LINGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 2º Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

COMO CRIAR E ADMINISTRAR UM BLOG.
Trabalho de Inglês Técnico
AÇÕES DO NTE. Aluno Integrado FORMAÇÃO DE TUTORES.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias.
Presença digital RENOVAR INTERIORES. Por que ter presença digital? Maiores oportunidades de negócio. Maior visibilidade. Possibilidade de monitoramento.
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA TARDE 10/04/2010.
Comunidades da rede de bibliotecas do MCTI
Aula 15: Aula 15: microblogs de comunicação instantânea. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus.
A grande rede mundial de computadores
Tutorial da Plataforma MOODLE
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Definições sobre e sua utilização no dia dia.
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
ALEXANDRA ALINE VERA.

O Uso Pedagógico do Blog
Crie apresentações de músicas, avisos e leituras contendo slides à partir de textos do Word, de páginas da internet e importadas do CCLI Song Select. No.
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Museu Memórias de Alfabetização
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Tutorial de Wordpress. Sobre o Wordpress  O Wordpress é um gerenciador de conteúdo na web (em especial, blogs). A grande diferença com relação a seus.
As funções da linguagem
Capacitação da ferramenta:
Criatividade e anúncio em tempos de rede
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Como atrair mais clientes através do Marketing de conteúdo?
Por que Twitter? Todo dia, milhões de usuários criam, descobrem e compartilham idéias no Twitter Além disso, os usuários acham interessante se conectar.
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
11/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 11 –ENDEREÇO ELETRÔNICO
Diário e blog Escrever é importante?.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Diário e Blog.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Vídeos.
REDES SOCIAIS E OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO NA WEB 2.0 Fabio Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde Laboratório.
Aplicativos Web – Web Design
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Planejamento Redes Sociais Província Di Salerno. Ampliar e fortalecer a presença da marca no ambiente digital Criar laços e maiores interações com o público.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
PORTAL JUNIOR ACHIEVEMENT. 16 mil acessos mensais visualizações de páginas 7,28 páginas por visita 35,71% de taxa de rejeição 00:03:52 é o tempo.
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
CIRCUITO CÂMERA COTIDIANA CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE MULTIPLICADORES - julho/agosto 2013 A cada ano, uma equipe de 15 Multiplicadores passa por um curso.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Blogando Blog como ferramenta de inclusão digital Porto Real – Junho/2009.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Curso de Programador de Sistemas Disciplina: Utilização de Frameworks Prof. Alaelson Jatobá Aula 2 29 de novembro de 2012.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
 Facebook: 1,15 bilhão de usuários únicos YouTube: 1 bilhão Qzone: 712 milhões Sina Weibo: 500 milhões WhatsApp: 350 milhões Google+: 327 milhões Tumblr:
GUIA PARA USO DO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA2013 PARTE I - CONSULTA AO ACERVO PARTE II - ACESSO USUÁRIO PARTE III - INTERATIVIDADE (WEB 2.0) Universidade Tecnológica.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Paulo Moraes By Paulo Moraes WORKSHOP Blog Conceito e prática.
Aula : Pág : Data: a jan B Turma: Instrutor: Ricardo Paladini Matos 2503-B /04/2013 Elielso Dias  O que é o Myspace  Criar.
Transcrição da apresentação:

LINGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 2º Ano Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo Fonte: www.linguagemtecdigital.blogspot.com

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo VAMOS ENTENDER O QUE É LINGUAGEM DIGITAL ?! Esta linguagem engloba a capacidade de ler, escrever, interpretar e reconhecer termos relacionados ao mundo digital, como programação, redes informáticas e até os celulares em si.  A linguagem digital é o meio ou instrumento onde os dados são combinados, transmitidos e possuem preservação de caráter permanente.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo Fonte: www.renato-tecnologia.blogspot.com

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo É bom saber que ... Vivemos na sociedade da informação que apresenta uma maior complexidade e uma ampla utilização de tecnologias de armazenamento. Essa sociedade deve se basear nos princípios da igualdade de oportunidades, participação e integração de todos.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo Mídia é o meio e a forma qual a notícia é transmitida. Pode ser Rádio, TV, Internet, Jornais, Revistas, Mídias Sociais (Facebook, Orkut, Twitter, Badoo, etc.). Fonte: www.indiga.com.br

