(Ensino Fundamental , 9º ano)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física
Capítulo 1 O MOVIMENTO Índice remissívo.
Prof. Hebert Monteiro Movimento em I dimensão. Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento. A mecânica é dividida.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS MOVIMENTOS
Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s
CINEMÁTICA Trajetória, Movimento Retilíneo ou Curvilíneo, Posição Escalar e Função horária das posições.
CINEMÁTICA Velocidade.
OS MOVIMENTOS.
FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS MOVIMENTOS
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CINEMÁTICA.
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

Conceitos introdutórios
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
O HOMEM E A FÍSICA 9º Ano AB – 3º Bimestre
Cinemática – Principais Conceitos.
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Mecânica Cinemática escalar.
Física Aula 06 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Cinemática.
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Professor Lutiano Freitas Colégio Visão
Movimentos.
Professor Lutiano Freitas Colégio Visão
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Fizencadeando pensamentos
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Cinemática Professor PH.
AULA 1 CINEMÁTICA.
Revisão para a Avaliação Bimestral (3º bimestre) Ciências - 9º Ano
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
Gráficos Posição-Tempo
Mecânica Estudo dos Movimentos.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Os Primeiros passos do movimento
V= V= Velocidade S= posição t= tempo =Variação Final – inicial
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
MECÂNICA Estudo dos movimentos.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
MECÂNICA Prof. MSc Luiz Rogério Mantelli Setembro de 2010 INCLUSÃO PEDAGÓGICA OFICINAS DE FÍSICA.
Física.
AULA 1 CINEMÁTICA.
2º/2015 MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME - MRU AULA Nº 1
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
Revisão de Física (cinemática).
Bem vindos ao 1ºEM! Física Setor A: Mecânica Professor Ricardo “ Jack”
Tableau Sistema Etapa Física 3º EM Frente A: Mecânica
FÍSICA I Mecânica: Cinemática Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso.
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
Representação Gráfica do movimento
Introdução à Cinemática
Cinemática. Móvel e Ponto Material Ramo da Mecânica Clássica que estuda os movimentos sem que nos preocupemos como ocorreram esses movimentos. Em cinemática.
Ciências (Ensino Fundamental, 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia O que é o movimento?
Transcrição da apresentação:

(Ensino Fundamental , 9º ano) Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) CONCEITO DE MOVIMENTO, RELACIONANDO GRANDEZA E UNIDADES DE MEDIDA E SUA RELAÇÃO COM O DIA-A-DIA

Movimento O que é o movimento? Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento O que é o movimento? É a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material em relação a um referencial no decorrer do tempo. Se não tomar-se um referencial, não poder-se-á dizer se algo está em movimento ou parado.

Cinemática Cinemática Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Cinemática Cinemática É a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos ou partículas sem se levar em conta o que os causou. Movimento, repouso e referencial Um móvel está em movimento em relação a certo referencial quando o móvel sofre um deslocamento em relação ao mesmo referencial, isto é, quando há uma variação da posição do móvel em função do tempo decorrido.

CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA Móvel é todo corpo dotado de movimento: um trem correndo velozmente sobre os trilhos, um navio cruzando o oceano, uma pessoa correndo, uma bola rolando, são exemplos. http://www.inscricaoenem.com.br/wp-content/uploads/2012/10/Cinem%C3%A1tica.jpg 26/07/2015 Ponto material é todo corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação às distâncias consideradas: um automóvel em movimento numa rodovia.

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Referencial e repouso É chamado de referencial  o corpo em relação ao qual identifica, se o móvel está em movimento ou em repouso. É  importante saber também que a forma da trajetória que um corpo descreverá depende do referencial que se adotou. http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/fundamentos-cinematica-4.jpg 28/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Um corpo pode, num determinado instante, estar em repouso em relação a um certo referencial e, em movimento, em relação a outro referencial. http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/fundamentos-cinematica-6.jpg 28/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Trajetória É o lugar geométrico ocupado pelo móvel ao longo do seu movimento. Seu "rastro" no espaço visto por um certo observador. Logo a trajetória depende do observador/referencial. Observe que: quem estiver dentro do avião verá o objeto cair em linha reta e, quem estiver na Terra verá um arco de parábola. http://aprendendofisica.net/rede/apontamentos-de-fisica/files/2011/03/trajetoria-300x200.jpg 23/07/2015

