SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA. BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental.
Advertisements

Aula IV Funções Inorgânicas Parte I: ácidos e bases Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 22 de Novembro de 2014.
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E NUTRIENTES.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
APLICAÇÃO DO REAGENTE DE FENTON EM LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO TRATADO BIOLOGICAMENTE VISANDO A REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA RECALCITRANTE Eng. e Me.
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.
Esgotos Planeta Água: poluição
Purificação do produto obtido do craqueamento térmico do óleo de buriti (Mauritia flexuosa) em escala piloto. 1. Introdução 2. Materiais e Métodos Craqueamento.
Prof. Paulo Baltazar, eng mecânico Práticas de Manutenção Solventes e Lubrificantes.
Ana Paula Lopes Inacio 1, Beatriz Farias Costa de Brito 1, Gabriella Lucena 1, Solange Barbosa da Silva Costa 2, Felipe Almeida da Silva 3 1 Alunos do.
História das células a combustível
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Equilíbrio Heterogéneo Aulas 6  Equilíbrio Heterogéneo:  Produto de Solubilidade  Efeito do ião comum, pH e iões complexos  Titulações de precipitação.
Ciências Ciclo da água. Quando bebemos um copo de água, não imaginamos que já foi utilizada milhares de vezes, pois a quantidade de água na Terra é sempre.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
REQUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Trabalho realizado por: Emanuel Lemos 11ºF nº6 Pedro Ferreira 11ºF nº13 Tiago Silva.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
Sumário: Importância da água para a vida na Terra.
Saneamento do meio Conjunto de acções, indispensáveis à salubridade do ambiente.
Melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
ENZIMAS: CATALASE, PEROXIDASE
Operação Unitária de Filtração
BIOSSÍNTESE CONSTRUÇÃO CONSUMO DE ATP DEGRADAÇÃO PRODUÇÃO DE ATP METABOLISMO: transformações químicas a nível celular.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
AUTODEPURAÇÃO NATURAL EM CURSOS D’ÁGUA
M.Sc. Alice Ferreira Souza. ROCHAS E MINERAIS Minerais: são elementos ou compostos químicos com composição química definida dentro de certos limites,
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
RECEPÇÃO Os animais após recebimento, são selecionados sendo separados os animais que são mantidos em currais sanitários para posterior cremação ou são.
Princípios da Agroecologia
Na Região Agreste de Alagoas, principalmente na zona rural, a população sobrevive da produção de hortaliças, de ciclo curto e de baixo investimento. Contudo,
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Mecânica dos Fluidos.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Tratamento dos Resíduos Sólidos Orgânicos - Compostagem
Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 5746 – PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS II REATORES HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS.
Audiência Pública Fosfoetanolamina Departamento de Ciência e Tecnologia Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde –
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
TOLUENO OU METIL- BENZENO
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Prof. Alan Carter Kullack Disciplina: GRN Turma: 1º Período CURITIBA 2014 FONTE DA VIDA !
CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS PELO USO DO CALOR
Gestão sustentável dos recursos Protecção e Conservação da Natureza.
 Uso em Alimentos. “Aditivo alimentar é toda e qualquer substância ou mistura de substâncias adicionadas intencionalmente aos alimentos sem o propósito.
PH Conceito H 2 O  H + + OH - 2H 2 O  H 3 O + + OH - K eq = [H+].[OH-] / [H 2 O] K w = [H + ].[OH - ] K W (25 o C) = log K w = - log [H + ]
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
Química Ambiental Engenharia Ambiental Prof. Alonso Goes Guimarães.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
CONSIDERAÇÕES GERAIS NBR 7229/1993 NBR 13969/1997
Transcrição da apresentação:

SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA

BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função de um catalisador é aumentar a velocidade de uma reação. Podendo variar de acordo com diversos fatores como concentração de enzima, substrato, temperatura e pH.

BYOSOL SWIFT BYOSOL SWIFT É UMA SOLUÇÃO CUSTOMIZADA COMPOSTA DE ENZIMAS QUE CATALISAM AS REAÇÕES DE BIODEGRADAÇÃO DAS SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS. Linhas: Byosol SWIFT WW - CAFÉ Byosol SWIFT O&G Byosol SWIFT FA POOL

Modo de ação do BYOSOL SWIFT Promove a quebra das moléculas (desdobra) transformando- as em frações menores dando origem a compostos orgânicos decompostos. Eficácia do BYOSOL SWIFT Eficácia de 5 a 500 vezes maior em comparação ao processo natural.

