Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Advertisements

Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
TEMÁTICAS DE MANUEL BANDEIRA:
Lima Barreto ( ).
GRAÇA ARANHA, AUGUSTO DOS ANJOS E lima barreto
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
MOSTRA FÍSICA CONTEXTUALIZADA EM CANÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Trabalho de Literatura AC – Livro Paradidático Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo.
A poesia de Mário de Andrade
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
O Romantismo no Brasil.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
MOVIMENTO PRÉ-MODERNISTA – 1902
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
A Paz do Senhor Jesus Esteja com você irmão e com toda a sua família!
 PERÍODO HETEROGÊNEO  CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL  LUTA E INSATISFAÇÃO  TRAÇO INDIVIDUAL, MAS...  MARGINALIZADOS E EXCLUÍDOS  Antecipa eventos da.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Seminário sobre Escatologia 03 a 07 de outubro de 2011.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
Ouvindo corações Grande sabedoria é saber olhar a vida com olhos de ver. Enxergar as coisas de maneira diversa da habitual. Ir além das aparências.
Felicidade Clandestina Amor Flávia Lucas. F ELICIDADE CLANDESTINA.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
“As família nos caminhos da missão” Novo Testamento.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Nos anais da História francesa, Exupéry, de estimável valor, Dedicou-se com garbo e nobreza, Ao ideal, com todo seu ardor. Antoine Saint Exupéry, De.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
Grandes Personalida des Sabedoria em série “(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
Milton Santos Por uma outra globalização. Professor da USP
A interferência do Reino de Deus Atos Atos “Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Anam Cara É uma expressão celta que significa... Anam Cara É uma expressão celta que significa... Amigo da minha alma ou amigo d’alma.Amigo da minha alma.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Relogio do Coração. Progressão automática. Há tempos em nossa vida, que contam de forma diferente. Há semanas que duraram anos, como há anos que não.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
Pseudonym of Charles Lutwidge Dodgson, English author, mathematician, and Anglican clergyman, his masterpiece was “Alice’s Adventures in Wonderland”.
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado

Aprendi e decidi. E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar... Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
“(...)De repente, a praça inteira começou a correr atrás de mim. Corria, corria, corria, mas o pessoal acompanhava. Nunca vi esse povo correr assim no.
Poemas de Autores Portugueses Clicar com o Rato Com Som.
Quando uma etapa chega ao final... Progressão Automática.
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo

Manuel Bandeira e Lima Barreto

Estrela da manhã, de Manuel Bandeira, é um poema representativo da literatura contemporânea. Avulta o tom erótico, denso e sugestivo, expondo um Bandeira viril e carnal. A mulher inatingível, difícil, até mesmo decadente, preenche, com seu corpo, a imaginação do poeta.

Publicado em 1936, Estrela da manhã é o quinto livro de Manuel Bandeira; contém 28 poemas, sendo 9 em versos livres, 16 metrificados (1 em francês) e 3 poemas em prosa.

Estrela da manhã apresenta os temas centrais da poesia do autor, como a morte, o cotidiano, o amor, a frustração decorrente dos desejos não realizados, a ironia e apresenta também os temas sociais e puros exercícios poéticos

Os versos livres convivem harmoniosamente com os versos metrificados. Em ambos, imperam o ritmo popular, o vocabulário leve e cotidiano, a linguagem em tom confessional, tão típica do autor.

O poema que abre o livro Estrela da manhã é homônimo do título da obra. Estrela da manhã Eu quero a estrela da manhã Onde está a estrela da manhã? Meus amigos meus inimigos Procurem a estrela da manhã Ela desapareceu ia nua Desapareceu com quem? Procurem por toda parte

(...) Pecai com os malandros Pecai com os sargentos Pecai com os fuzileiros navais Pecai de todas as maneiras Com os gregos e com os troianos Com o padre e com o sacristão Com o leproso de Pouso Alto Depois comigo (...)

Poema do beco Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte? – O que eu vejo é o beco.

A filha do rei Aquela cor de cabelos que eu vi na filha do rei – Mas vi tão subitamente – Será a mesma cor da axila, Do maravilhoso pente? Como agora o saberei? Vi-a tão subitamente! Ela passou como um raio: Só vi a cor dos cabelos. Mas o corpo, a luz do corpo?... Como seria o seu corpo?... Jamais o saberei!

Cantiga Nas ondas da praia Nas ondas do mar Quero ser feliz Quero me afogar. Nas ondas da praia Quem vem me beijar? Quero a estrela-d´alva Rainha do mar. Quero ser feliz Nas ondas do mar Quero esquecer tudo Quero descansar.

 Essa história de vida explica o tom ideológico da temática de sua obra: a origem humilde, a questão da cor, a vida penosa de jornalista pobre, aliadas à viva consciência da própria condição social na produção de romances tão emotivos nas raízes quanto penetrante nas análises.  Lima Barreto falece de colapso cardíaco, aos quarenta e um anos de idade. A maior parte de suas obras é conhecida posteriormente, organizada por Antônio Houaiss e Cavalcanti Proença.

O significado do nome  No Major Policarpo Quaresma afloram tanto as revoltas do brasileiro marginalizado em uma sociedade onde o capital já não tem pátria, quanto a própria consciência do romancista de que o caminho meufanista é veleitário e impotente. Tal duplicidade de planos, o narrativo (relatos dos percalços do brasileiro em sua pátria) e o crítico (enfoque dos limites da ideologia) aviva de forma singular a personalidade literária de Lima Barreto, em que se reconhece a inteligência como força sempre atuante. (BOSI, Alfredo. In História Concisa da Literatura Brasileira, p.359)

 Triste fim de Policarpo Quaresma é um romance em terceira pessoa  Em algumas passagens, no entanto, o narrador se inclui no relato, como por exemplo,  “Era de ver como aquela vida tão estranha à nossa, naquele instante penetrava em nós e sentíamos-lhe o sofrimento a agonia e a dor” (Seg. parte, cap. IV)

 O enredo é a procura de deixar de lado o ufanismo romântico.  O narrador mostra um desencontro social e psíquico; entre o ideal e o real  O romance está dividido em três partes, cada uma com cinco capítulos.  A primeira parte do romance gira em torno do projeto cultural de Policarpo Quaresma: a defesa das tradições brasileiras, o cultivo da memória nacional, a defesa do idioma nativo (que ele associa ao tupi).  A segunda parte focaliza o projeto agrícola, a reforma agrária que quer sugerir ao governo a partir de suas próprias experiências no sítio do “Sossego”  A terceira parte enfatiza os acontecimentos políticos do governo Floriano e o projeto de reforma administrativa de Policarpo Quaresma, que o leva a engajar-se militarmente no episódio da Revolta Armada.  O triste fim de Policarpo é descobrir na prisão que a pátria que ele amou não existe, dedicou sua vida a um sonho de pátria; não viveu, não teve aventuras outras que não fossem as coisas da sua terra.

 1ª parte: entre o subúrbio e o local de trabalho do major Quaresma.  2ª parte: acontece na chácara “Sossego”.  3ª parte: passa-se novamente no Rio de Janeiro, quando Policarpo Quaresma integra o exército brasileiro em defesa de República, na revolta da Armada.

 O tempo da narrativa corresponde ao final do século XIX, especificamente ao período do governo de Floriano Peixoto.  As questões políticas, a visão da mulher, os dramas do subúrbio, as fraquezas do governo constituem-se em fatos do romance que são retirados da ideologia do período compreendido entre 1891 e  É de modo irônico que o narrador descreve a batalha: “queimou” torna-se expressão de riso e deboche por parte do povo que assiste à batalha.