1 MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
Advertisements

OS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Ministério da Previdência Social - MPS Secretaria de Previdência Social - SPS Departamento do Regime Geral de Previdência Social - DRGPS Coordenação Técnica.
Plano Simplificado de Previdência Social PSPS
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Julho/2013
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2013
VII FÓRUM ESTADUAL DE AUDITORIA V SEMINÁRIO REGIONAL DE AUDITORIA E CONTROLADORIA Relatório de Gestão Fiscal e Relatório Resumido da Execução Orçamentária-
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
Richard Dutzmann MIBA 935 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S Ltda. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TÉCNICA-ATUARIAIS, SOB A ÓTICA DA PORTARIA MPS.
Sistema de Cadastramento de Obra - Módulo Prefeitura
Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasse - DIPR
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
Certificação na Secretaria da Receita Federal
CADASTRO DO SEGURADO ESPECIAL Brasília, 18 de novembro de 2009 Instituto Nacional do Seguro Social.
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
FÓRUM ESTADUAL DE PERÍCIA MÉDICA E RECURSOS HUMANOS
Programa Nacional de Gestão Plena Previdenciária GPP.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Cadastro de Proponentes
Maio/2012 SISTEMA DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL-SRPPS
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2013 Brasília, janeiro de 2014 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
NOVA FORMA DE ACESSO AO SISTEMA COMPREV PLATAFORMA WEB
AGOSTO/2014 Junho/
Financeiro - Tenha maior controle e gestão de sua clínica
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Adv. Ericksen Prätzel Ellwanger Assessor Jurídico da FECAM
DIPJ Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado,
Plano de Benefícios da Previdência Social Lei n. 8213/91
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
Prezado(a) Senhor(a), Visando uma melhor interação entre Vossa Senhoria, este Tribunal de Justiça e o Agente de Integração do Programa de Estágio do Tribunal.
A Compensação Previdenciária e os Regimes Próprios de Previdência Social O estoque da compensação previdenciária dos Municípios com o INSS - Controvérsias.
MPS - Ministério da Previdência Social
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
Ministério dos Transportes Brasília / DF, 16 de maio de 2007 Execução orçamentária e financeira dos recursos da CIDE 1ª Assembléia da Associação Brasileira.
A PREVIDÊNCIA SOCIAL FRENTE AO NOVO PERFIL DEMOGRÁFICO BRASILEIRO (O EFEITO DE INVERSÃO DA PIRÂMIDE ETÁRIA NO BRASIL) Professor Célio Cruz Mestre em Direito.
CÁLCULOS TRABALHISTAS
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Receita Federal 1 ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL PL 3.021, de certificação e isenção de entidade beneficente de assistência social.
EQUIPE ANDRÉ TOCARSKI FERNANDA RODRIGUES HELEN TIENE JOELTON CRISTO
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
Encontro Cearense de Investimentos Situação Previdenciária dos RPPS Cearenses e o COMPREV como Armadilha Previdenciária Túlio Pinheiro 27 de agosto de.
AGENDA Passado Presente Futuro. AS RECENTES ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA E SEUS IMPACTOS NOS RPPS'S.
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Contabilidade e Finanças – DCF/PROPLAN.
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA OMSS Registro, 27 de junho de 2007 Atividades:
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF 15/05/2015.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2010.
SIMPLES. CF/1988 / SIMPLES “Art. 146 – Cabe à lei complementar: [...] III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CURITIBA CURITIBA 12 DE DEZEMBRO DE 2015.
1 MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
MANUAL PARA DECLARAÇÃO 2016 DO IMPOSTO DE RENDA DO IMPOSTO DE RENDA.
Instituto Nacional do Seguro Social - INSS Setembro/2013.
1 Sistemas dos Regimes Próprios de Previdência Social - SRPPS BANCO DE DADOS OBRIGAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO, DIREITO DO SERVIDOR PÚBLICO.
1 MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 10 de setembro de 2013 Controle Externo dos RPPS ANEPREM 13º Congresso.
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
Cotação Eletrônica Orientações para o FORNECEDOR Versão 1.0.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
PROCURADORIA GERAL DO ESTADO GABINETE DO PROCURADOR GERAL Subprocuradoria Geral do Estado Área do Contencioso Tributário-Fiscal Programa de Parcelamento.
27/08/ º FONAC Florianópolis – SC Apresentação do Sistema Informa Maceió.
52º Congresso Nacional da ABIPEM
Transcrição da apresentação:

