Administração de crédito

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Administração de crédito SAP Best Practices

Objetivo, benefícios e principais etapas do processo Uma verificação do limite de crédito pode ser efetuada na criação ou modificação de documentos de vendas. Benefícios Redução do risco de dívidas incobráveis Foco em clientes confiáveis e lucrativos Análise de crédito mais rápida Aceleração do processo de verificação de limite de crédito do cliente Identificação do risco de crédito geral de sua empresa Principais etapas do processo Entrar ordem do cliente Verificar o limite de crédito Bloquear ordem do cliente Liberar ordem do cliente Entregar ordem do cliente

Aplicações SAP necessárias e Funções da empresa SAP enhancement package 7 for SAP ERP 6.0 Funções da empresa Gerente de contas a receber Encarregado de faturamento

Descrição detalhada do processo Administração de crédito/Definir limite de crédito A verificação do limite de crédito é efetuada em uma área de controle de crédito. Durante a alteração de um documento, a verificação é repetida caso sejam feitas alterações em relação à quantidade e ao valor. Uma área de controle de créditos consiste em uma ou mais empresas. Um documento de vendas pertence a uma área de controle de créditos, dependendo da alocação da organização de vendas em uma empresa. O sistema da SAP verifica o limite de crédito concedido ao cliente nessa área de controle de créditos. As áreas de controle de créditos e o limite de crédito de um cliente são definidos em uma contabilidade financeira e inseridos no registro mestre do cliente. Durante a verificação, o sistema da SAP totaliza as contas a receber, as partidas em aberto e o valor líquido da ordem do cliente de cada item de um documento de vendas. As partidas em aberto consideram as obrigações de conta previstas em contrato que não são registradas para fins de contabilidade, mas envolvem despesas de diversas transações comerciais. O total é comparado com o limite de crédito. Se o limite for excedido, o sistema responderá de acordo com o modo definido pelo usuário no menu de configuração. Nesta solução estamos usando a verificação de crédito "simples". Durante a verificação do limite de crédito simples, é possível configurar apenas uma reação do sistema ('A' aviso, 'B' erro, 'C' bloqueio de remessa) quando o limite de crédito for excedido, escolhemos usar a opção 'C' (bloqueio de remessa). O sistema fornece uma transação para listar todos os documentos de vendas bloqueados para remessa, com informações sobre o que causou o bloqueio. A situação atual de crédito do cliente é revisada manualmente pelo departamento de crédito e quando a ordem do cliente é aprovada, o bloqueio da remessa é removido da ordem do cliente. É possível ir diretamente da lista para um documento de vendas individual colocando o cursor no documento relevante e escolhendo Processar documento de vendas.

Diagrama do Fluxo do Processo Administração de Crédito SAP ERP SAP ERP Ícone Nome Verificação de crédito para um cliente específico desejado FD32 VKM1 Gerente de contas a receber Encarregado de faturamento 1 1 A B Definir limite de crédito A Processamento da ordem do cliente: venda no depósito (109) (Crédito Aprovado) Vendas de item comprado (115) (Crédito Aprovado) Produção sob encomenda sem configuração de variantes (148) (Crédito Aprovado) Revisar ordens do cliente bloqueadas B Feedback ao cliente Preparativos encerramento SD (203) (Crédito Aprovado)

Apêndice

Legenda do Diagrama do Processo Raia Passo do Processo Interface Passo Manual do Processo A Passo Opcional do Processo A Função Empresarial <nome>* ≈ Passo do Processo Externo ao Escopo A A Interface do Usuário (UI) 1 Passo do Processo (manual ou automático) 1 A Passo Opcional do Processo (manual ou automático) 1 A Interface 1 Script de Lote Passo Automático do Processo 1 Passo Opcional Automático do Processo 1 Passo do Processo Externo ao Software Passo Opcional do Processo Externo ao Software Conexão Link Eventos Gateways Fluxo da sequência 1 Inline / Standalone Link de Página Link de Entrada Fluxo de dados XOR 1 (<BBID>) Link para processo ou item do escopo do SAP Best Practices Process Link de Saída Documentos OR 1 Evento Temporal Documento Externo Documento Contábil AND A Ícone do Link para o processo ou item do escopo do SAP Best Practices 1 Mensagem Complexo** * <nome>: Sistema SAP (nome PPMS), ou sistemas não-SAP, ou raia para passos externos ** Combinação de XOR, AND, OR

Obrigado