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Ricardo de Andrade Kratz

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Apresentação em tema: "Ricardo de Andrade Kratz"— Transcrição da apresentação:

1 Ricardo de Andrade Kratz
e

2 Agenda (4h) Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI
Estudo de Caso Governança de TI ITIL, Cobit e Gestão de Incidentes

3 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI
Segundo estudo realizado pelo Gartner Group, Inc., apresentado por Donna Scott em sua palestra Operation Zero Downtime, em maio de 2002, 80% das causas de downtime nos serviços de TI são decorrentes de problemas relacionados com a operação destas atividades, tais como: Aplicações não-testadas. Má gerência de mudanças. Sobrecarga de processamento. Falhas em procedimentos. Falhas no cumprimento de requisitos. Erros relacionados à segurança ou às rotinas de backup.

4 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

5 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

6 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI - Vídeo

7 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

8 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI - Vídeo

9 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

10 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

11 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

12 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

13 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

14 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

15 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

16 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

17 Governança em TI A governança corporativa já vem sendo utilizada por organizações para a realização do planejamento estratégico Definição de valores e rumos para se seguir, o uso da metodologia BSC – Balanced scorecard potencializaram a estratégia da governança corporativa em termos de medição e gestão de desempenho.

18 Estudo de Caso

19

20 Discussão em grupo Qual a importância do planejamento?
Como avaliar a qualidade de um serviço?

21 Recursos Finitos e Recurso Compartilhados
Discussão em grupo Recursos Finitos e Recurso Compartilhados Documentação: outro grupo conseguira montar a mesma peça com sua documentação? O que mais aprendemos?

22 Discussão em grupo Avião no AR

23 Discussão em grupo

24 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

25 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

26 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

27 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

28 Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI

29 Governança em TI

30 Governança em TI O chamado “setor de informática”, antes isolado, está cada vez mais fazendo parte do processo estratégico da organização. O objetivo do aula é apresentar um visão geral de governança em TI.

31 Governança em TI A governança em TI é um assunto recente para a maioria das organização Os “CPD” (Centro de Processamento de Dados) dão lugar agora ao centro de Tecnologia da Informação ou TI, Nesse contexto a governança em TI tem o objetivo de dar maturidade para a TI suportar as atividades do negócio.

32 Governança em TI Os propósitos da governança em TI são:
Alinhar a TI com as atividades de negócio da organização; Gerenciar recursos de TI; Promover e garantir a segurança das informações; Gerenciar os riscos; Monitorar os recurso de TI

33 Alinhar a TI com as atividades de negócio da organização
O alinhamento estratégico da atividades de TI com as atividades do negócio é fundamental pois fornece a organização vantagens competitivas no mercado pelo uso da tecnologia de informação. Esse alinhamento traz ainda de forma explícita qual o papel e os objetivos da TI para a organização, fazendo com que a TI forneça suporte à todas as atividades de negócio. Esse suporte pode ser desde a infraestrutura de comunicação (internet) até sistemas corporativos.

34 Gerenciar recursos de TI
Tem o objetivo garantir a melhor utilização dos recurso de TI (aplicativos, infraestrutura, informação, pessoas) e monitorar aqueles que são críticos para o funcionamento de negócio. Além dessa utilização, os investimentos a serem realizados em TI serão direcionados prioritariamente aos recursos que dão suporte para atendimento das necessidades críticas do negócio.

35 Promover e garantir a segurança das informações
A informação é um dos principais ativos da organização. Portanto é necessário que a TI forneça mecanismos que garantam a confidencialidade, informação só estará disponível a quem possui permissão, integridade, garantia da consistência da informações e que só serão atualizadas por pessoas com permissão para tal e a disponibilidade, quando forem necessárias, as informações deverão estar disponíveis.

36 Gerenciar riscos Risco pode ser definido como a probabilidade de uma ameaça explorar um vulnerabilidade e causar danos (impactos) aos recursos da organização. A gestão de risco busca analisar e avaliar quais atividades e recursos de TI são vitais para a continuidade do negócio,  buscando garantir ações para minimizar a exploração das vulnerabilidades e o seu impacto.

37 Monitorar os recurso da TI
Monitorar os recurso é realizar a medição do desempenho para que a evolução do negócio seja acompanhada pelos recursos a fim de garantir a capacidade do negócio. Devendo agir no intuito de manter procedimentos, padrões e critérios de qualidade para o recurso.

38 Governança em TI A era da tecnologia da informação vem transformando as organizações Cada dia que passa os processos e as atividades realizadas vão sendo desenvolvida com o uso de algum recurso de TI Seja, desde um computador até um sistema de informação. Nesse cenário de constantes mudanças a tecnologia da informação precisa estar acompanhando as evoluções do negócio.

39 Solução

40 Solução

41 ITIL A ITIL (Information Technology Infrastructure Library – Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é um modelo de referência que define uma série de boas práticas em gerenciamento de serviços de TI. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de recomendações baseadas em ações eficazes na área em questão.

42 ITIL Por se tratar de uma recomendação, a ITIL não pode ser considerada exatamente como uma norma, uma vez que não define uma metodologia – conjunto de regras utilizadas em uma determinada disciplina e que denota rigidez de aplicação (conformidade).

43 ITIL Hoje, a ITIL está na versão 3, composta por 5 livros: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria de Serviço Continuada.

44 ITIL

45 COBIT COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é um modelo de governança de TI que foi desenvolvido pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association – Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação) e hoje é mantido pelo ITGI (IT Governance Institute).

46 COBIT Trata-se de um modelo utilizado em todo o mundo.
Seu principal propósito é ajudar no mapeamento dos objetivos de negócio da empresa em relação aos objetivos da área de Tecnologia da Informação.

47 COBIT

48 COBIT

49

50 Estudo de Caso

51 Estudo de Caso

52 Estudo de Caso

53 Estudo de Caso

54 O Gestor do Futuro

55 Atividade o carinha da TI

56 Atividade o carinha da TI

57 Atividade Apresente seu departamento e Unidade Se apresente
Escolha um atividade na sua unidade que precise melhorar a TI Apresente suas sugestões Tempo 10 min

58 O Gestor do Futuro

59 Dica de Aula e Estudo de Caso
Olhar Digital - de-um-gerente-de-ti-entenda-e-concorra-a-viagem-e- computador/22519


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