenso desenvolvimento mundial. Altas taxas de crescimento geram expansão econômica (anos 70) No campo da agricultura, a noção de desenvolvimento encontrou, um terreno de aplicação particularmente receptivo. O “setor” agrícola se insere cada vez mais no sistema econômico; Leis são impostas nesses países visando transformar a agricultura, “setor em atraso”, em moderno.

7 O Desenvolvimento Rural
Para atingir um estágio urbano de modernidade, a agricultura buscou integrar-se ao crescimento econômico geral aumentando a produtividade, comprando e vendendo à indústria. Esse processo colocou a agricultura em plano secundário Fornecer matéria prima Mão de obra barata Mercado consumidor A indústria química, especialmente transforma-se, na chave da agricultura, determinando seus processos tecnológicos onde a agricultura é a base natural da produção.

8 O Desenvolvimento Rural
O conteúdo ideológico da modernidade na agricultura passa então a incorporar grandes elementos Noção de crescimento Noção de abertura Noção de especialização Aparecimento de um novo tipo de agricultor

9 O Desenvolvimento Rural Sustentável
É aquele capaz de garantir as necessidades das gerações futuras. Garantia de que esse as pessoas receberão uma parcela justa dos recursos necessários para manter esse crescimento (...). Processo de mudança no qual a exploração dos recursos, a orientação dos investimentos, os rumos do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão de acordo com as necessidades atuais e futuras.

10 O Desenvolvimento Rural Sustentável
Um novo modo de desenvolvimento e de agricultura que seja socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente sustentável e culturalmente aceito, recuperando técnicas, valores e tradições (Almeida, 1995a).

11 O Desenvolvimento Rural Sustentável
Duas concepções Conceito x Idéia: natureza passa a ser um bem de capital – dentro da esfera da economia Quebrar hegemonia do discurso econômico e expansão da esfera econômica – Indo além da visão instrumental O que se pode adiantar é que esse “novo” conceito introduz elementos econômicos, sociais e ambientais que são desafiadores do ponto de vista de muitas áreas do conhecimento.

12 Agricultura e Sustentabilidade
1960: inicio da “Revolução Verde” Aumento da produtividade através do uso intensivo de insumos químicos Variedades de alto rendimento melhoradas geneticamente da irrigação e da mecanização “Ideal: progresso e desenvolvimento”

13 Agricultura e Sustentabilidade
Porém, acarretou vários problemas: Desigualdade social Redução da sustentabilidade da produção agrícola Encarecimento da produção Queda dos preços recebidos pelo pequeno produtor Redução do crescimento econômico Empobrecimento dos agricultores Desmatamento e redução das nascentes

14 Agricultura e Sustentabilidade
A partir dos anos 70: A elevada demanda por recursos naturais e energéticos passou a chamar a atenção Pesquisadores e ambientalistas Estudos nos EUA em 1974 e 1975 demonstraram: Sistema convencional: 0,9 Kcal para produzir 1kg de milho Sistemas alternativos: 0,35 Kcal para produzir 1kg de milho Demanda energética 2,3 vezes menor

15 Agricultura e Sustentabilidade
Fim da década de 1980 O sustentável passa a atrair a atenção profissionais, pesquisadores e agricultores Anseio a um novo paradigma tecnológico que não agrida o meio ambiente A estratégia de desenvolvimento agrícola sustentável Tem como filosofia neutralizar ou minimizar os efeitos das perturbações antrópicas no meio ambiente.

16 Agricultura e Sustentabilidade
O objetivo da agricultura sustentável: Manutenção da produtividade agrícola Mínimo de impactos ambientais Aumento dos retornos financeiros e econômicos Diminuição da pobreza Atender as necessidades sociais da população Evitar danos a economia Evitar a condenação das terras agricultáveis Permanência na terra e na agricultura familiar Base da economia

17 Agricultura e Sustentabilidade
Forma de se alcançar: Orientar e qualificar melhor o homem do campo Associações e cooperativas Meios e ferramentas menos agressivas Utilização de menos defensivos químicos Redução do desmatamento Biodiversidade nas culturas

18 Agricultura e Sustentabilidade
“é imprescindível a conciliação de produtividades elevadas e a conservação dos recursos naturais, sendo a sustentabilidade o novo item da competitividade e da eficiência”.

19 Limites e Desafios para a agricultura e o desenvolvimento sustentavel
Nao existe consenso nem mesmo em torno do próprio conceito e dos princípios do “desenvolvimento” A concepção “econômica” do desenvolvimento sustentável aponta para novos mecanismos de mercado

20 Limites e Desafios para a agricultura e o desenvolvimento sustentavel
Para garantir a diversidade democrática: contraposição a uma expansão desmensurada da esfera econômica Resultam de opções políticas À agricultura sustentável as principais dificuldade residem no método (no campo científico)

21 Limites e Desafios para a agricultura e o desenvolvimento sustentavel
Na experimentação (técnico-produtiva e social) já se tem alguns resultados Áreas do conhecimento devem ser integradas para um maior compreensão dos sistemas agrícolas. A confusão conceitual da agricultura sustentável permite agregar em torno de si diferentes posições

22 Limites e Desafios para a agricultura e o desenvolvimento sustentavel
O debate parece ter duas vertentes contrárias: Os que pensam que a agricultura sustentável é um objetivo, um projeto E outros que querem implantar práticas ou regras produtivas mais ambientalistas A evolução do modelo de produção agrícola não é muito clara

23 Limites e Desafios para a agricultura e o desenvolvimento sustentavel
O grande desafio talvez esteja na busca de políticas públicas pela sociedade é necessário um fortalecimento do processo organizativo da AF nas suas diversas formas associativas O modelo buscado segundo o autor deveria ser um modelo rico em alternativas.

24 Obrigada (o)!!


Carregar ppt "Da ideologia do progresso a idéia de desenvolvimento rural sustentável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google