Introdução ao Estudo do Sistema Muscular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DA ESTRUTURA MUSCULAR.
Advertisements

Tecido Muscular.
O SISTEMA MUSCULAR: OS MOTORES DO CORPO
MIOLOGIA CONSIDERAÇÕES GERAIS Movimento Produção de calor
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
INSTRUMENTAÇÃO BIOMECÂNICA APLICADA À FISIOTERAPIA
SISTEMA MUSCULAR.
DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
MÚSCULOS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Explicar a importância dos músculos para a locomoção; Identificar os principais músculos do corpo humano; Relacionar os.
T e c i d o M u s c u l a r Características
Sistema muscular.
Controle da Motricidade I MEDULA Arco reflexos medulares
TECIDOS MUSCULARES Relacionam-se com: locomoção
Sistema Muscular Nomes:Romualdo,Nícolas e Fernando Série:7ªB
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO
O corpo em movimento.
Sistema Muscular M.Sc. Prof.ª Viviane Marques
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Flexibilidade.
Sistema Muscular Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende.
Identificar os Princípios da Contração Muscular
SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO
Deficiência de amplitude de movimento e mobilidade articular.
Sistema Muscular.
SISTEMA NERVOSO.
ASPECTOS BIOMECÂNICOS DO TECIDO MUSCULAR
Sistema Muscular (miologia)
SISTEMA MUSCULAR
TECIDO MUSCULAR PROFº RIBEIRO FILHO.
SISTEMA MUSCULAR.
Tecido Muscular Cícero Matos.
SISTEMA MUSCULAR.
Centro Universitário Candido Rondon
FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos Curso de Agronomia Anatomia, Fisiologia e Higiene Animal Prof. Msc. Ricardo Tomaz da Silva Miologia.
ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO
SISTEMA MUSCULAR.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
CARACTERÍSTICAS GERAIS
TECIDO MUSCULAR.
Sitema esquelético.
Sistema muscular PROF. VICTOR PESSOA.
O SISTEMA MUSCULAR: OS MOTORES DO CORPO
Fisiologia do Sistema Neuromuscular -Contração do músculo esquelético-
APARELHO LOCOMOTOR Sistema Articular Prof. Aloísio Cardoso Jr.
SISTEMA MUSCULAR Prof. Dr. Marcelo R. Guerino.
Eduardo de Melo C. Rocha Disciplina de Reabilitação FCMSCSP
Prof. Ms. Sergio Franco Profissional de Ed. Fisica / Fisioterapeuta
SISTEMA MUSCULAR PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques
Sistema locomotor.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Sistema Locomotor.
TIPOS DE MÚSCULOS ESTRIADO CARDÍACO LISO.
TECIDOS: O QUE SÃO, E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES
M U S C L A R S I T E M A.
Miologia.
Avaliando a aptidão física
ASSER Disciplina: Anatomia Humana Profa Camila Papini
Aptidão músculo-esquelética
Miologia.
MIOLOGIA SISTEMA MUSCULAR.
Anatomia e Fisiologia Aula 6.
O nosso corpo.
Músculo estriado esquelético Prof. Dsc: Erika Korinfsky Wanderley
Iso-Stretching Juliana Carvalho.
Professor: Alison Batista
Sistema muscular nos animais domésticos
Sistema Muscular. Conceito “Músculos são estruturas individualizadas que atuam em uma ou mais articulações, e através da CONTRAÇÃO muscular proporcionam.
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Estudo do Sistema Muscular

Conceito O sistema muscular é formado por todos os músculos do corpo e o seu campo de estudo é a miologia. A miologia estuda os músculos, que são os elementos ativos do movimento, sendo os passivos os ossos e as articulações.

Conceito As células musculares especializam-se para a contração e o relaxamento, agrupando-se em fascículos (ou feixes) para formarem os músculos, que se acham fixados pelas suas extremidades. As células musculares são frequentemente denominadas fibras musculares, porque são longas e estreitas quando relaxadas, são células contráteis especializadas. Os músculos movem os segmentos do corpo por encurtamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas - contração.

O Músculo

Componentes Anatômicos dos Mm. Estriados Esqueléticos Porção Média: Ventre Muscular Parte contrátil Extremidades: Tendões (cilindróides) ou Aponeuroses (laminares) Esbranquiçados e brilhantes; Muito resistentes ; Praticamente inextensíveis; Prendem o músculo ao esqueleto.

