Seja Bem vindo(a), ao Curso de Introdução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola EBI Padre Joaquim Flores
Advertisements

Climas brasileiros e domínios climáticos
Alterações Climáticas Um problema de todos
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
Evolução no uso das fontes de energia
Energia Solar Marina Araújo 1º A.
E.B.I/JI Padre Joaquim Flores
AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA
CLIMATOLOGIA.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Ademir Freire Alexandre Tavares
ENERGIA SOLAR.
Redes elétricas inteligentes - como desenvolver uma infraestrutura para o século 21 Greenpeace projeta mensagens a favor de uma revolução energética, baseada.
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Recursos Geológicos exploração sustentada
Energia limpa.
Energia Nuclear Trabalho realizado por: Andreia Santos Nº 4 Diogo Gonçalves Nº 10 David Rosa Nº 19.
Comparação entre as as fontes energéticas Professora: Ana Paula Diniz
[ ] Deivis Luis Marinoski, Eng. Civil.
Sol - estrela central do nosso sistema planetário solar
Energia Solar Bianca e Laura 2M2.
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
ENERGIA SOLAR Colégio Salvatoriano Bom Conselho
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Fontes e formas de energia
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Energia solar.
Energia Solar.
Escola: COOPEN Aluno: Maria Eduarda Campos e Arthur Série: 4º ano B
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ENERGIA
Problemas Ambientais.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Queima de Combustíveis fósseis
Energia.
Correcção da 4.ª ficha de avaliação
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
Dinâmica Climática.
EU SOU DA TERRA DA LUZ EU SOU DO CEARA
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
Energia solar Sol é VIDA!.
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
Energia das Biomassas.
PCH Legislação e Estudo de Caso
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Escola: Coopen Coc Aluno: Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
FORUM MINEIRO DE ENERGIA RENOVÁVEL ENERGIA SOLAR J. Fernando Contadini
Escola:Coopen Alunos:Guilherme , João Vitor Série:4ºC
ENTRETENIMENTO PRODUTIVIDADE.
Seja Bem vindo(a), ao Curso de Introdução A Geração de Energia Solar Fotovoltaica.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
USINAS TERMELÉTRICAS: POLUENTES E CRESCENTES. REFLEXÕES SOBRE O DESEMPENHO E INCONVENIENTES DO PROCESSO DE CONVERSÃO DE ENERGIA TÉRMICA PRESENTE NOS GASES.
Energia solar. . As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo.
Energia Solar Condicionamento de Energia – EEL 805 Esthefânia Costa Joana Campos Juliana Bertoni Caio Bachega Gustavo Giansante.
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Seja Bem vindo(a), ao Curso de Introdução A Geração de Energia Solar Fotovoltaica

Sou o Professor Tesla Vamos Começar hoje a falar sobre os principais conceitos de geração de energia Fotovoltaica

Este é o Modulo 1 do Curso. No final deste modulo você devera acessar o link que vou disponibilizar para sua avaliação, ok.

Antes de começar vou apresentar uns dos professores que serão meus auxiliares.

Olá, e um prazer conhecer você Olá, e um prazer conhecer você. Estarei sempre a disposição, basta encaminha sua duvida em nosso E-mail. Tesla.ct@Hotmail.com

Professor Tesla, vamos começar

Bom, antes de começar a falar sobre os conceitos mais técnicos, vou inicia explicando o por que a energia solar esta crescendo tanto no Brasil e quais são suas vantagens e desvantagens.

A energia solar fotovoltaica no Brasil ainda é embrionária, porém tem apresentado crescimento exponencial nos últimos meses devido a inflação da conta de luz. Até 2012 99,99% dos painéis fotovoltaicos no Brasil eram usados em regiões isoladas onde não se tem acesso a rede elétrica.

Ao lado, temos algumas imagens que mostram essa aplicação.

Apenas em 2012, com a regulamentação da ANEEL, que permite fazer a troca de energia com a rede elétrica, que esta fonte começou a crescer. Os últimos dados da ANEEL informam que a instalação destes sistemas fotovoltaicos conectados à rede cresceu 5 vezes no final de 2015.

O Brasil possui uma das melhores condições no mundo para geração de energia solar. Devido as constantes secas, crise de energia no setor elétrico, aumento da conta de luz e a demanda pela diversificação da matriz energética no país, o mercado de energia fotovoltaica teve crescimento recorde em 2015 e, começa 2016, com perspectiva de crescer 300%. Segundo estimativas do governo, a tendência é que este mercado movimente R$ 100 bi até 2030..