Com relação a trajetória, os movimentos são classificados em: Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Com relação a trajetória, os movimentos são classificados em: Retilíneos quando a trajetória do móvel é em linha reta: a queda de uma bola, a descida de um elevador, um avião cortando o ar, são exemplos. http://www.sobiologia.com.br/figuras/oitava_serie/trajetoria3.jpg 26/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Curvilíneos quando a trajetória do móvel é em linha curva, incluindo, os movimentos circulares, elípticas, parabólicos e hiperbólicos. http://www.sobiologia.com.br/figuras/oitava_serie/trajetoria.jpg 26/07/2015 http://www.sobiologia.com.br/figuras/oitava_serie/trajetoria2.gif 26/07/2015 http://www.sobiologia.com.br/figuras/oitava_serie/trajetoria4.gif 26/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Também podemos dividir os movimentos retilíneos e curvilíneos em três tipos diferentes: uniforme : a velocidade do corpo não muda com o passar do tempo; acelerado : a velocidade do corpo aumenta com o passar do tempo; retardado : a velocidade do corpo diminui com o passar do tempo. Movimento retilíneo uniforme : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade nunca muda. Movimento retilíneo acelerado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade aumenta com o tempo. Movimento retilíneo retardado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade diminui com o tempo Movimento curvilíneo uniforme : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade nunca muda. Movimento curvilíneo acelerado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade aumenta com o passar do tempo. Movimento curvilíneo retardado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade diminui com o passar do tempo.

Movimento e sua relação no dia-a-dia Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento e sua relação no dia-a-dia A rotação da Terra movimento que ela executa é responsável pela alternância entre o período de tempo ensolarado e o período de tempo sem incidência solar direta conhecidos como dia e noite. https://lh3.googleusercontent.com/NLxBSng3AV3CIsLFbxc9qyFMCb76rWmGrUNAer5_6QWb1ueLovTo0qbwuJiify8f5OnUDZA=s161 27/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Correntes Marítimas A existência das correntes marítimas está ligada ao Movimento de Rotação da Terra. Fatores que influenciam ventos a direção das temperatura correntes marítimas salinidade relevo submarino

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Os oceanos são o centro de movimentos permanentes podendo arrastar as partículas líquidas muito longe do seu local de origem: são as chamadas correntes marinhas. A sua influência é considerável tanto para a navegação como para a economia geral dos mares e para o clima. Elas também interferem na vida marinha, tendo influência direta no equilíbrio de oceanos e mares. http://br.monografias.com/trabalhos3/correntes-marinhas/correntes-marinhas.shtml 27/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia http://2.bp.blogspot.com/-TxG6Hb_GiaA/UZSgnNtwbjI/AAAAAAAAAM8/pDFvfrBsZHM/s1600/correntes.gif 27/07/2015 http://www.ateffaba.org.br/wp-content/uploads/2010/07/pesca.jpg 27/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia COORDENAÇÃO MOTORA– É a capacidade de realizar movimentos coordenados, controlando os pequenos músculos para realizar exercícios. Exemplo: rasgar e recortar papéis, dobraduras, exercícios, entre outros. http://www.estilovoila.com.br/wp-content/uploads/2013/01/2572772-4003-rec.jpg 27/07/2015

A linguagem matemática do movimento Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia A linguagem matemática do movimento Posição (S) de um ponto material é o lugar que o móvel ocupa em relação ao referencial adotado. http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2012/02/movimento-retilineo.jpg 27/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Deslocamento ( ΔS) corresponde à posição que o móvel ocupa no final do movimento, menos sua posição no início do movimento. http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2012/02/movimento-retilineo2.jpg 27/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Intervalo de tempo ( Δt ) é o tempo transcorrido entre o instante final e o instante inicial. http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensmedio/fisica/movim/mov2.gif 27/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Velocidade média ( Vm ) é determinada pela razão entre o deslocamento (ΔS ) e o intervalo de tempo (Δt). Um rapaz percorre espaços iguais em tempos iguais. Ele leva 2 s para percorrer cada 10 m (em relação a posição inicial, que neste caso é zero), teremos: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/F%C3%ADsica1.png 27/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Grandezas físicas, unidades de medidas, transformações de unidades, notação científica e algarismos significativos Uma grandeza física é uma quantidade que pode ser medida e representada por um número associado a uma unidade de medida. http://3.bp.blogspot.com/-BqZXiKZ7lik/UKfA4zPQ0JI/AAAAAAAAAd8/AMB36VFPoJc/s320/regra_unidades_medidas.PNG 27/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Exercício resolvido Calcular, em m/s, a velocidade de um móvel que percorre 14,4 km em 3 min.  