OBJETIVOS Melhorar e acelerar o processo de depuração biológica das águas residuais ou resíduos sólidos de procedência doméstica, zootécnica, agrícola e industrial. Incrementar a velocidade de biodegradação dos resíduos orgânicos para a produção de adubo biodinâmico. Metabolizar rapidamente a matéria orgânica que se traduz em: Uma aceleração do processo de tratamento de: * 28 a 32 dias para resíduos triturados * 45 a 50 para não triturados

DIFERENCIAL Produtos de origem biológica que atendem as demandas mundiais por tratamentos inócuos à saúde humana e ao meio ambiente, permitindo a manutenção e melhoria dos níveis de produtividade e qualidade. Atende as exigências das certificadoras e de legislação ambiental vigentes no país.

VANTAGENS VANTAGENS 1- Metabolização rápida dos efluentes e da matéria orgânica: * Aceleração do processo de tratamento. * Redução do volume dos resíduos. * Eliminação de crostas e fenômenos de corrosão. * Metabolização e eliminação das substâncias oleosas. *Redução drástica de maus odores 2- Liquefação da matéria sólida - facilitando a circulação e a remoção da mesma (sobrenadante). 3- Acelera a oxidação e desodorização dos resíduos orgânicos melhorando as características fertilizantes do abono resultante. 4- Redução da DBO e DQO 5- Elimina a fase quente ( maior que 70°, perda de nutrientes)

Figura 1. Efeito da aplicação de Byosol O&G, 1 – Testemunha e 2 – Tratamento.

LOCAIS DE APLICAÇÃO Estações de tratamento Lagoas Anaeróbicas ( lagoas de águas residuárias de Café) Fossas sépticas Aviários, abatedouros, frigoríficos Caixas de gorduras Resíduos sólidos de origem agrícola (palha, material vegetal resultante da arruação do café, etc.). Material para compostagem

BYOSOL SWIFT WW “CAFÉ”

 Vantagens:  Potencializar a obtenção de bebidas finas  Otimização de estruturas pós-colheita  Maior retorno  Desvantagens:  MUCILAGEM (Descascado)  ÁGUA RESIDUÁRIA  Custo mais elevado

METODOLOGIA DE APLICAÇÃO Aplicação do produto Byosol WW na primeira célula de tratamento (dose cheia e doses de reposição).

Figura 2. Efeito da aplicação de Byosol WW, 1 – Testemunha e 2 – Tratamento. 12 DQO-70% DBO-50%

locais contaminados o tratamento selecionado depende  Existem muitas tecnologias disponíveis para tratar locais contaminados com petróleo e seus derivados; porém, o tratamento selecionado depende dos contaminantes e características do local, exigências das agências reguladoras, custos e restrições de tempo solo e em água contaminados por hidrocarbonetosencontrados enzimasdegradação destes compostos  Em solo e em água contaminados por hidrocarbonetos são encontrados muitos microrganismos e metabólitos produzidos por estes (enzimas, etc.), hábeis na degradação destes compostos, sendo, na maioria dos casos, os grandes responsáveis pelo desaparecimento destes compostos nos sítios contaminados IMPORTÂNCIA

 Aplicação em água residuária de postos:  a aplicação deve ser feita diretamente no residuo, pois por já conter água este faz o papel de condutor das enzimas.  Aplicação direta no óleo diesel:  1° Diluir o produto na água, na concentração de 5 a 10%, de acordo coma necessidade;  2° Aplicar no alvo a ser tratado. METODOLOGIA DE APLICAÇÃO

Dosagem: Dosagem: 5 a 10% Diluição: Diluição: 5% - 950ml de água + 50 ml de Byosol 10% ml de água ml de Byosol DOSAGEM E DILUIÇÃO

Camada Superficial Superfície Vítrea (característica do óleo) Superfície Turva, com algumas bolhas de óleo, (sinal de degradação do óleo diesel).