Com os níveis dos reservatórios de água cada vez mais baixos no Brasil o risco de um apagão pior do que o de 2002 combinado com inflação eminente da conta de luz para os próximos anos, a indústria brasileira começa a procurar formas de garantir o seu fornecimento de energia e a estabilidade do preço da energia através de investimentos em energia solar.

A energia solar fotovoltaica para as indústrias é uma forma de se "travar" o custo de uma despesa fixa que é a conta de luz.

Hoje, o valor pago pelas industrias brasileiras pelo fornecimento de energia elétrica e muito alto, devido as grandes cargas necessárias para alimentação das maquinas e equipamentos necessários para o funcionamento das fábricas.

Como já foi dito, esse custo pode ser diminuído com a instalação de Sistemas de Geração de Energia Fotovoltaicos.

ocupando uma área entre 650m2 e 7000m2 ocupando uma área entre 650m2 e 7000m2. (varia de acordo com a instalação) . Os sistemas Fotovoltaicos Industriais de energia solar  tem uma potência instalada entre 100kwp e 1000Kwp,. Observe a quantidade de placas fotovoltaicas existente no teto dessa indústria.

Olá professor, qual sua duvida? Ok. Algumas duvida? Eu tenho. Olá professor, qual sua duvida? O senhor não vai explicar os termos “100kwp e 1000Kwp”, usados no exemplo acima

Calma meu amigo, vou sim. Um pouco mais para frente ok.

Vamos agora, abordar uma visão mais comercial sobre os assuntos de Geração de energia Fotovoltaica.

Apesar de possuir matriz energética basicamente oriunda de hidrelétricas, o Brasil já é o décimo país melhor colocado no ranking mundial de energia solar, atrás apenas de China, Israel, Áustria, Índia, Turquia, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Austrália

Além da alta incidência do astro-rei nas cinco regiões brasileiras, o país também é dotado das matérias primas utilizadas na fabricação dos equipamentos: cobre, alumínio, aço inoxidável, vidro e termoplásticos, um indicativo de que o Brasil tem toda a infraestrutura para desenvolver a tecnologia e bons negócios no setor.

Além da alta incidência do astro-rei nas cinco regiões brasileiras, o país também é dotado das matérias primas utilizadas na fabricação dos equipamentos: cobre, alumínio, aço inoxidável, vidro e termoplásticos, um indicativo de que o Brasil tem toda a infraestrutura para desenvolver a tecnologia e bons negócios no setor.

Vamos falar um pouco sobre as VANTAGENS E DESVANTAGENS da energia Solar .

Energia Solar Fotovoltaica Energia Solar Térmica O mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos uma séria de novas tecnologias no aproveitamento de energias renováveis como é o caso da energia solar térmica e fotovoltaica. Energia Solar Fotovoltaica Energia Solar Térmica

A energia solar é a energia produzida pelo Sol, e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de eletricidade ou de calor algo (como as suas principais aplicações). Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado. Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.

Uma outra forma de se exprimir esta imensa grandeza energética, basta dizer que a energia que a terra recebe por ano, vinda do sol, representa mais que 15000 vezes o consumo mundial anual de energéticos. 15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é refletida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva. A energia solar é também absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante, para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica.

Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, pergunta-se por que é seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e dispendiosas. O aproveitamento da energia solar poderá em teoria e a longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade, apesar de todas as vantagens aparentes possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento.

Vantagens da energia solar A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controle existentes atualmente. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.

A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Desvantagens da energia solar Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climática (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

Basicamente, em dias nublados sua geração e mais de 50% comprometida. A boa notícia é que, no Brasil os dias do anos, na maior parte do tempo são ensolarados. Vejamos as figuras Abaixo. Isso Compromete e muito sua Geração. Note, que a intensidade de radiação que chega a superfície e muito fraca. Observe onde estou apontando. Por esta razão, o Brasil é um ótimo lugar para se investir em Geração de Energia Fotovoltaica.

Como já foi dito, nas duas figuras, podemos ver claramente que a intensidade da radiação Solar esta fraca, isso trás uma considerável perca na geração de energia do sistema.

Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.

As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroelétricas (água). Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, apesar deste valor ter vindo a aumentar ao longo dos anos.

Acho que agora já podemos nos aprofundar mais no assunto.