1 MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA 15º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM Goiânia/GO - 30 DE SETEMBRO DE 2015

2 Constituição Federal Art § 9º Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, hipótese em que os diversos regimes de previdência social se compensarão financeiramente, segundo critérios estabelecidos em lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

3  Constituição Federal, de 05 de Outubro de (Art. 201)  Lei n.º 9.796, de 05 de Maio de Lei , 17 de maio de 2015 (estoque)  Decreto n.º 3.112, de 06 de Julho de  Decreto n.º 3.217, de 22 de Outubro de 1999,  Decreto nº 6900, de 15 de julho de  Portaria MPAS nº 6.209, de 16 de Dezembro de 1999, alterada pela PT MPS 98, de 06/03/07 e PT MPS 287, de 05/11/09 e Portaria MPS nº 288, de 30 de junho de 2015  Portaria Interministerial nº 410, de 29 de julho de 2009  Instrução Normativa nº 45/ INSS/PRES,06 de agosto 2010  Instrução Normativa nº 50/INSS/PRES, 04 de Janeiro de 2011  Portaria Conjunta PGFN/RFB/INSS nº 01, de 21 de março de 2013  Portaria MPS nº 156, de 28 de Março de 2013

4 Compensação Previdenciária é o acerto de contas entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos Servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na hipótese de contagem recíproca de tempos de contribuição. O que é?

5 IMPLEMENTAÇÕES NO SISTEMA COMPREV PROPORCIONALIDADE ORDEM CRONOLÓGICA COBRANÇA VALORES DE RI

6 " Art. 4º Os requerimentos de compensação previdenciária apresentados pelos regimes instituidores serão analisados pelo INSS, em cada Gerência-Executiva, observando-se a ordem cronológica de apresentação..“ Data Implementação no Sistema Comprev.: 02/2015 Art. 4º – Portaria Interministerial nº 410/2009 ORDEM CRONOLÓGICA

7 A nova regra estabelecida na Portaria estabelece as seguintes regras para o bloqueio por falta de reciprocidade na análise dos requerimentos pelos regimes de origens: Caso o RPPS e o RGPS tenham decididos requerimentos em percentuais superiores a 80% (oitenta por cento) não haverá bloqueio dos valores devidos pelo RPPS ao INSS e dos valores devidos pelo INSS aos RPPS; Ex.: Percentual de decisão RO - (requerimentos decididos pelo INSS ao RPPS) = 80,2% Percentual de decisão RI - (requerimentos decididos pelo RPPS ao RGPS)= 92,7 Ambos percentuais acima de 80% - Não bloqueia PROPORCIONALIDADE

8 Esta disponível desde o mês de Abril/2015 o Relatório de Proporcionalidade, que retrata o percentual de decisão pelos RPPS e pelo Regime Geral de Previdência Social - RGPS como regimes de origem. O Relatório está disponível no Módulo RI do Sistema COMPREV – Opção Consulta – Outros – Relatório de Proporcionalidade RI930, atualizado semanalmente. PROPORCIONALIDADE

9 "Art. 19-B. O repasse do fluxo mensal de compensação financeiramente regimes poderá ser suspenso quando o credor deixar de decidir ou decidir processos em quantidade proporcionalmente inferior aos decididos pelo devedor, considerando-se os requerimentos protocolados há mais de noventa dias, ressalvados os casos em que o credor tiver decidido mais de oitenta por cento dos requerimentos protocolados há mais de noventa dias, ou quando a diferença proporcional em relação à quantidade de requerimentos decididos pelo devedor há mais de noventa dias for inferior a cinco pontos percentuais." Art. 19-B – Portaria MPAS 6209/1999* *Alterado pela Portaria 288, de 30 de junho de 2015 PROPORCIO NALIDADE

10 Caso os percentuais de decisão sejam inferiores a 80% (oitenta por cento), deverá ser analisado se a diferença entre os percentuais de decisão do RPPS e RGPS é inferior a 5% (cinco por cento). Nessa hipótese também não haverá bloqueio dos valores devidos pelo RPPS ao INSS e dos valores devidos pelo INSS aos RPPS; Ex.: Percentual de decisão RO - (requerimentos decididos pelo INSS ao RPPS) = 56,8% Percentual de decisão RI - (requerimentos decididos pelo RPPS ao RGPS)= 61,00 Diferença entre os percentuais é inferior a 5% ( 61, ,8 = 4,2) Não bloqueia PROPORCIO NALIDADE

