EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social emancipatórios, intencionalmente direcionadas à promoção da autonomia das pessoas, à formação da consciência crítica e à cidadania participativa (CNEPS, 2011). DINÂMICA Criação de espaços dialógicos, incorporados nos processos de trabalho e na vida;
EDUCAÇÃO POPULAR COMO VOCÊS IMAGINARIAM COLOCANDO EM PRÁTICA A EDUCAÇÃO POPULAR NAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS?
EDUCAÇÃO POPULAR Pressupostos da Política Nacional de Educação Popular em Saúde: Pressupostos da Política Nacional de Educação Popular em Saúde: 1.Problematização (leitura e análise crítica); 2.Amorosidade (que reflete no cuidado para com o outro); 3.Compromisso com a construção do projeto democrático popular (fortalecimento da equidade e integralidade); 4.Construção compartilhada do conhecimento (considerar a articulação integrada de saberes); 5.Diálogo (instrumento importante); 6.Emancipação (participação, incentivo à reflexão, autonomia);
DIREITOS HUMANOS ÂMBITO ESCOLAR No processo de afirmação desses direitos, a educação representa um papel importante, ao possibilitar a conscientização, a reflexão e a proposição de ações que podem e devem ser implementadas nas escolas. Educação direito fundamental Dever compartilhado Estado, família e sociedade
DIREITOS HUMANOS O QUE SIGNIFICA PROMOVER DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO ESCOLAR?
DIREITOS HUMANOS ÂMBITO ESCOLAR Educação em Direitos Humanos A Educação em Direitos Humanos no ambiente escolar necessita que as relações humanas tenham espaço para discutir e definir conjuntamente direitos e responsabilidades, com base em uma distribuição clara de papéis e tarefas. Professores Estudantes Familiares Oportunidades de: auto-expressão, responsabilidades e participação na tomada de decisão;