A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS"— Transcrição da apresentação:

1 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
Brigada de Incêndio PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

2 Para que haja fogo necessita-se reunir os três elementos:
Brigada de Incêndio Para que haja fogo necessita-se reunir os três elementos: PARA QUE HAJA FOGO NESSECITA-SE DE TRÊS ELEMENTOS: Combustível: Elemento que alimenta o fogo e que serve de campo para sua propagação. (papel/madeira/gasolina etc...) Calor: Serve para dar início ao fogo, mantendo e incentivando sua propagação. ( curto- circuito/ atrito/faísca etc...) Comburente/Oxigênio:Elemento que da vida às chamas e intensifica a combustão.

3 Brigada de Incêndio Calor Combustível 21% de Oxigênio FOGO
Composição do ar atmosférico e porcentagem de oxigênio para a combustão. 78% de Nitrogênio 21% de Oxigênio 01% de Outros gases FOGO Comburente/Oxigênio

4 Segue a classificação dos incêndios:
Brigada de Incêndio Classificação de Incêndios É de suma importância que, no combate ao fogo, a brigada saiba identificar a que classe de incêndio pertence o que tem a sua frente. Somente com o conhecimento da natureza do material, que está queimando, poderá descobrir o melhor método a ser utilizado para uma extinção rápida e segura. Segue a classificação dos incêndios:

5 A Classe Tipo de Combustível Brigada de Incêndio
Incêndios envolvendo materiais que queimam em superfície e profundidade e deixam resíduos. Ex.: madeira, papel, papelão, tecidos, etc. Como combater: Resfriamento (retirada do calor). Utilizando extintor AP ou espuma.

6 B Classe Tipo de Combustível Brigada de Incêndio
Incêndios envolvendo materiais que queimam em superficie e não deixam resíduos. Ex.: Gasolina, éter, nafta, álccol, graxa, verniz, etc. Como combater: Abafamento (retirada do comburente). Utilizando extintor de gás carbonico, pó químico seco.

7 C Classe Tipo de Combustível Brigada de Incêndio
Incêndios envolvendo toda linha de materiais energizados. Ex.: motores, equipamentos elétricos, transformadores, etc. Como combater: Abafamento (retirada do comburente).Utilizando extintor de PQS, Gás Carbônico.

8 D Classe Tipo de Combustível Brigada de Incêndio
Incêndios envolvendo materiais pirofóricos (metais que queimam). Ex.: magnésio, alumínio, zircônio, titânio, etc. Como combater:Abafamento (retirada do comburente). Utilizando extintor de pó químico especial, limalha de ferro ou grafite.

9 Responsabilidades da Brigada
Brigada de Incêndio Responsabilidades da Brigada A prevenção a incêndios; A guarda e manutenção dos equipamentos de combate a incêndio; Combate a incêndios; Salvamento de vidas; A evacuação de pessoal; Isolamento predial, de máquinas ou equipamentos.

10 Organograma da Brigada
Brigada de Incêndio Organograma da Brigada ELETRICISTA KIT / EXTINTOR KIT/MANGUEIRA SERVIÇOS LÍDER KIT / VAZAMENTO

11 Ponto de encontro e Kits
Brigada de Incêndio Ponto de encontro e Kits

12 Treinamento Brigada de Incêndio
Os Treinamentos deverão ser realizados sempre intercalando treinamentos teóricos e práticos. Teórico - Plano de Atendimento Emergência, Plano de Abandono, Utilização de Equipamentos de Combate a Incêndio e revisão dos procedimentos internos de prevenção e combate a incêndio. Prático - Podem ser realizados na fábrica e em campo externo. Ex.: Corpo de Bombeiros, executar as atividades relacionada aos treinamentos teóricos.

13 Fogo de Grande Proporção
Comunicação do evento Incêndio Reunião no ponto de encontro da Brigada de Emergência e Deslocamento para local da emergência Chamada Do Corpo de Bombeiros Fogo de Pequena Proporção Fogo de Grande Proporção Combate ao fogo com extintores Montagem de Linha Eq.Kit mangueiras Fogo Debelado Combate o fogo com mangeiras Não Sim Realizar Rescaldo Avaliar ações e prejuízos (Téc. Segurança ) Elaborar Relatórios (Téc. Segurança) 193

14 Equipamentos de Detecção e Alarme
Brigada de Incêndio Equipamentos de Detecção e Alarme 1. Alarme: Caixinhas de cor vermelha, instaladas em diversos locais e que, ao serem acionadas, disparam um alarme no local e na Central de Segurança, avisando o sinistro. 2. Sirene: É fixada sobre o alarme. Quando acionada, emite um som característico e pisca intermitentemente. 3. Dispositivo de detecção: Instalados no teto. Quando na presença de fumaça ou calor, avisam automaticamente á Central de Segurança.