11 Requerimentos sob responsabilidade do INSS – Acima de 90 dias Total Req.Total DecididosEm Análise

12 Requerimentos sob responsabilidade do Ente Federativo - Acima de 90 dias Total Req.Total DecididosEm Análise

13 Valores desembolsados Comprev – RO e RI FLUXO Período: 1999 a Maio/2015 Período: 1999 a Maio/2015 RGPS - RO RGPS - RI R$ 494 MILHÕES R$ 12,8 Bilhões

14 Valores desembolsados Comprev – RO e RI ESTOQUE Período: 2013 Período: 2013 RGPS - RO RGPS - RI R$ 4,8 MILHÕES R$ 606 MILHOES

15 PAGAMENTO DOS VALORES DE RI PELOS ENTES/RPPS COBRANÇA VALORES DE RI  Lei nº 9796, de 05 de maio de Art. 6º “§ 2 º O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS comunicará o total a ser desembolsado por cada regime de origem até o dia trinta de cada mês, devendo os desembolsos ser feitos at é o quinto dia útil do mês subsequente. “Art. 8° - Na hip ó tese de descumprimento do prazo de desembolso estipulado no § 2 º do art. 6 º, aplicar-se-ão as mesmas normas em vigor para atualiza ç ão dos valores dos recolhimentos em atraso de contribui ç ões previdenci á rias arrecadadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.”

16 COBRANCA DOS VALORES DE RI NÃO PAGOS PELOS ENTES/RPPS COBRANÇA VALORES DE RI Art. 19-A. No caso de o regime ou o ente instituidor não efetuar o pagamento do débito resultante da compensação financeira a que se refere o inciso III do art. 18, ou da aplicação do disposto no parágrafo único do art. 23, no prazo estabelecido, o INSS acionará a Procuradoria Federal Especializada para providenciar sua inscrição na Dívida Ativa e a respectiva cobrança judicial.

17 COBRANÇA VALORES DE RI Como identificar os valores devidos pelo Ente/RPPS? O valor fica disponível nos relatórios: Saldo de Compensação RI910, disponível no Módulo RI – Opção - Consultas Operacionais. Quais as situações em que o Ente/RPPS tem que recolher o valor de RI?  Quando no encontro de contas o valor de RI superar o valor de RO recolhe a diferença;  Quando o valor de Compensação Previdenciária estiver bloqueado por falta de Regularidade da Certidão Única (RFB/PGFN), do Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP e/ou por falta de Proporcionalidade nas decisões dos requerimentos.

18 COBRAN ÇA VALORES DE RI

19 COBRANÇA VALORES DE RI Como emitir a GPS para pagamento do Valor de RI, quando for o caso?  Site do Ministério da Previdência - Pagina Inicial – “TODOS OS SERVIÇOS DO INSS” - Opção  Cálculo da Guia da Previdência Social (GPS) - Opção  Calcular GPSCalcular GPS - No canto superior esquerdo da tela, opção "Módulos" selecionar "Empresas equiparados e Órgãos Públicos" - Preencher a tela seguinte com as informações solicitadas ( Categoria do Contribuinte - Órgãos Públicos - CNPJ do RPPS registrado no Acordo de Cooperação Técnica). Será obtido os Dados Cadastrais para conferência. - Preencher a tela seguinte, obervando:  Código de Pagamento – registrar o código 7307(Comprev FLUXO) – Recolhimento efetuado por RPPS – Órgão do Poder Público – CNPJ, ou Recolhimento efetuado por RPPS – Órgão do Poder Público - CNPJ (Comprev - ESTOQUE)  Competência – registrar a(s) competência(s) a que se refere  Valor INSS – registrar o valor devido na competência  Valor outras Ent. – não preencher  Valor Total – registrar o mesmo valor registrado no campo “ Valor INSS”  Clicar opção –“ Calcular contribuição”.  Gerar guia para pagamento.  Poderá ser solicitado a geração de uma ou mais competência 

20

21 FLUXO RPPS COM PERSONALIDADE JURÍDICA: Certificado de Regularidade Previdenciária - CRP - CNPJ Ente Federativo Certidão Negativa de Débito – CND ou Certidão Positiva de Débito com Efeito de Negativa – CPD-EN. - CNPJ RPPS RPPS SEM PERSONALIDADE JURÍDICA Regularidade de CRP – CNPJ Ente Federativo Regularidade de CND ou CPD-EN. - CNPJ Ente Federativo Na falta de regularidade de CND/CPD-EN encaminha à informação dos valores à PGFN/RFB para quitação/amortização dos débitos previdenciários.

