Concordância Nominal Walker Moreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Nominal.
Advertisements

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Português Professora: Pollyanna Mattos Professora Pollyanna Mattos 1.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Mais concordância....
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Concordância Nominal.
Só piadas.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Transitividade Verbal
Modelo Morfossintático
Fonologia – o estudo dos sons
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PROJETO PEQUENOS LITRATOS
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Concordância Nominal Professora Patrícia.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
Concordância Nominal.
Concordância Nominal Professora France Lima. Regra geral: Toda palavra variável associada a substantivo concorda com ele. (Ganhei de presente estes dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
A N Á L I S E S I N T Á T I C A TIPOS DE VERBO.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Por : Suzete Beppu CRASE.
Prof. Msc. Richard da Silva
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
Pequenos Detalhes que fazem a diferença...
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal Por Carlos Daniel S. Vieira.
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Emprego dos Porquês.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Transcrição da apresentação:

Concordância Nominal Walker Moreira

Conceito: Concordância é a combinação entre as palavras. Artigo SUBSTANTIVO Adjetivo Numeral Pronome Artigo

Exemplos As minhas duas belas casas serão vendidas porque fui à falência. Os seus três recentes livros foram lançados no exterior. Nossas duas amigas italianas chegarão de viagem hoje. O aluno sempre foi muito atento, mas a aluna nunca foi tão atenta quanto ele.

Leia este trecho de notícia: SAÚDE PÚBLICA – Lote de Novalgina em gotas foi descartada em Campinas Vigilância identifica lote falso de remédios   A vigilância Sanitária de Campinas descobriu ontem que o lote com 1300 frascos do remédio Novalgina em gotas, encontrado na última terça-feira no município, é falso. (Folha de São Paulo)

Casos Especiais 01- Adjetivo com mais de um substantivo

Concordância Do Adjetivo QUANDO O ADJETIVO VEM APÓS OS SUBSTANTIVOS DE MESMO GÊNERO, FORMA GERAL: SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO + ADJETIVO Função Sintática Concordância Do Adjetivo Adjunto Adnominal Só com o último substantivo ou no plural Predicativo Sempre no plural

EXEMPLOS ADJUNTO ADNOMINAL Só usa terno e carro (novo/novos). Comprou bolsa e blusa (nova/novas). PREDICATIVO O ódio e o amor pareciam idênticos. A raiva e a paixão parecem idênticas.

Concordância Do Adjetivo QUANDO O ADJETIVO VEM APÓS SUBSTANTIVO DE GÊNEROS DIFERENTES, FORMA GERAL: SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO + ADJETIVO Função Sintática Concordância Do Adjetivo Adjunto Adnominal Só com o último substantivo ou no masculino plural Predicativo Sempre no masculino plural

EXEMPLOS ADJUNTO ADNOMINAL Um Abelardo e uma Heloísa (romântica / românticos). Os alunos e as alunas (atentos/atentas) entenderam tudo. PREDICATIVO A raiva e o amor pareciam idênticos. Os homens e as mulheres estavam assustados com a notícia.

Só usa carro e roupa (novo). Só usa roupa e carro(novo). O carro e as roupas eram (novo).

CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO QUANDO O ADJETIVO VEM ANTES DE VÁRIOS SUBSTANTIVOS, FORMA GERAL: ADJETIVO + SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO FUNÇÃO SINTÁTICA CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO ADJUNTO ADNOMINAL Sempre com o primeiro substantivo PREDICATIVO Com o primeiro substantivo ou no plural (prevalecendo o masculino se os gêneros forem diferentes)

ADJUNTO ADNOMINAL Nunca vi tamanho desrespeito e ingratidão ADJUNTO ADNOMINAL Nunca vi tamanho desrespeito e ingratidão. PREDICATIVO Permaneceu fechada a janela e o portão. Permaneceram fechados a janela e o portão.

Ele tem (bom) plano e ideias. Ele tem (bom) ideias e plano Ele tem (bom) plano e ideias. Ele tem (bom) ideias e plano. Estava (vazio) a casa e o quintal. Estavam (vazio) a casa e o quintal. Comprei (o velho) gramáticas e manuais.

Exercitando A empresa produz peças e acessórios sofisticad___ A empresa produz acessórios e ferramentas sofisticad______ A empresa produz sofisticad__ acessórios e ferramentas. A empresa produz sofisticad___ peças e acessórios. -os -as/-os -os -as

Exercitando 01. Aponte a alternativa em que a concordância nominal não é adequada: Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçada. Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçados. Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçadas. Obrigava sua corpulência a forçado exercício e evolução. Obrigava sua corpulência a forçada evolução e exercício.

02. Há erro de concordância em: atos e coisas más dificuldades e obstáculo intransponível cercas e trilhos abandonados fazendas e engenho prósperas serraria e estábulo conservados

03. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta: O narrador pulou longos páginas e capítulos. Ele pulou longos capítulos e páginas. Ele escreveu capítulos e páginas compactas. Ele escreveu capítulos e páginas compactos. Ele escreveu páginas e capítulos compactos.

