Literatura Figuras de Linguagem. Figuras de linguagem estudadas Figuras de semelhança (comparação, metáfora, catacrese, prosopopeia e a sinestesia). Figuras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

Figuras de Linguagem “Palavras“
Profª Cláudia Rodrigues
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
Figuras de Linguagem.
Figuras de Linguagem Por Anna Frascolla Design por Bruna Frascolla.
Figuras de estilo Literatura.
Figuras de Linguagem 15.
PROFª.: ASSONILDE NEGREIROS
Figuras de Linguagem Comparacao, metafora, metominia eufemismo sinestesia antitese paradoxo ironia personificaçao.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
Denotação e Conotação.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM A linguagem possibilita-nos exprimir não só nossa compreensão de mundo (ideias, conceitos, opiniões...), mas também nosso mundo psíquico.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado.
FIGURAS DE LINGUAGEM JN Profª. Luciana Balduíno.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
Figuras de linguagem ou estilo
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
São recursos que tornam as mensagens mais expressivas.
Principais Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”. (Tiago 1:5)
"Não sei que nuvem trago neste peito
Figuras de Linguagem.
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
Figuras de Linguagem Fátima Liporage.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
Figuras de Linguagem.
Figuras de Linguagem.
Figuras de Linguagem Profª Gislaine Bitencourt.
Minutos de Sadedoria.
Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Anjo da Guarda... Progressão automática. Eu estou ao seu lado, e sou aquele que nunca desacredita dos seus sonhos. Sou eu que as vezes altero seu itinerário,
Profa. Bruna Panzarini Metáfora e Metonímia Aula 6 – Comunicação e Expressão.
 As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para expressar.
LEITURA DE TEXTO DISSERTATIVO. DISSERTAÇÃO – noções DISCUSSÃO sobre da realidade Baseado no TEMPO PRESENTE, com referências a situações passadas. Discute.
Venha agora criançada Venha aqui neste lugar Para você escutar O que agora vou contar.
Eu sei, mas não devia... Progressão automática. Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar, em apartamentos de fundos,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
LITERATURA Professor: Nilo Júnior
Estamos tão cercados de tecnologia barata e simples, que estão quase obrigando as pessoas a serem felizes. Mostram a todo momento, que temos tanto para.
Passagem By jrfilippi De repente eu me desperto e tomo consciência de meu próprio ser.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
Templates O.Ribeiro A geração que nasceu nas décadas de 60 e 70 cresceu e se desenvolveu cercada de proibições e censuras. A ditadura ainda estava presente.
A literatura é uma linguagem Prof. Marcel Matias.
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de retórica e tropos Definição Características/ Exemplificação.
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Sai Baba e O Segredo Quando você está imerso em sono profundo, o que acontece às suas alegrias e tristezas, aos seus lucros e perdas? Eles, nesse instante,
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Oração a mim mesmo... Progressão automática. Que eu me permita olhar, e escutar, e sonhar mais. Falar menos. Chorar menos. Ver nos olhos de quem me vê,
Figuras de linguagem.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Uma reflexão sobre o amor e a vida... Progressão automática.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Anjo da Guarda Eu estou ao teu lado e sou aquele que nunca desacredita dos teus sonhos. Sou eu que às vezes altero teu itinerário, e até atraso teus horários.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez.
Poemas de Autores Portugueses Clicar com o Rato Com Som.
Transcrição da apresentação:

Literatura Figuras de Linguagem

Figuras de linguagem estudadas Figuras de semelhança (comparação, metáfora, catacrese, prosopopeia e a sinestesia). Figuras de contiguidade e implicação mútua ( metonímia, sinédoque, antítese, paradoxo, oximoro e preterição). Outras figuras de linguagem (eufemismo, hipérbole, apóstrofe, gradação, repetições e aliteração).

Tipos de Figuras FIGURAS SEMÂNTICASSINTÁTICASFONÉTICAS

Figuras Semânticas Metáfora Comparação Prosopopeia Sinestesia Catacrese Metonímia Perífrase Antítese Paradoxo Eufemismo Hipérbole Ironia

METÁFORA É o emprego de um termo com significado de outro em vista de uma relação de semelhança entre ambos. É uma comparação subentendida. “Sua boca é um cadeado. E meu corpo é uma fogueira" (Chico Buarque de Holanda) “Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura.” (Gregório de Matos)

COMPARAÇÃO É a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança, como na metáfora. A comparação, porém, é feita por meio de um conectivo e busca realçar determinada qualidade do primeiro termo. "E há poeta que são artistas E trabalham nos seus versos como carpinteiro nas tábuas!..." (Alberto Caeiro) Principais conectivos: Feito, tal qual, qual, que nem, assim como, como, é melhor/pior (do) que, mais/menos (do) que, parecer, lembrar.