22 Regularidade de CRP e CND/CPD-EN - CNPJ Ente Federativo Na falta de regularidade de CND/CPD-EN encaminha à informação dos valores à PGFN/RFB para quitação/amortização dos débitos previdenciários. ESTOQUE

23 RESUMO RPPS com Personalidade Jurídica - Tem que está com a CND/CPD-EN do RPPS (autarquia) regular e CRP do ente federativo regular. RPPS sem Personalidade Jurídica - Tem que está com a CND/CPD-EN e CRP do ente federativo regulares. FLUXO ESTOQUE Tem que está com a CND/CPD-EN e CRP Do ente federativo regulares

24 COMO O INSS CONSULTA A SITUAÇÃO CADASTRAL DO RPPS? Situação Cadastral A CONSULTA É FEITA NO SITE DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL   Serviços Para a Empresa  Cadastros  Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ  Acesso direto ou com senha específica. “ No campo “Código e Descrição da Natureza Jurídica”

25 COMO O INSS CONSULTA A SITUAÇÃO FISCAL DO ENTE/RPPS? Situação Fiscal A CONSULTA É FEITA NO SITE DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL   Serviços Para a Empresa  Certidão e Situação Fiscal  Certidão de Regularidade Fiscal RFB PGFN – Pessoa Jurídica  Acesso direto ou com senha específica

26 INFORMES IMPORTANTES  Sistema Comprev Módulos RO e RI - Desde 03/12/2013 está funcionando via WEB endereço eletrônico :  Modulo Digitalização – Continua nos moldes antigos – Download página Previdencia Social.  Senhas de acesso ao Comprev-Web e ao Módulo Digitalização diferentes.  Quem não enviou os novos Anexos I e II disponíveis na Pagina da Previdência Social – MPS, estão sem acesso aos Módulos RO e RI desde 03/12/2013

27 INFORMES IMPORTANTES  Alteração de CNPJ do RPPS deverá ser comunicado à Coordenação- Geral de Normatização e Acompanhamento Legal – CGNAL, do Ministério da Previdência Social – MPS, responsável pela atualização do mesmo no Sistema Comprev  Os anexos I e II para acesso ao Sistema Comprev – Web, deverão ser enviados à Divisão de Compensação Previdenciária e pelo endereço eletrônico :  Não é mais necessário o envio do Termo de Responsabilidade. (excluído da Pagina da Previdência)  Novo endereço Eletrônico da Divisão de Compensação Previdenciária -

28 INFORMES IMPORTANTES  Senha ao Sistema Comprev – Web - A senha expira com 90 (noventa) dias e solicita nova senha que deverá ser trocada no site: www2.dataprev.gov.br/saa - Opção - Usúários – Troca Senha.  A senha de acesso ao Sistema Comprev – Web, é bloqueada após 3(três ) tentativas consecutivas de acesso será bloqueada automaticamente, devendo o desbloqueio, ser solicitado à Divisão de Compensação Previdenciária –  Problemas de Acesso ao Sistema Comprev –Web e Módulo Digitalização contatar a Divisão de Compensação Previdenciária.

29 Divisão de Compensação Previdenciária EQUIPE:  Josirene da Costa Santana Lourenço Chefe da Divisão de Compensação Previdenciária  Lenira Mello Soares da Silva – Substituta  Marcia de Lima Ramos Endereço: SAUS Quadra 02 Bloco “O” sala 809 Brasília –DF CEP.: Fone: – –

30 MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público CGNAL – Coordenação-Geral de Normatização e Acompanhamento Legal (Serviços aos RPPS - Previdência no Serviço Público) - (61) LEONARDO DA SILVA MOTTA Coordenador-Geral de Normatização e Acompanhamento Legal