MATEMÁTICA Ensino Fundamental, 7º Ano Proporção: grandezas inversamente proporcionais.

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Transcrição da apresentação:

MATEMÁTICA Ensino Fundamental, 7º Ano Proporção: grandezas inversamente proporcionais

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Ela é um ramo importantíssimo da Matemática, onde representamos as informações de uma pesquisa por meio de tabelas e gráficos. Olá, pessoal. Na aula de hoje vamos falar sobre grandezas inversamente proporcionais. Imagem: Tango! Desktop Project / Public Domain Mas antes... Vocês sabem o que é uma grandeza?

Imagem: Tango! Desktop Project / Public Domain Matemática, 9º Ano do Ensino Fundamental Moda e mediana Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, contado, aumentado ou diminuído. Vamos ver alguns exemplos!

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Ela é um ramo importantíssimo da Matemática, onde representamos as informações de uma pesquisa por meio de tabelas e gráficos. O comprimento A área O volume A massa Imagens em sentido horário a partir do canto superior esquerdo: (a) Lite / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, (b) Tango! Desktop Project / Public Domain, (c) Jbmg40 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, (d) senov / Creative Commons Attribution 2.0 Generic e (e) Diego Gomes Ferraz / Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International.

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Ela é um ramo importantíssimo da Matemática, onde representamos as informações de uma pesquisa por meio de tabelas e gráficos. Existem algumas grandezas que não possuem nenhuma relação entre si, ou seja, elas não dependem uma da outra. Imagem: Tango! Desktop Project / Public Domain

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Ela é um ramo importantíssimo da Matemática, onde representamos as informações de uma pesquisa por meio de tabelas e gráficos. Exemplo: a idade de uma pessoa e sua altura. Imagem: Tango! Desktop Project / Public Domain Imagem: Andréa Farias Farias/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic E

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Ela é um ramo importantíssimo da Matemática, onde representamos as informações de uma pesquisa por meio de tabelas e gráficos. Ou a massa de uma pessoa e o número que ela calça. Imagem: Tango! Desktop Project / Public Domain Imagem: Doug Coldwell/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Legal! E o que acontece com asL grandezas que possuem uma relação de proporcionalidade entre si? Quando são proporcionais, podemos classificá-las em diretamente ou inversamente proporcionais. Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Imagem: (a) e (b) Tango! Desktop Project / Public Domain

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Ela é um ramo importantíssimo da Matemática, onde representamos as informações de uma pesquisa por meio de tabelas e gráficos. Suponha que uma doceira faz 25 docinhos em 10 minutos. Se ela manter o mesmo ritmo de produção, em 20 minutos ela fará 50 docinhos. Observe: Quantidade de docinhos Tempo (minutos) Imagem: User Mayra (Maych) / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Ela é um ramo importantíssimo da Matemática, onde representamos as informações de uma pesquisa por meio de tabelas e gráficos. Imagine agora que um produtor rural tem uma produção anual de frangos de cerca de 18 toneladas. Em seis meses, ele terá apenas 9 toneladas. Produção (toneladas) Tempo (meses) Imagem: Bob Zoller / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

Sim! O que isso quer dizer? Imagem: (a) e (b) Tango! Desktop Project / Public Domain Você observou que, no exemplo da produção de frango, quanto menor o tempo (em meses), menor será a quantidade de toneladas de frango produzida? Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Dizemos que duas grandezas são diretamente proporcionais quando, ao aumentarmos uma, a outra também aumenta e, ao diminuirmos uma, a outra também diminui. Imagem: Tango! Desktop Project / Public Domain

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Ela é um ramo importantíssimo da Matemática, onde representamos as informações de uma pesquisa por meio de tabelas e gráficos. Outros exemplos de grandezas diretamente proporcionais:  A quantidade de fotocópias em uma gráfica e o tempo necessário.  Distância em quilômetros e os litros de combustível necessários para percorrê-los. Imagem: Joseph Barillari / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported Imagem: Bob McMillan / Public Domain