O processo de comunicação envolve três etapas subdividas que são: Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo O processo de comunicação envolve três etapas subdividas que são: Emissor - é a pessoa a qual irá transmitir a mensagem. Mensagem - é a ideia que a pessoa quer passar. Receptor - é quem recebe a mensagem.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo As mídias atuais têm que se reinventarem todos os dias para acompanhar a demanda e a evolução das mídias sociais, que aumentam na velocidade de um clique. As diferentes mídias existem para atender as necessidades dos meios empresariais e pessoais, tudo hoje em dia é marketing. Quando saímos nas ruas, o ato de cumprimentar as pessoas, sorrir, já se autodenomina como um marketing pessoal. Já nas mídias sociais os Blogs, Orkut, também são meios de se fazer marketing.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo A língua é dinâmica. Muda no tempo e no espaço. Novos gêneros sempre vão surgindo ao longo do tempo. Os textos digitais são mais interacionais, mais flexíveis, mais móveis, mais dinâmicos e podem ser conectados virtualmente em qualquer lugar por qualquer pessoa. Fonte: www.universopatin.com

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo Saber fazer uso da língua é o principal meio de conquistarmos a cidadania. Para isso faz-se necessário sabermos usar tanto a língua culta falada e escrita, quanto reconhecer a forma não padrão com suas variações. FONTE: WWW.ANDRE2MARTINS.TUMBIR.COM

TIPOS DE MÍDIA NA LINGUAGEM DIGITAL : 1 ) O E-MAIL Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo TIPOS DE MÍDIA NA LINGUAGEM DIGITAL : 1 ) O E-MAIL _ Mensagem eletrônica onde é usado o símbolo “ @ “ para distinguir o nome do emissor da mensagem do nome da rede no endereço eletrônico. A palavra e-mail constitui a redução de eletronic mail, cuja significância é correio eletrônico, sua estrutura pauta-se pela seguinte forma: nome@provedor.com.br 

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo O nome representa o usuário; @ é o símbolo que passa ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é de um endereço de e-mail; o provedor é a empresa que viabiliza o acesso à Internet de forma gratuita ou mediante o pagamento de uma taxa. O termo “com” tem o sentido de comercial e “br” de Brasil. Fonte: www.break.com

A finalidade do E-MAIL: Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo A finalidade do E-MAIL: Restringe-se à comunicação entre as pessoas, uma vez que esta se dá de forma rápida e eficiente, permitindo que haja a troca de mensagens feitas em meio eletrônico, interagindo as relações pessoais e profissionais. Fonte: www.portfoliobibliodigital.blogspot.com

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo 2 ) REDES SOCIAIS __ São ferramentas que possibilitam o relacionamento entre pessoas de diferentes lugares do mundo, que se conhecem ou não, mas que compartilham algum tipo de afinidade. __ No Brasil, tornaram-se muito populares e, entre as mais acessadas estão : FACEBOOK YOUTUBE TWITER INSTAGRAM Fonte:www.iupmkt.wordpress.com

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo FACEBOOK _ O apelo dessa rede parece estar associado às diversas formas de interação oferecidas a seus usuários, que podem postar seus próprios textos, curtir o que é divulgado por seus amigos, convidá-los a participar de eventos, compartilhar fotos, notícias, músicas e vídeos. Fonte: www.misgifsdegente.blogspot.com

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo IMPORTANTE SABER QUE ... Todas as atividades das pessoas são organizadas em linhas do tempo (timelines) individuais, que permitem reconstruir não só a história da participação dos usuários nessa rede social, mas também eventos e fatos marcantes da vida de cada um. Fonte: www.rosealves72.blogspot.com

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo __ No FACEBOOK, os usuários dispõem de dois espaços preferenciais e para circulação e leitura de textos: O MURAL _ Que aparece associado ao perfil individual e é ali que os participantes dessa rede social organizam suas postagens. O FEED DE NOTÍCIAS _ Local onde são organizadas as postagens feitas por todos os amigos e páginas de interesse e é aí que cada membro dessa rede social tem a oportunidade de interagir de modo mais amplo, comentando os status que aparecem e são atualizados ao longo do dia.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo YOUTUBE YouTube é um site de compartilhamento de vídeos enviados pelos usuários através da internet. A ideia é idêntica à da televisão, em que existem vários canais disponíveis. A diferença é que os canais são criados pelos próprios usuários, onde podem compartilhar vídeos sobre os mais variados temas. No YouTube, os vídeos estão disponíveis para qualquer pessoa que queira assistir. Também é possível adicionar comentários sobre o vídeo.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo O YouTube hospeda uma imensa quantidade de filmes, documentários, videoclipes musicais e vídeos caseiros, além de transmissões ao vivo de eventos. A popularidade conseguida por alguns vídeos caseiros levam pessoas desconhecidas a se tornarem famosas, sendo consideradas “celebridades instantâneas”.