Grandezas fundamentais Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Grandezas fundamentais Unidades fundamentais Nome da unidade Símbolo Comprimento metro m Massa quilograma Kg Tempo segundo s Temperatura Kelvin K Intensidade de corrente ampère A Intensidade luminosa candela cd Quantidade de matéria mol

Movimento, em que a velocidade é constante. Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento uniforme Movimento, em que a velocidade é constante. http://www.geocities.ws/saladefisica8/cinematica/movuniforme50.gif 27/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento variado Movimento, em que a velocidade varia ( aumenta ou diminui ) no decorrer do tempo. http://essaseoutras.xpg.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/06/movimento-uniformemente-variado.gif 27/07/2015

Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Aceleração média (am)   http://aprendendofisica.net/rede/apontamentos-de-fisica/files/2011/03/acelera%C3%A7%C3%A3o-escalar.jpg 27/07/2015

Movimento dos corpos em queda livre Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento dos corpos em queda livre Aceleração que ocorre pela atração gravitacional que a Terra exerce nos corpos que estão em suas proximidades. A aceleração dos corpos em queda livre é de aproximadamente 9,8 m/s2 http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2015/04/queda-livre-desenvolvimento-como-calcular-e-exemplo.jpg 27/07/2015

Qual o valor da aceleração? Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Exercício 1º) Um Guepardo percorreu 81 m em cerca de 3s. Qual a Velocidade Média que ele desenvolveu? 2º) Um trem viaja com velocidade média de 60km/h durante 1,5h. Qual foi a distância percorrida nesse tempo? 3º) O que anda mais rápido: um carro 20m/s ou um ônibus a 54km/h? faça o cálculo para justificar sua resposta? 4º) Um carro parte do repouso e atinge a velocidade de 15 m/s ao fim de 3s. Qual o valor da aceleração? 5º) Um objeto cai do alto de um edifício, gastando 7s na queda. Calcular com que velocidade chega ao solo.

3º) O Carro é mais rápido porque ele anda a 20m/s e o ônibus a 15m/s Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Gabarito 1º) 27m/s 2º) 90km 3º) O Carro é mais rápido porque ele anda a 20m/s e o ônibus a 15m/s 4º) 5m/s2 5º)a=g=9,8x7= 68,6 m/s

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://cinematicanaweb.blogspot.com.br/ Acesso em 08/10/2015 http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/fundamentos-cinematica.asp Acesso em 08/10/2015 http://sfl.pro.br/blogs/index.php/Notas/grandezas-cinematicas Acesso em 08/10/2015 http://www.vanialima.blog.br/2014/09/mecanica-trajetoria.html Acesso em 08/10/2015 http://slideplayer.com.br/slide/1360701/ Acesso em 08/10/2015 http://br.monografias.com/trabalhos3/correntes-marinhas/correntes-marinhas.shtml Acesso em 08/10/2015 http://oquecfq.blogspot.com.br Acesso em 08/10/2015 http://www.estilovoila.com.br/saude/correndo-pela-saude/ Acesso em 08/10/2015 http://www.infoescola.com/fisica/movimento-retilineo/ Acesso em 08/10/2015 http://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/cinematica-1-entenda-o-que-sao-velocidade-e-aceleracao-escalar-media.htm Acesso em 08/10/2015 http://professorwesleymarcos.blogspot.com.br/2012/11/unidades-de-medidas.html Acesso em 08/10/2015 http://www.geocities.ws/saladefisica8/cinematica/movuniforme.html Acesso em 08/10/2015 http://aprendendofisica.net/rede/apontamentos-de-fisica/2011/03/31/grandezas-cinematicas/ Acesso em 08/10/2015 http://www.estudopratico.com.br/queda-livre-desenvolvimento-como-calcular-e-exemplo/ Acesso em 08/10/2015