SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO SECRETARIA EXECUTIVA DE REGULAÇÃO EM SAÚDE OFICINAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Abril, 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Apoio Integrado e Coletivo MS
Universidade Federal de Pelotas
Prioridades e Desafios da Divisão de Informação – CONPREV para 2007 Oficina de operacionalização da Rede de Atenção Oncológica.
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
CONASEMS -
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Secretaria da Saúde Superintendência de Recursos Humanos
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CGSI.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
SEMINÁRIO DESENSIBILIZAÇÃO DE GESTORES PARA A PPI
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Avaliação na Atenção Básica
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Seminário Estadual do Projeto QualiSUS Rede Subprojeto da Região de Entre Rios/PI 23 de abril de 2015.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
Governança em Rede na Formação para Gestão do SUS e EaD como estratégia para implementação de políticas públicas Roberta Gondim Walter Mendes Victor Grabois.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE CIES NORDESTE PAULISTA – Araraquara, Franca e Ribeirão Preto out/2010.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Rio de Janeiro - RJ 12 de maio de 2005 Política.
NOSSA CULTURA ESTADO DO PARÁ Tacacá. Teatro da Paz. Açaí.
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
CURSO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E SIOPSwww.cosemsmg.org.br REUNIÃO COSEMS – FEVEREIRO 2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
OBJETIVO DO CURSO Formar especialistas em gestão do SUS e contribuir para o aprimoramento dos processos de organização das redes de atenção à saúde.
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO SECRETARIA EXECUTIVA DE REGULAÇÃO EM SAÚDE OFICINAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Abril, 2010

“A REGULAÇÃO QUE TEMOS E A REGULAÇÃO QUE QUEREMOS: Caminhos a Percorrer” 23 e 24 novembro 2009– Seminário Nacional de Regulação – parceria CONASS e CONASEMS Motivação : nortear a elaboração de estratégias para construção dos processos de Regulação, Controle e Avaliação. Consequência: Realização de Oficinas com a finalidade de promover a capacitação dos técnicos das áreas de Regulação, Controle e Avaliação.

OBJETIVOS Geral: Geral: Desenvolver e aprimorar os processos de RCA no SUS loco regional, através da análise crítica dos processos de trabalho e da proposição conjunta de estratégias de superação dos desafios da gestão da atenção em saúde, com vistas à gestão da rede. Específicos Específicos: ► Ampliar conhecimentos e alinhar conceitos de RCA; ► Difundir e implementar a cultura do planejamento no processo de trabalho de RCA; ► Ressaltar o fortalecimento da AB como eixo organizador e regulador dos sistemas de saúde – configuração de redes de atenção; ► Subsidiar análise dos processos de RCA e o planejamento de ações de aprimoramento;

► Reorientar as práticas de RCA nas três esferas de gestão do SUS; ► Instrumentalizar as equipes para o desenvolvimento de ações de qualificação nas áreas de RCA; ► Promover a integração das equipes nos níveis municipal, estadual e federal; ► Favorecer a co-responsabilização pelos processos de RCA no SUS loco regional. Planejamento e Informação para a gestão Redes e Regulação da Atenção Financiamento da Atenção á Saúde Controle e Avaliação da Atenção à Saúde Estratégias de aprimoramento Planejamento e Informação para a gestão Redes e Regulação da Atenção Financiamento da Atenção á Saúde Controle e Avaliação da Atenção à Saúde Estratégias de aprimoramento Participativa e coletiva TEMAS METODOLOGIA:

9 por UF: 4 SMS: 1 Coordenador RCA Capital, 1 Técnico RCA, 2 COSEMS. 3 SES 2 Tutores Curso Básico RCAA 9 por UF: 4 SMS: 1 Coordenador RCA Capital, 1 Técnico RCA, 2 COSEMS. 3 SES 2 Tutores Curso Básico RCAA PARTICIPANTES: MS: 38 (DERAC, SAS, SE e SGEP) CONASS/ CONASEMS: 10 MS: 38 (DERAC, SAS, SE e SGEP) CONASS/ CONASEMS: a 21 maio 2010 (AL, DF, PE, SC e TO) Brasília/DF 19 a 21 maio 2010 (AL, DF, PE, SC e TO) Brasília/DF AGENDA:

DATAPROGRAMAÇÃOATORES 19/05 Manhã Planejamento e Informação para a GestãoMesa:DERAC,CONASS,CONASEMS,DENASUS, DATASUS TardeRedes de AtençãoDARAS,E DAD, CONASS, CONASEMS 20/05 Manhã Regulação da Atenção à SaúdeCGRA e CPPI, CONASS e CONASEMS TardeFinanciamento da Atenção á SaúdeSPO, FNS, CGCSS, CONASS e CONASEMS 21/05 Manhã Controle e Avaliação da Atenção à SaúdeMonitoramento e DENASUS, CONASS e CONASEMS TardeAvaliação e Pactuação da continuidadeComissão Organizadora.

OBRIGADA! SERS/SES-PE & EQUIPE Novo Endereço: Rua Dona Maria Augusta Nogueira, Bloco G Bongi Recife - PE Inscrições encaminhadas para o Ministério da Saúde