A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CADA MÔNADA REPRESENTA O UNIVERSO É COMO UM MICROCOSMOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CADA MÔNADA REPRESENTA O UNIVERSO É COMO UM MICROCOSMOS"— Transcrição da apresentação:

1 CADA MÔNADA REPRESENTA O UNIVERSO É COMO UM MICROCOSMOS
O QUE CADA MÔNADA PERCEBE E REPRESENTA? Cada mônada representa todas as outras – o universo inteiro 1 Cada mônada representa todo o universo – a totalidade 2

2 Vejamos o que nos afirma Leibniz:
“Toda substância é como um mundo inteiro, como um espelho de Deus ou então de todo o universo, que ela expressa de seu modo particular, assim como uma mesma cidade é representada diversamente, conforme a posição de quem a olha. Desse modo, podemos dizer que o universo se multiplica tantas vezes quantas são as substâncias e que a glória de Deus se multiplica igualmente, graças a tantas representações diversas de sua obra” (...).

3 Um pouco mais adiante, afirma também:
“Pode-se dizer, inclusive, que cada substância traz em si, de certo modo, o caráter da sabedoria infinita e da onipotência de Deus, imitando-o na medida do possível: com efeito, embora confusamente, ela expressa tudo aquilo que acontece no universo passado, presente, e futuro, o que tem certa semelhança com uma percepção ou conhecimento infinito. E, como todas as outras substâncias, por seu turno, expressam aquela substância e a ela se adaptam, pode-se dizer que ela estende a sua potência a todas as outras, em analogia com a onipotência do criador”.

4 Vejamos outra citação “Ademais, naquilo que eu disse podem-se ver as razões a priori pelas quais as coisas não poderiam ser diferentes: com efeito, ao regular o todo, Deus atenta para cada parte, particularmente para cada mônada, cuja natureza, sendo representativa, não poderia de modo algum ser circunscrita à representação de uma única parte das coisas, embora essa representação só abranja confusamente os particulares de todo o universo e, distintamente, só pequena parte das coisas, isto é, aquelas que estão mais próximas de cada mônada ou que são maiores do que ela, caso contrário cada mônada seria uma divindade. Assim, as mônadas não são limitadas no seu objeto, mas sim na modificação do conhecimento do objeto. Todas elas visam confusamente o infinito, o todo, mas são limitadas e distintas entre si conforme os graus de distinção das percepções”.

5 Doutrina do tudo-em-tudo:
Uma presença e uma ressonância de todas as coisas em tudo Todas as substâncias: toda mônada é um microcosmos. Mônada como espelho vivo perpétuo do universo: Cada mônada trás em si todos os eventos do universo: Tudo aquilo que aconteceu 1 Tudo aquilo que acontece 2 3 Tudo aquilo que acontecerá Nossa mente é que não pode perceber tudo isso.

6 Na “alma” está representada toda a “conexão do universo”.
A ALMA HUMANA: Na “alma” está representada toda a “conexão do universo”. Porém, somente em um tempo infinito poder-se-ia explicitar tudo aquilo que nela está implícito.

7 Cada “instante” trás presente a totalidade do tempo
O PRESENTE ESTÁ GRÁVIDO DO FUTURO: Cada “instante” trás presente a totalidade do tempo e dos acontecimentos temporais Observação: expressão cronológica do “tudo está em tudo”. Observação: energuéia tem em si passado e futuro. Interliga o passado e o futuro passado Presente dinâmico Aristóteles: energuéia futuro Passado e Presente Futuro Tomás: Necessários = ato contingente = potência

8 Vejamos o texto “Ademais, naquilo que eu disse podem-se ver as razões a priori pelas quais as coisas não poderiam ser diferentes: com efeito, ao regular o todo, Deus atenta para cada parte, particularmente para cada mônada, cuja natureza, sendo representativa, não poderia de modo algum ser circunscrita à representação de uma única parte das coisas, embora essa representação só abranja confusamente os particulares de todo o universo e, distintamente, só pequena parte das coisas, isto é, aquelas que estão mais próximas de cada mônada ou que são maiores do que ela, caso contrário cada mônada seria uma divindade.” (...)

9 (...) “Assim, as mônadas não são limitadas no seu objeto, mas sim na modificação do conhecimento do objeto. Todas elas visam confusamente o infinito, o todo, mas são limitadas e distintas entre si conforme os graus de distinção das percepções”.


Carregar ppt "CADA MÔNADA REPRESENTA O UNIVERSO É COMO UM MICROCOSMOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google