Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Separação de Misturas Professor: Américo Falcone.

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SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Separação de Misturas Professor: Américo Falcone

PBVest Fazendo Educação LÍQUIDO-LÍQUIDO 1. MISTURAS HETEROGÊNEAS 1.1. SÓLIDO-SÓLIDO cataçãopeneiraçãoImantação ou separação magnética 1.2 SÓLIDO- LÍQUIDO

PBVest Fazendo Educação MISTURAS HOMOGÊNEAS 2.1 SÓLIDO-LÍQUIDO Destilação simples

PBVest Fazendo Educação ) LÍQUIDO-LÍQUIDO Destilação fracionada

PBVest Fazendo Educação 25 Questão 1 COLUNA I COLUNA II (1) preparar um cafezinho ( ) sublimação (2) coar nata do leite ( ) diluição (3) adoçar o leite ( ) filtração (4) usar naftalina na gaveta ( ) extração (5) adicionar água no suco ( ) dissolução de limão para ficar mais fraco Os números da segunda coluna, lidos de cima para baixo, são: a)4, 5, 2, 1, 3 b) 1, 3, 4, 5, 2 c) 4, 3, 2, 1, 5 d) 3, 2, 4, 5, 1 e) 3, 2, 5, 4,

PBVest Fazendo Educação 26 Questão 2 a) Em I, a água não é mais agitada e os flocos vão se depositando no fundo, separando-se da água, processo denominado de filtração. I II III b) Em II, através da decantação ocorre a separação dos componentes da mistura homogênea formada entre o sulfato de alumínio e a água. c) No tanque III, o carvão ativado é utilizado para destilar a matéria orgânica indesejável. d) A água filtrada está limpa, mas ainda pode conter microrganismos causadores de doenças. Por isso, ela recebe um produto que contém cloro, que mata os microrganismos, processo denominado de cloração. e) todos os processos descritos são químicos.