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo TWITTER - Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres. Os textos são conhecidos como tweets, e podem ser enviados por meio do website do serviço, por SMS, por celulares e etc. Fonte: www.habbid.com.br

Algumas utilidades do Twitter: Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo Algumas utilidades do Twitter: Você pode transmitir pensamentos (desde que esse pensamento seja traduzido em até 140 caractereres), contar piadas, compartilhar links interessantes ou aquele vídeo que achou engraçado, anunciar promoções dos seus serviços… As possibilidades são imensas. Lembrando, que para ter sucesso no twitter é preciso interagir com os usuários e compartilhar de informações interessantes. Fonte: www.luiscarlosgusmao.blogspot.com

Mas por que o Twitter faz tanto sucesso? Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo Mas por que o Twitter faz tanto sucesso? Agilidade na comunicação e rapidez na propagação da informação são as características marcantes do microblogging. As mensagens são compartilhadas de um jeito leve e descontraído, pelos usuários. Sabendo aproveitar dessas características, algumas pessoas começaram a chamar atenção pelo microblogging e consequentemente em outras mídias

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo INSTAGRAM Dentre os muitos aplicativos disponíveis para usuários de Smartphones, um conquistou a preferência : o INSTAGRAM. O INSTAGRAM oferece às pessoas uma ferramenta de edição rápida de fotografias para melhorar a qualidade das imagens capturadas pelas câmeras dos celulares, geralmente de baixa definição. O segundo grande atrativo do programa é a facilidade para compartilhar as fotos, enviando-as para o próprio INSTAGRAM ou para outras redes. Fonte: www.amarildocharge.wordpress.com

SEMELHANÇAS DO INSTAGRAM E O TWITER : Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo SEMELHANÇAS DO INSTAGRAM E O TWITER : A) As pessoas que seguem o TWITER e o INSTAGRAM seguem umas às outras e a interação entre amigos ocorre por meio de “ curtidas “e/ou comentários nas fotos. B) As pessoas que seguem o TWITER e o INSTAGRAM tem a possibilidade do uso das “ hashtags”, que são marcadores que identificam a categoria ou a especificidade de uma foto, permitindo que ela possa ser localizada por todas as pessoas interessadas por determinados temas. Fonte: www.fotosefotos.com

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo 3) BLOGS _ BLOGS , são diários virtuais, onde os usuários compartilham suas ideias, sentimentos e comentários em verdadeiros “diários virtuais”. Seu conteúdo abrange uma infinidade de assuntos: diários, links, notícias, poesia, ideias, fotografias, informações gerais. Fonte: www.mondopulpo.blogspot.com

COMO FUNCIONAM? A nível mundial são: Blogger (Google) e WordPress Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo OS BLOGS MAIS CONHECIDOS : A nível mundial são: Blogger (Google) e WordPress COMO FUNCIONAM? São publicações coletivas, com comentários abertos ou não, para qualquer participante que deseja se integrar nesta rede. Tanto as publicações (posts) como os comentários podem ser habilitados e desabilitados no Blog para outras pessoas interagirem ou não, depende da metodologia de utilização que cada grupo definir. www.medicinageriatica.com.br

OBSERVAÇÕES INTERESSANTES !!! Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo OBSERVAÇÕES INTERESSANTES !!! __ PHOTOSHOP Divulga imagens ou vídeos mundialmente em sites como YOUTUBE.COM __ DVD DIGITAL VERSATILE DISC, é um tipo de mídia para armazenamento de dados ou uso em aplicações multimídia. - É fisicamente idêntico ao CD, o DVD se diferencia deste por sua capacidade de armazenamento de dados muito maior. Fonte: www.olguchiland.blogspot.com

E... Sucesso na sua produção !!!!! Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo ATIVIDADES PRODUÇÃO DE UM BLOG INDIVIDUAL Você deve selecionar um tema de seu interesse, criar o seu blog e colocá-lo para funcionar. Você vai postar nele textos sobre temas de seu interesse. Defina a linguagem , o vocabulário e a abordagem que os temas receberão. PRODUÇÃO DE UM BLOG COLETIVO - O professor e a classe podem determinar, coletivamente, o título e o tema do Blog da turma. Vocês podem definir temas interessantes a serem discutidos. Definam com a participação de todos, as regras que servirão de base para a criação dos blogs. E... Sucesso na sua produção !!!!! Fonte: www.gifanimadosyfrasescorta.blogspot.com

Língua Portuguesa, 2º Ano, Linguagem digital: diferentes tipos de mídias no processo comunicativo MATERIAL DE REFERÊNCIA USADO NA PESQUISA : www.saraiva.com.br www.portugues.com.br www.mundoeducacao.com.br www.infoescola.com   www.youtube.com/watch KOCH, Ingedore (1997). O texto e a construção dos sentidos. São Paulo, Contexto. PLATÃO, Francisco & FIORIN, José Luiz (1996). Lições de texto: leitura e redação. São Paulo, Ática. CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 1998. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Marcadores conversacionais no português brasileiro: formas, posições e funções. In: CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Português falado culto no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004. RODRIGUES, Ângela Cecília de Souza. Língua falada e língua escrita. In: PRETI, Dino. Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas, 2003, p. 15-37.