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Mas há grandezas que possuem uma dependência inversa. Quando uma grandeza aumenta, a outra diminui e vice-versa. Imagem: Tango! Desktop Project / Public Domain

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Vamos pensar na construção de um prédio. O tempo para que a obra fique pronta depende do número de pedreiros. Quanto mais pessoas trabalhando, menos tempo vai levar para a conclusão da obra. Imagem: NATO Training Mission-Afghanistan / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Ela é um ramo importantíssimo da Matemática, onde representamos as informações de uma pesquisa por meio de tabelas e gráficos. Da mesma forma, quanto menos operários tiverem, mais tempo vai ser preciso para terminar a construção. Número de operários Tempo (dias) Imagem: NATO Training Mission-Afghanistan / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

E o que acontece quando isso ocorre? Dizemos que as grandezas são inversamente proporcionais. Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Imagem: (a) e (b) Tango! Desktop Project / Public Domain

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Vamos imaginar agora uma aluna que faz uma prova valendo 10 pontos com 30 questões. Quanto menos perguntas ele errar, maior será a sua nota. A cada três erros, ele perde um ponto. Número de erros Nota Imagem: Wilson Dias/ABR / Creative Commons - Atribution 3.0 Brazil

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Você percebeu que, quanto mais erros ele comete, sua nota vai ficando menor? Imagem: Tango! Desktop Project / Public Domain Imagem: Wilson Dias/ABR / Creative Commons - Atribuition 3.0 Brazil

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Ela é um ramo importantíssimo da Matemática, onde representamos as informações de uma pesquisa por meio de tabelas e gráficos. Suponhamos agora que um carro faz um percurso em 40 minutos numa velocidade de 100 km/h. Se a velocidade fosse de apenas 80 km/h, o mesmo percurso seria feito em 50 minutos. Velocidade (km/h) Tempo (min) Imagem: Iggymwangi / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Existem algumas maneiras de analisarmos esses resultados: as medidas de tendência central. Ela é um ramo importantíssimo da Matemática, onde representamos as informações de uma pesquisa por meio de tabelas e gráficos. Em um canil, quatro cães consomem uma determinada quantidade de ração em 18 dias. Se o número de cães aumentasse para seis, a mesma quantidade de ração seria consumida em apenas 12 dias. Número de cãesDias Imagem: Jiel Beaumadier / Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, ao aumentarmos uma, a outra diminui e, ao diminuirmos uma, a outra aumenta. Imagem: Tango! Desktop Project / Public Domain

Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais Você consegue imaginar outras situações em que as grandezas são inversamente proporcionais? Imagem: Tango! Desktop Project / Public Domain

SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 2, 3, 4b, 5, 6a, 7b, 8b, 11a, 12, 14, 17b, 19a, 22, 23 Tango! Desktop Project / Public Domainhttps://commons.wikimedia.org/wiki/File:Face-glasses.svg21/07/2015 4aLite / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported 4cJbmg40 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported g 22/07/2015 4dsenov / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 4eDiego Gomes Ferraz / Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International _Water_Box.jpg 24/07/2015 6bAndréa Farias Farias/ Creative Commons Attribution 2.0 Generic 7aDoug Coldwell/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 8a, 11b, 17aTango! Desktop Project / Public Domainhttps://commons.wikimedia.org/wiki/File:Face-surprise.svg21/07/2015 9User Mayra (Maych) / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 10Bob Zoller / Creative Commons Attribution 2.0 Generic Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais

SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 13aJoseph Barillari / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported bBob McMillan / Public Domainhttps://commons.wikimedia.org/wiki/File:FEMA_-_16014_- _Photograph_by_Bob_McMillan_taken_on_ _in_Texas.jpg 24/07/ , 16NATO Training Mission-Afghanistan / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 001_( ).jpg 22/07/ , 19bWilson Dias/ABr / Creative Commons - Atribution 3.0 Brazil Iggymwangi / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported Jiel Beaumadier / Creative Commons Attribution- Share Alike 4.0 International usky_mttremblant_2006.jpeg 24/07/201 5 Matemática, 7º Ano do Ensino Fundamental Proporção: grandezas inversamente proporcionais