Mecânica Muscular As extremidades do músculo prendem-se em pelo menos 2 ossos, de modo que o músculo cruza a articulação. A contração do ventre muscular produz um trabalho mecânico representado pelo deslocamento de um segmento do corpo. As fibras musculares podem reduzir em cerca de um terço ou metade do seu comprimento de repouso. Trabalho (T) = Potência (P) do músculo X Amplitude de contração (A) potência - no. de fibras do ventre muscular amplitude - grau de encurtamento

Estimulação Elétrica do Músculo Célula muscular está sob o controle do SN. Cada músculo possui seu nervo motor, que divide-se em muitos ramos para controlar todas células dos músculos. A sinapse entre o nervo e a fibra muscular ocorre nas placas motoras. Quando o impulso nervoso passa através do nervo, a placa motora transmite o impulso às células musculares determinando sua contração (encurtamento).

Unidade Motora

Pool de Motoneurônios

Órgão Tendíneo de Golgi

Fuso Neuromuscular

Reflexo Patelar

Tipos de Contração Muscular Tônica Fásica Isométrica Isotônica Concêntrica Excêntrica Reflexa

Contração Tônica Mesmo quando estão relaxados, os músculos de um indivíduo consciente estão quase sempre levemente contraídos, dá-se o nome de CONTRAÇÃO TÔNICA. Esta pequena contração, denominada tônus muscular, não produz movimento ou resistência ativa, mas confere ao músculo uma certa firmeza, ajudando na estabilidade das articulações e na manutenção da postura, enquanto mantém o músculo pronto para responder a estímulos apropriados.

Contração Fásica As contrações que produzem movimento ou resistência ativa são chamadas de CONTRAÇÕES FÁSICAS. Existem 2 tipos principais de contrações fásicas: contrações isotônicas contrações isométricas.

Contração Fásica Nas contrações isotônicas o músculo muda de comprimento em relação à produção de movimento. Nas contrações isométricas o comprimento do músculo permanece o mesmo, não há movimento, mas há aumento da força (tensão muscular) acima dos níveis tônicos, sendo importante para manter a postura vertical e quando os músculos atuam como fixadores.

Tipos de Contração Isotônica Na contração concêntrica, há movimento em virtude de encurtamento muscular. Na contração excêntrica o músculo sofre um relaxamento controlado e gradual enquanto exerce continuamente uma força (reduzida).

Contração Reflexa movimentos respiratórios do diafragma, níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, embora possamos controlá-lo voluntariamente dentro de certos limites; reflexo miotático, que resulta em movimento após um alongamento muscular produzido por percussão de um tendão com um martelo de reflexo.

Ação Muscular Qualquer movimento envolve a ação de vários músculos. A este trabalho em conjunto dá-se o nome de coordenação motora.

Classificação Funcional dos Músculos Quando um músculo é o agente principal na execução de um movimento ele é nomeado de agonista. Quando um músculo se opõe ao trabalho de um agonista, seja para regular a rapidez ou a potência de ação deste agonista, ele é dito antagonista. Quando um músculo atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado que poderia ser produzido pelo agonista, ele é chamado de sinergista.

Origem e Inserção Origem: extremidade do músculo presa à peça óssea que não se desloca - Ponto Fixo Inserção: é a extremidade do músculo presa à peça óssea que se desloca - Ponto Móvel

Fáscia Muscular Lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo; É uma bainha elástica de contenção; Permite o deslizamento dos músculos entre si; Espessura varia de músculo para músculo. Septo muscular: prolongamento que parte de uma fáscia espessada e termina fixando-se ao osso.

Classificação dos músculos QUANTO À FORMA Músculos Planos Possuem fibras paralelas frequentemente com uma aponeurose m. peitoral maior m. oblíquo externo

Classificação dos músculos QUANTO À FORMA Músculos Peniformes semelhantes a penas na organização de seus fascículos. unipeniformes: m. extensor longo dos dedos Peniformes: m. gastrocnêmio Multipeniformes: m. deltóide

Classificação dos músculos QUANTO À FORMA Músculos Fusiformes possuem formato de fuso com ventre muscular arredondado e espesso e extremidades afiladas. m. bíceps braquial

Classificação dos músculos QUANTO À FORMA Músculos Quadrados Têm quatro lados iguais. m. pronador quadrado.

Classificação dos músculos QUANTO À FORMA Músculos Circulares ou Esfincterianos Circundam uma abertura ou orifício do corpo, fechando-o quando se contraem. m. orbicular da boca

Classificação dos músculos QUANTO À ORIGEM Bíceps: 2 cabeças de origem Tríceps: 3 cabeças de origem Quadríceps: 4 cabeças de origem

Classificação dos músculos QUANTO À INSERÇÃO Bicaudados: 2 tendões de inserção Policaudados: 3 ou mais tendões de inserção

Classificação dos músculos QUANTO AO VENTRE MUSCULAR Digástricos: apresentam 2 ventres musculares Poligástricos: apresentam 3 ou mais ventres musculares

Classificação dos músculos QUANTO À AÇÃO Flexor Extensor Adutor Abdutor Rotador medial Rotador lateral Pronador Supinador