(Ensino Fundamental , 9º ano) Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) CONCEITO DE MOVIMENTO, RELACIONANDO GRANDEZA E UNIDADES DE MEDIDA E SUA RELAÇÃO COM O DIA-A-DIA
Movimento O que é o movimento? Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento O que é o movimento? É a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material em relação a um referencial no decorrer do tempo. Se não tomar-se um referencial, não poder-se-á dizer se algo está em movimento ou parado.
Cinemática Cinemática Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Cinemática Cinemática É a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos ou partículas sem se levar em conta o que os causou. Movimento, repouso e referencial Um móvel está em movimento em relação a certo referencial quando o móvel sofre um deslocamento em relação ao mesmo referencial, isto é, quando há uma variação da posição do móvel em função do tempo decorrido.
CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA Móvel é todo corpo dotado de movimento: um trem correndo velozmente sobre os trilhos, um navio cruzando o oceano, uma pessoa correndo, uma bola rolando, são exemplos. http://www.inscricaoenem.com.br/wp-content/uploads/2012/10/Cinem%C3%A1tica.jpg 26/07/2015 Ponto material é todo corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação às distâncias consideradas: um automóvel em movimento numa rodovia.
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Referencial e repouso É chamado de referencial o corpo em relação ao qual identifica, se o móvel está em movimento ou em repouso. É importante saber também que a forma da trajetória que um corpo descreverá depende do referencial que se adotou. http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/fundamentos-cinematica-4.jpg 28/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Um corpo pode, num determinado instante, estar em repouso em relação a um certo referencial e, em movimento, em relação a outro referencial. http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/fundamentos-cinematica-6.jpg 28/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Trajetória É o lugar geométrico ocupado pelo móvel ao longo do seu movimento. Seu "rastro" no espaço visto por um certo observador. Logo a trajetória depende do observador/referencial. Observe que: quem estiver dentro do avião verá o objeto cair em linha reta e, quem estiver na Terra verá um arco de parábola. http://aprendendofisica.net/rede/apontamentos-de-fisica/files/2011/03/trajetoria-300x200.jpg 23/07/2015
Com relação a trajetória, os movimentos são classificados em: Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Com relação a trajetória, os movimentos são classificados em: Retilíneos quando a trajetória do móvel é em linha reta: a queda de uma bola, a descida de um elevador, um avião cortando o ar, são exemplos. http://www.sobiologia.com.br/figuras/oitava_serie/trajetoria3.jpg 26/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Curvilíneos quando a trajetória do móvel é em linha curva, incluindo, os movimentos circulares, elípticas, parabólicos e hiperbólicos. http://www.sobiologia.com.br/figuras/oitava_serie/trajetoria.jpg 26/07/2015 http://www.sobiologia.com.br/figuras/oitava_serie/trajetoria2.gif 26/07/2015 http://www.sobiologia.com.br/figuras/oitava_serie/trajetoria4.gif 26/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Também podemos dividir os movimentos retilíneos e curvilíneos em três tipos diferentes: uniforme : a velocidade do corpo não muda com o passar do tempo; acelerado : a velocidade do corpo aumenta com o passar do tempo; retardado : a velocidade do corpo diminui com o passar do tempo. Movimento retilíneo uniforme : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade nunca muda. Movimento retilíneo acelerado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade aumenta com o tempo. Movimento retilíneo retardado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade diminui com o tempo Movimento curvilíneo uniforme : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade nunca muda. Movimento curvilíneo acelerado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade aumenta com o passar do tempo. Movimento curvilíneo retardado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade diminui com o passar do tempo.
Movimento e sua relação no dia-a-dia Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento e sua relação no dia-a-dia A rotação da Terra movimento que ela executa é responsável pela alternância entre o período de tempo ensolarado e o período de tempo sem incidência solar direta conhecidos como dia e noite. https://lh3.googleusercontent.com/NLxBSng3AV3CIsLFbxc9qyFMCb76rWmGrUNAer5_6QWb1ueLovTo0qbwuJiify8f5OnUDZA=s161 27/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Correntes Marítimas A existência das correntes marítimas está ligada ao Movimento de Rotação da Terra. Fatores que influenciam ventos a direção das temperatura correntes marítimas salinidade relevo submarino
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Os oceanos são o centro de movimentos permanentes podendo arrastar as partículas líquidas muito longe do seu local de origem: são as chamadas correntes marinhas. A sua influência é considerável tanto para a navegação como para a economia geral dos mares e para o clima. Elas também interferem na vida marinha, tendo influência direta no equilíbrio de oceanos e mares. http://br.monografias.com/trabalhos3/correntes-marinhas/correntes-marinhas.shtml 27/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia http://2.bp.blogspot.com/-TxG6Hb_GiaA/UZSgnNtwbjI/AAAAAAAAAM8/pDFvfrBsZHM/s1600/correntes.gif 27/07/2015 http://www.ateffaba.org.br/wp-content/uploads/2010/07/pesca.jpg 27/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia COORDENAÇÃO MOTORA– É a capacidade de realizar movimentos coordenados, controlando os pequenos músculos para realizar exercícios. Exemplo: rasgar e recortar papéis, dobraduras, exercícios, entre outros. http://www.estilovoila.com.br/wp-content/uploads/2013/01/2572772-4003-rec.jpg 27/07/2015
A linguagem matemática do movimento Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia A linguagem matemática do movimento Posição (S) de um ponto material é o lugar que o móvel ocupa em relação ao referencial adotado. http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2012/02/movimento-retilineo.jpg 27/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Deslocamento ( ΔS) corresponde à posição que o móvel ocupa no final do movimento, menos sua posição no início do movimento. http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2012/02/movimento-retilineo2.jpg 27/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Intervalo de tempo ( Δt ) é o tempo transcorrido entre o instante final e o instante inicial. http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensmedio/fisica/movim/mov2.gif 27/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Velocidade média ( Vm ) é determinada pela razão entre o deslocamento (ΔS ) e o intervalo de tempo (Δt). Um rapaz percorre espaços iguais em tempos iguais. Ele leva 2 s para percorrer cada 10 m (em relação a posição inicial, que neste caso é zero), teremos: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/F%C3%ADsica1.png 27/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Grandezas físicas, unidades de medidas, transformações de unidades, notação científica e algarismos significativos Uma grandeza física é uma quantidade que pode ser medida e representada por um número associado a uma unidade de medida. http://3.bp.blogspot.com/-BqZXiKZ7lik/UKfA4zPQ0JI/AAAAAAAAAd8/AMB36VFPoJc/s320/regra_unidades_medidas.PNG 27/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Exercício resolvido Calcular, em m/s, a velocidade de um móvel que percorre 14,4 km em 3 min.
