Hídrias Dora Ferreira da Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
Advertisements

NRE DE APUCARANA – PROF.BURIM – REUNIÃO TÉCNICA – 04 À 06 DE SETEMBRO DE CURITIBA.
O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais.
Mario Raul de Moraes Andrade
Cap POLÍTICA: A ARTE DE GOVERNAR
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Classicismo.
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
Arte e representação.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
A atitude e a experiência filosófica
ILÍADA.
Ovídio e a Contigüidade Universal
Início Sinopses Autores Público Cidades Inventadas
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Professora: Aíla Rodrigues
Classicismo (1527 – 1580).
O Livro de TOBIAS O Justo nunca está só !.
Em busca de uma compreensão
Organizado por Andréa Motta
Prof. Nilson disciplina: Ética
Introdução aos gêneros literários
Trovadorismo: cantiga de amor cantiga de amigo
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
A arte e seus sentidos.
O Estado Qual é a sua função.
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
III Dimensões da ação humana e dos valores
Hortônimo e Heterônimos
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
RENASCIMENTO CULTURAL
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
O QUE É FILOSOFIA ?.
Cidades Inventadas Ferreira Gullar Aos trancos e barrancos
Grécia Antiga.
Antologia Poética do Romantismo
CLASSICISMO Renascimento.
Teoria filosófica da arte.
Poemas Professora Janete.
Grécia - Cultura.
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Arcadismo/Neoclassicismo
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
Belo.
FILOSOFIA.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
METAPOESIA É a poesia em sua essência, o conhecimento do fazer poético e de suas intrincadas engrenagens, a poesia que fala da poesia, a poesia que descreve.
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Professor Marcel Matias
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
IVAN VILELA “Música Popular nas Escolas” Ana Carolina Bonagamba de Paula
PARNASIANISMO LITERATURA.
Como explicar o mundo?.
S OPHIA DE M ELLO B REYNER A NDRESEN. BIOGRAFIA Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu na cidade do Porto, em 1919, viveu em Lisboa, onde estudou e tirou.
Transcrição da apresentação:

Hídrias Dora Ferreira da Silva

O livro Hídrias é um curto livro de poesias cuja temática gira em torno das questões da antiguidade grega, o mundo helênico e seus costumes. O livro reúne 25 poemas que formam imagens vivas e complexas da mitologia grega. O título faz referência aos vasos gregos que, em sua pintura, ilustravam tanto o cotidiano da vida na polis como a saga de deuses, musas, seres mitológicos e deusas que compõem a épica da criação do mundo helênico e seu cosmos, seu entendimento da natureza.  

Sobre a autora: Dora Ferreira da Silva (1918 – 2006) é uma das mais importantes poetisas brasileira. Três vezes vencedora do prêmio Jabuti e agraciada com o prêmio literário Machado de Assis em 2000, possui publicações que tratam de temas como a antiguidade grega, o sentido da existência e temas filosóficos. Foi tradutora, editora e pesquisadora, um dos maiores nomes da intelectualidade brasileira no século XX. 

Análise da obra: Hídrias é uma coletânea de poemas em que se percebe, de saída, uma meticulosa articulação de elementos poéticos muito poderosos, cujo tecido lírico se organiza em torno da vivificação das imagens da antiguidade grega, fazendo com que o leitor, mais que aprenda sobre esse período crucial da história, possa compartilhar dos sentimentos ligados à maneira de viver, se relacionar e se conhecer do povo grego antigo.  

É possível perceber uma mesma postura diante dos fatos, da natureza e seus fenômenos, o que se traduz numa espécie de compreensão religiosa e reverente pelo que ocorre, seja corriqueiro, seja grandioso. Tudo isso, sempre, num tom de extrema simplicidade, aliando o tratamento de um cosmos tão complexo com uma singeleza que torna todas as especulações ali levantadas de fácil entendimento. Hídrias faz com que a Grécia antiga seja vista como palco da vida, fazendo com que a expressão poética seja instrumento de vivência e reflexão sobre vida, morte, amor e arte. 

Poemas