Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciclo do Nitrogênio 3ª série B
Advertisements

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ciclos Biogeoquímicos
NITROGÊNIO.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ciclos Biogeoquímicos
Ciclo do Nitrogênio Jeferson oliveira de melo
Ciclo do Nitrogênio Ciclos Biogeoquímicos.
1 Ano Ensino Médio 2º Bimestre Professor: Hugo Vieira
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.
SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA. BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Meio Ambiente.  Poluição da água;  Poluição do ar;  Poluição do solo;  Poluição luminosa;  Poluição Sonora.
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
Módulo 3 A organização da célula Reconhecemos na célula três componentes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
: Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria UNIDADE 2 : Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria Evolução da Atmosfera Atmosfera actual: Componentes,
UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
FLUXO DE ENERGIA E CICLO DA MATÉRIA
Criacionismo: Acredita que os seres vivos se originaram de um ser DIVINO. Panspermia cósmica: propõem que a vida na Terra se iniciou de seres vindos do.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
1 Integrantes: Daliana A. Oliveira Hans Braunnier Aguiar Silva Isabela Luíza Batista Leite Disciplina: Microbiologia Orientadora: Juliana Calábria.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Prof. Lourenço
Como se alimentam as plantas?
Baseado no site da Educopedia. VOCÊ SABIA QUE A ATMOSFERA TEM UMA RELAÇÃO DIRETA COM OS PROCESSOS VITAIS DOS SERES VIVOS COMO A RESPIRAÇÃO E A FOTOSSÍNTESE.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
Origem da Vida. Criacionismo Os seres vivos foram criados por um ser superior e permanecem imutáveis até hoje.
Disciplina: Geoquímica Módulo: Conceitos básicos da geoquímica
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
Professora Natália 2º ano EM FUNGOS Aula 7. Fungos Reino Fungi 70 mil sp Eucariontes aclorofilados Uni ou pluricelulares Ambientes úmidos ricos em MO.
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
Produção industrial dos principais
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
PEIXES PULMONADOS.
Química Ambiental Engenharia Ambiental Prof. Alonso Goes Guimarães.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA. TÍTULO DO ASSUNTO A SER TRATADO NESTE POWERPOINT QUE TEM UM TÍTULO GRANDE OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA De.
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ciclos Biogeoquímicos
Ciclos ecológicos Marcelo Correa.
Ciclo do Nitrogênio Ciclos Biogeoquímicos Ecologia.
CICLO DO NITROGÊNIO atmosfera N2 VEGETAIS ANIMAIS excreção ANIMAIS
Ecossistemas Biomas Ciclos Biogeoquímicos
Transcrição da apresentação:

Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins

O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX) implicou um aumento da produtividade agrícola para fazer frente à demanda crescente de alimentos. Tanto o NITROGÊNIO como o FÓSFORO são fatores limitantes do crescimento dos vegetais e, por isso, tornaram-se alguns dos principais fertilizantes utilizados hoje na agricultura. O N desempenha um importante papel na constituição das moléculas de proteínas, ácidos nucléicos, vitaminas, enzimas e hormônios—elementos vitais aos seres vivos.

O ciclo do nitrogênio, assim como o do carbono, é um ciclo gasoso. Apesar dessa similaridade, existem algumas diferenças notáveis entre os dois ciclos: a) a atmosfera é rica em N (78%) e pobre em C (0,032%); b) apesar da abundância de nitrogênio na atmosfera, somente um grupo seleto de organismos consegue utilizar o nitrogênio gasoso; c) o envolvimento biológico no ciclo do nitrogênio é muito mais extenso que no ciclo do carbono.

Grande parte do nitrogênio existente nos organismos vivos não é obtida diretamente da atmosfera, uma vez que a principal forma de nutriente para os produtores são os nitratos (NO 3 ). Esses nitratos são fruto da decomposição de matéria orgânica, na qual o nitrogênio é quebrado em uma série de compostos orgânicos e inorgânicos por bactérias com funções especializadas em cada parte do processo. Os nitratos podem ainda ser obtidos por meio da ação de bactérias fixadoras de nitrogênio e das descargas elétricas que ocorrem na atmosfera.

 Fixação:  Fixação atmosférica ou não-biológica (relâmpago, faísca elétrica)  Fixação biológica (bactérias)  Nitrificação:  Nitrosação - A amônia é transformada em nitrito.  Nitratação - O nitrito é transformado em nitrato.

 Amonificação : A decomposição que apresenta como produto final a amônia;  Desnitrificação: devolução do N 2 para a atmosfera.

FIXAÇÃO ATMOSFÉRICA Nesse caso, o N 2 atmosférico, se houver fornecimento de grande quantidade de energia, o que ocorre em tempestades com aparecimento de relâmpagos, é fixado, transformando-se em óxidos de nitrogênio. Estes, ao serem hidratados pelo vapor- d’- água, transformam-se em nitratos, que são levados para a terra pela chuva. N > NO 3 (Nitrato)

FIXAÇÃO BIOLÓGICA -É a principal forma de fixação. - Algumas espécies de cianobactérias e de bactérias são capazes de transformar o gás nitrogênio (N 2 ) em amônia (NH 3 ), sendo por isso chamadas fixadoras de nitrogênio. - As plantas da família das leguminosas (soja, feijão...) apresentam em suas raízes nódulos de bactérias do gênero Rhizobium, que são capazes de realizar a fixação biológica, o que as permitem realizar técnicas de reposição de nutrientes, através de rotação de culturas e plantio simultâneo.

NÓDULOS DE BACTÉRIAS EM LEGUMINOSAS

NÓDULOS NAS RAÍZES – recebem proteção e alimento e fornecem um suprimento de nitrogênio aproveitável (NH3)

NITRIFICAÇÃO Processo que resulta em nitrato (NO 3 ), forma absorvível pelos produtores. Pode ser dividido em duas fases: a) Nitrosação Fase em que a amônia (NH 3 ), proveniente da fixação, excreção animal ou decomposição é convertida em nitrito (NO 2 ) por bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrosococcus. b) Nitratação Nesta fase, o nitrito obtido na nitrosação é convertido em nitrato, por outro grupo de bactérias nitrificantes, as Nitrobacter.

 Utilização intensa de fertilizantes;  Queimada;  Poluição orgânica das águas;