15 Display digital com endereço da ocorrência
Brigada de Incêndio Equipamentos de Detecção e Alarme QUADRO SINÓPTICO Display digital com endereço da ocorrência (bina)  Acessórios: Detectores de fumaça, detectores manuais, sirene

16 Brigada de Incêndio Evacuação de área É a ação de desocupar um ambiente, pavilhão ou todo prédio, em razão de uma emergência, quando autorizado pelo coordenador da área ou central de comando. Tem o objeto de assegurar o bem estar físico das pessoas em iminência de um sinistro.

17 Brigada de Incêndio Rota de Fuga É o caminho ou a direção a ser seguida em caso de emergência, visando a saída segura das pessoas. Fazem parte da rota de fuga: escadas, passagens, corredores, portas corta-fogo, etc. Procure nunca utilizar os elevadores nos casos de suspeita de incêndio; Sempre descer pelas escadas( nuca subir); Conhecer todas as rotas de fuga do local. Todas as escadas de emergência para rotas de fuga possuem portas corta-fogo, construída para resistir ao fogo por um período de, no mínimo,90 minutos. Portanto, não obstrua e nem danifique as portas.

18 O que fazer em Caso de Derramamento de Produto Perigoso???
Brigada de Incêndio O que fazer em Caso de Derramamento de Produto Perigoso??? VAZAMENTO Quando o derramamento for em quantidade igual ou inferior a 01 litro, a equipe da unidade de serviço da brigada utiliza um kit para absorver o produto, coloca o resíduo no saco plástico adequado (Contido no Kit) e solicita ao serviço de higiene que faça a limpeza da área e encaminhe o lixo para o local adequado. Quando o derramamento for em quantidade superior 01 litro, a equipe da brigada deverá isolar a área, ligar para a central de segurança e informar qual o produto derramado, além da quantidade aproximada, após a avaliação do local serão tomadas as providências para a limpeza do local.

19 Brigada de Incêndio Kit-Vazamento

20 Descrição de funções Brigada de Incêndio Líder da Brigada
Conhecer as atribuições de cada um dos membros da brigada; Estar familiarizado com os ECI’s (Equipamentos de Combate à Incêndio); Coordenar a seqüência de ações dos brigadistas; Comando através de rádio para Segurança e Eletricista; Autorizar combate com água (após a certeza de que a energia elétrica foi desligada); Autorizar de chamada do Corpo de Bombeiros (toda ocorrência deve ser comunicada ao CB);

21 Brigada de Incêndio Estabelecer prioridades de ações tais como, socorro as vítimas, evacuação de pessoal (acionamento via sistema de detecção e alarme), isolamento e combate às chamas. Certificar-se da inexistência de focos de fogo (rescaldo); Entregar o comando ao Corpo de Bombeiros e colocar a Brigada própria a disposição. Requisitar equipamentos necessários para movimentação de material (carrinhos, empilhadeiras, etc..)

22 Brigada de Incêndio Eletricista Avaliar a necessidade de desligar a energia elétrica (Subestações, cabine primária ou equipamentos) do local onde está ocorrendo o incêndio. Conhecer as manobras das linhas das subestações e cabine primária. Transportar rádio (HT) para comunicação com o líder da Brigada. Portaria Dirigir-se à caixa d’água para manobras do sistema, caso solicitado. Transportar o Rádio (HT) para comunicação Aguardar instruções do Líder para atuação Realizar manobras dos registros e ligar a bomba, caso solicitado.

23 Brigada de Incêndio KIT Mangueiras Avisar o Líder sobre eventuais faltas Conhecer os equipamentos e saber manejar corretamente os hidrantes e mangueiras existentes. Dirigir-se ao local da ocorrência e montar a linha de mangueiras - independente de comando Aguardar ordem de ataque ao fogo. Caso haja necessidade, o Líder poderá solicitar ao pessoal da Equipe de Extintores, Serviços ou Reservas para formar quantas linhas de mangueiras julgar necessário.

24 Brigada de Incêndio Equipe de Serviços Dirigir-se ao local da ocorrência Localizar macas e remover vítimas Orientar a retirada de pessoas do interior das edificações. Remover os materiais ou objetos que possam queimar. Remover os materiais ou objetos que possam atrapalhar o desenvolvimento das ações. Isolar as áreas de risco, impedindo a permanência de curiosos próximo ao fogo. Substituir ausências.

25 Brigada de Incêndio Kit Vazamento Equipe responsável para conter vazamentos ou derramamentos de produtos químicos (óleos, ácidos, etc). Todo o Brigadista (qualquer função) Conhecer a localização de extintores e hidrantes dentro de sua área de atuação. Fiscalizar periodicamente os Equipamentos de Combate à Incêndio dentro de sua área e comunicar irregularidade ao DSI. Caso mude de horário de turno ou departamento, informar imediatamente o DSI. Participar dos treinamentos periódicos.

26 Brigada de Incêndio FIM! O fato de cada Homem ter função específica dentro da brigada, não o desobriga de conhecer todas as outras funções, pois, poderá assumir outras atribuições dentro do grupo, diante de situações emergências ou imprevistas. Paulo Vítor Carvalho Segurança Industrial Junho/2005


Carregar ppt "PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google