PROSOPOPEIA consiste em atribuir a seres inanimados ou irracionais sentimentos ou ações humanas. "Ah! cidade maliciosa de olhos de ressaca que das índias guardou a vontade de andar nua". (Ferreira Gullar)

SINESTESIA É uma espécie de metáfora que consiste na união de impressões sensoriais diferentes. Recebeu um doce abraço da namorada. A luz crua da madrugada invadia meu quarto.

CATACRESE É o emprego de um termo figurado por falta de um termo próprio para designar determinadas coisas. É uma metáfora desgastada pelo uso excessivo. Sentou-se no braço da poltrona para descansar. Não me lembro do seu nome, mas ainda vejo as suas eternas maçãs do rosto avermelhadas. A asa da xícara quebrou-se.

CATACRESE Usamos a catacrese em expressões como “orelha de livro” ou “dente de alho”. O termo “engarrafamento”, usado para designar o congestionamento de automóveis, ou o verbo “embarcar”, usado no sentido de entrar no carro, no avião ou no trem, são exemplos de catacrese.

METONÍMIA É a substituição do sentido de uma palavra ou expressão por outro sentido, havendo entre eles uma reação lógica. O autor pela obra. Ouvi Mozart com emoção. (a música de Mozart) Leio Graciliano Ramos porque ele fala da realidade brasileira. (obra de Graciliano Ramos) O continente (o que contém) pelo conteúdo (o que está contido). Ele comemorou tomando um copo de caipirinha.(Continente: um copo; Conteúdo: caipirinha contida no copo)

METONÍMIA A parte pelo todo. " o bonde passa cheio de pernas." (Drummond) (pernas = pessoas) São muitas as famílias que procuram um teto para morar. (teto = casa) O singular pelo plural. " Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.“ (Art.3º- Declaração Universal dos Direitos Humanos)(homem = Humanidade) A mulher foi chamada para ir às ruas na luta contra a violência. (mulher = todas as mulheres)

METONÍMIA o abstrato pelo concreto. A juventude é corajosa e nem sempre consequente. (juventude = jovens) A infância é saudavelmente desordeira. (infância = crianças) o efeito pela causa (e vice-versa) As industrias despejam a morte nos rios. (morte = poluição) Com muito suor o operário construiu sua casa. (suor = trabalho)

PERÍFRASE Expressão que designa um ser através de alguma de suas características ou atributos, ou de um fato. Em termos gerais, perífrase designa qualquer sintagma ou expressão idiomática (e mais ou menos óbvia ou direta) que substitui outra. A Cidade Luz continua atraindo visitantes do mundo todo. (cidade luz = Paris) A Cidade Maravilhosa segue cheia de sol. (cidade maravilhosa = Rio de Janeiro) O povo lusitano foi bastante satirizado por Gil Vicente. (povo lusitano = os portugueses)

PERÍFRASE Quando a perífrase indica uma pessoa, recebe o nome de ANTONOMÁSIA. O Príncipe dos poetas também teve outras atividades que o tornaram famoso. (Príncipe dos poetas = Olavo Bilac) O Presidente dos Pobres suicidou-se em (Presidente dos Pobres = Getúlio Vargas) "A dama do teatro brasileiro foi indicada para o Oscar." (dama do teatro brasileiro = Fernanda Montenegro)

ANTÍTESE Figura que consiste no emprego de termos com sentidos opostos. " Tristeza não tem fim. felicidade sim...." (Vinícius de Moraes) " Eu preparo uma canção que faça acordar os homens e adormecer as crianças". (Drummond) "Há de surgir uma estrela no céu cada vez que você sorrir, há de apagar uma estrela no céu cada vez que você chorar" (Gilberto Gil)

PARADOXO É uma proposição aparentemente absurda, resultante da reunião de ideias contraditórias. "Pra se viver do amor, há que esquecer o amor." (Chico Buarque de Holanda) No discurso, sindicalista afirmou que o operário quanto mais trabalha mais tem dificuldades econômicas.

EUFEMISMO Figura que consiste no abrandamento de uma expressão de sentido desagradável. Aqueles homens públicos apropriam-se do dinheiro. (apropriar-se = roubar) Cássia Eller partiu dessa para melhor. (partiu dessa para melhor = morrer)

HIPÉRBOLE Figura que através do exagero procura tornar mais expressiva uma ideia. Na época de festa junina, sempre morro de medo de fogos de artifício. Ela gastou rios de dinheiro. Estou morrendo de fome.

IRONIA Consiste na inversão de sentido: afirma-se o contrário do que se pensa, visando à sátira ou à ridicularizar.