Grandezas fundamentais Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Grandezas fundamentais Unidades fundamentais Nome da unidade Símbolo Comprimento metro m Massa quilograma Kg Tempo segundo s Temperatura Kelvin K Intensidade de corrente ampère A Intensidade luminosa candela cd Quantidade de matéria mol
Movimento, em que a velocidade é constante. Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento uniforme Movimento, em que a velocidade é constante. http://www.geocities.ws/saladefisica8/cinematica/movuniforme50.gif 27/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento variado Movimento, em que a velocidade varia ( aumenta ou diminui ) no decorrer do tempo. http://essaseoutras.xpg.uol.com.br/wp-content/uploads/2011/06/movimento-uniformemente-variado.gif 27/07/2015
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Aceleração média (am) http://aprendendofisica.net/rede/apontamentos-de-fisica/files/2011/03/acelera%C3%A7%C3%A3o-escalar.jpg 27/07/2015
Movimento dos corpos em queda livre Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento dos corpos em queda livre Aceleração que ocorre pela atração gravitacional que a Terra exerce nos corpos que estão em suas proximidades. A aceleração dos corpos em queda livre é de aproximadamente 9,8 m/s2 http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2015/04/queda-livre-desenvolvimento-como-calcular-e-exemplo.jpg 27/07/2015
Qual o valor da aceleração? Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Exercício 1º) Um Guepardo percorreu 81 m em cerca de 3s. Qual a Velocidade Média que ele desenvolveu? 2º) Um trem viaja com velocidade média de 60km/h durante 1,5h. Qual foi a distância percorrida nesse tempo? 3º) O que anda mais rápido: um carro 20m/s ou um ônibus a 54km/h? faça o cálculo para justificar sua resposta? 4º) Um carro parte do repouso e atinge a velocidade de 15 m/s ao fim de 3s. Qual o valor da aceleração? 5º) Um objeto cai do alto de um edifício, gastando 7s na queda. Calcular com que velocidade chega ao solo.
3º) O Carro é mais rápido porque ele anda a 20m/s e o ônibus a 15m/s Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Gabarito 1º) 27m/s 2º) 90km 3º) O Carro é mais rápido porque ele anda a 20m/s e o ônibus a 15m/s 4º) 5m/s2 5º)a=g=9,8x7= 68,6 m/s
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://cinematicanaweb.blogspot.com.br/ Acesso em 08/10/2015 http://www.vestibulandoweb.com.br/fisica/teoria/fundamentos-cinematica.asp Acesso em 08/10/2015 http://sfl.pro.br/blogs/index.php/Notas/grandezas-cinematicas Acesso em 08/10/2015 http://www.vanialima.blog.br/2014/09/mecanica-trajetoria.html Acesso em 08/10/2015 http://slideplayer.com.br/slide/1360701/ Acesso em 08/10/2015 http://br.monografias.com/trabalhos3/correntes-marinhas/correntes-marinhas.shtml Acesso em 08/10/2015 http://oquecfq.blogspot.com.br Acesso em 08/10/2015 http://www.estilovoila.com.br/saude/correndo-pela-saude/ Acesso em 08/10/2015 http://www.infoescola.com/fisica/movimento-retilineo/ Acesso em 08/10/2015 http://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/cinematica-1-entenda-o-que-sao-velocidade-e-aceleracao-escalar-media.htm Acesso em 08/10/2015 http://professorwesleymarcos.blogspot.com.br/2012/11/unidades-de-medidas.html Acesso em 08/10/2015 http://www.geocities.ws/saladefisica8/cinematica/movuniforme.html Acesso em 08/10/2015 http://aprendendofisica.net/rede/apontamentos-de-fisica/2011/03/31/grandezas-cinematicas/ Acesso em 08/10/2015 http://www.estudopratico.com.br/queda-livre-desenvolvimento-como-calcular-e-exemplo/ Acesso em 08/10/2015