Um clube convidou seus associados para uma festa, publicando em um dos seus boletins informativos o seguinte texto:   O departamento social programou para o dia 30 de Outubro a maior festa de chope que o clube já realizou. Comidas típicas e muito chope distribuídos gratuitamente, a noite toda. Um rapaz, sócio do clube, foi à festa e sem levar dinheiro. Lá chegando, constatou, surpreso, que o chope era grátis, mas a comida era paga. Pergunta-se: o rapaz leu errado o convite, ou foi o clube que redigiu mal? Explique sua resposta.

5- É proibido, é necessário, é preciso, é bom. Quando se referem a sujeito de sentido genérico, o adjetivo fica sempre no masculino singular: É proibido entrada. Era proibido cigarros e charutos. Seria necessário muita luta e persistência para chegar ao fim de tudo. Fruta é bom para a saúde.

Mas, se o sujeito for determinado por artigo ou pronome, a concordância é feita normalmente com o SUBSTANTIVO: É proibida a saída de alunos durante as aulas. Serão proibidas as ausências e os atrasos. Estão proibidos os anabolizantes. É necessária a compreensão de todos. Esta água mineral é boa para a saúde.

Segue anexa a cópia do contrato. Os documentos seguem em anexo ANEXO e OBRIGADO Estabelecem concordância normal com o substantivo ou com o pronome a que se referem. Segue anexa a cópia do contrato. As fotos seguem anexas. Os documentos seguem em anexo Ela disse: "obrigada". Ele disse: "obrigado".

04. Opção incorreta quanto à concordância nominal. O bilhete e as cartas estavam anexos ao processo. Vão anexos os documentos. Seguem anexo as cópias. Os documentos devem ser enviados anexos à carta. Remetemos anexas as provas.

MEIO, BASTANTE,MUITO, POUCO E MESMO. A concordância dessas palavras depende da palavra à qual se referem. Assim: a) Quando se referem ao substantivo, concordam com ele. Ex: Bastantes pessoas compareceram à festa ontem. É meio-dia e meia (hora). Muitas alunas compareceram ao evento das 13h. Poucos alunos faltaram hoje. Elas mesmas fizeram o projeto.

Quando se referem a adjetivo ou a verbo, funcionam como advérbio: por isso, são invariáveis. Ex: Os alunos são bastante inteligentes. A diretora estava meio preocupada pela manhã. As alunas estudaram muito. . Eles gastaram pouco. Elas gostaram mesmo do professor.

Exercitando 05. Complete as frases adequadamente com as palavras indicados nos parênteses. Depois do jantar, restaram sobre a mesa duas ____________ garrafas de vinho. (meio) Nossa família ficou ____________ triste, depois que ele se mudou para outra cidade. (meio) A leitura nos ensina ____________ coisas a respeito do mundo. (bastante) Os empresários ficaram ____________ animados com as notícias sobre a economia. (bastante) A prefeitura não dispõe de recursos ____________ para reformar a escola. (bastante)

NO TEXTO

Ando Meio Desligado (Pato Fu) Ando Meio desligado Eu nem sinto Meus pés no chão Olho E não vejo nada Eu só penso Se você me quer Eu nem vejo a hora De te dizer Aquilo tudo Que eu decorei E depois do beijo Que eu já sonhei Você vai sentir mas Por favor não leve à mal Eu só quero que você me queira Não leve à mal

SÓ Essa palavra estabelece concordância assim: Vai para o plural quando equivale a sozinhos ou sozinhas. Ex.: As mulheres ficaram sós. Fica invariável quando equivale a somente. Ex: Só as mulheres reclamaram. Obs: a expressão a sós é invariável. Ex.: O rapaz ficou a sós.

GARGANTA Minha garganta estranha quando não te vejo Me vem um desejo doido de gritar. Minha garganta arranha a tinta e os azulejos Do teu quarto, da cozinha, da sala de estar. (2x) Venho madrugada perturbar teu sono Como um cão sem dono me ponho a ladrar. Atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso, Tua cabeça enlouqueço, faço ela rodar. (2x) Sei que não sou santa, às vezes vou na cara dura, Às vezes ajo com candura pra te conquistar. Mas não sou beata, me criei na rua, E não mudo minha postura só pra te agradar. Mas não sou beata, me criei na ruína Não mudo minha postura só pra te agradar. Vim parar nessa cidade, por força da circunstância, Sou assim desde criança, me criei meio sem lar. Aprendi a me virar sozinha E se eu tô te dando linha é pra depois te.. Aprendi a me virar sozinha... E se eu tô te dando linha é pra depois te abandonar

Gabarito 1- C 2- D 3- A 4- C 5- a) meias / b) meio / c) bastantes / d) bastante / e) bastantes