Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBC 0522 – Fisiologia do Sistema Hematopoético Plaquetopenias Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão Francisco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão
Advertisements

Aula 26 O sangue.
DIVISÃO CELULAR.
HEMOSTASIA - Manutenção do estado líquido do sangue livre de coágulos.
Sistema Muscular Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende.
SISTEMA MUSCULAR Prof. Dr. Marcelo R. Guerino.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBC 0522 – Fisiologia do Sistema Hematopoético Plaquetopenia Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão Francisco.
Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão
Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão
Unidade 1- SISTEMA URINÁRIO
GAMETOGÊNESE Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna. GAMETOGÊNESE MEIOSE A gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento dos gametas ou células.
Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão
Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBC 0522 – Fisiologia do Sistema Hematopoético Plaquetopenia Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão Francisco.
DESCOMPLICA PROFESSORA DE BIOLOGIA : LEILA JUAZEIRO DO NORTE 2013
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes. Por Joice Raposo Ferreira.
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
Como funciona o coração?
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes.
Locomoção: ossos e músculos
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
ELEMENTOS DE ANATOMIA HUMANA
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
E STUDO B ASE 8 ° ANO Professora: Néia Becker. FORMA E FUNÇÃO.
Módulo 3 A organização da célula Reconhecemos na célula três componentes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
SISTEMA MUSCULAR No corpo humano existe uma enorme variedade de músculos, dos mais variados tamanhos e formatos, onde cada um tem a sua disposição conforme.
TECIDO MUSCULAR. Tipos de tecido muscular Tecido muscular Nomes especiais para estruturas convencionais: Sarcolema = membrana plasmática; Sarcoplasma.
AULA RESUMO EM POWER POINT
Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo Especialista em Docência Universitária Mestre em Ecologia e Produção Sustentável.
ESTRUTURA, FUNÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
É constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de: Reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo Desenvolver acções que.
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
CITOLOGIA III.
Histologia – Introdução Professor Ms. Hélcio Marques Junior 1.
Organização dos organismos
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
Ciclos ovárico e uterino
Gametogénese Espermatogénese. Conceito: Processo que abrange a formação, nas gónodas masculinas (testículos), dos gametas masculinos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Sistema Circulatório BALA 2011.
Introdução ao sistema circulatório - tórax, coração e pericárdio
ASPECTOS RENAIS DO IDOSO
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
Faculdade de Tecnologia de Alagoas-FAT Biologia Celular CITOESQUELETO Prof. Gustavo Reis.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
CÉLULAS TRONCO.
Filo Porifera RICARDINHO BALA 2012.
.  Como todos sabemos, a urina é formada nos rins, órgãos em formato de feijão e de cor marrom- avermelhada localizados na região posterior da cavidade.
Enf:saray.
MED B26/27 Debate Patologia Celular e Degenerações
Distúrbios Circulatórios Parte II
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Profa. Adriana Nogueira
SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Willian Lopes.
Metabolismo do Ferro Ferro é um metal de transição mais importante para os seres vivos. Participa na síntese da hemoglobina e elaboração das hemácias.
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
CICLO OVARIANO E MENSTRUAL
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
1- Seleccione a VERDADEIRA: a)O osso é um tipo de epitélio b)A camada mais superficial da pele é de tecido conjuntivo c)Na cartilagem predomina o colagénio.
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
TECIDO MUSCULAR TECIDO MUSCULAR ALUNOS Cristian Cardozo Dos Santos Eduardo F. Sovrani Gian Carlos Mencatto Gustavo Mauricio Rodrigues Da Silva Henrique.
CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
Tecido Hematopoiético
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
Filo Anelídeos BALA 2012.
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBC 0522 – Fisiologia do Sistema Hematopoético Plaquetopenias Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão Francisco Guilherme Resende Gaia Isabela Oliveira Alvarenga Pinto Juçara Guiçardi Vercelino Juliana Gallottini de Magalhães Kamilla Fernandes Villa Marco Antonio Mizoguchi Junior Nathalia Inouye Raquel Cardoso Laconca

Plaquetas Corpúsculos anucleados derivados de megacariócitos; Responsáveis por promover a coagulação do sangue e a reparação de vasos sanguíneos; Valores normais: / µ L; Possuem hialômero, cromômero (grânulos) e sistema canalicular aberto; Microtúbulos, feixes de actina e miosina mantêm a forma da plaqueta e possibilitam a formação de filopódios e contração; Granulômero: grânulos delimitados por membrana, armazenam diferentes substâncias.

Plaquetopoese Origem na medula óssea vermelha, fragmentação do citoplasma de megacariócitos; Célula tronco origina célula mielóide multipotente, que se diferencia em célula formadora do megacariócito; Em seguida, essa célula dá origem ao megacarioblasto, que possui núcleo grande e com diversos nucléolos; O megacarioblasto se diferencia em megacariócito, que possui grânulos contendo fatores de crescimento e outras substâncias que agem na coagulação.

Plaquetopoese GM-CSF, IL-3 e IL-11 recrutam células precursoras de megacarioblastos, presentes na medula; IL-6, IL-7 e trombopoetina também são fatores importantes na formação de megacariócitos; A trombopoetina (Tpo) é produzida no fígado, rins e músculo esquelético. Estimula a proliferação e diferenciação de progenitores de megacariócitos; A Tpo também promove a diferenciação de megacariócitos imaturos. Porém, não age em células maduras durante a formação de plaquetas

Plaquetopenias Plaquetopenia é uma diminuição das plaquetas ou de sua função; Principais fatores que levam à plaquetopenia: produção insuficiente, o sequestro por um baço grande, o aumento do seu uso ou da sua destruição e a sua diluição no sangue; Sinais gerais: hemorragia cutânea, lesões púrpuras, sangramento gengival, sangue nas fezes ou na urina e períodos menstruais anormais; Em casos graves, pode haver hemorragias internas sem que haja qualquer pancada (espontâneas); O diagnóstico pode ser feito por hemograma ou aspiração da medula óssea.

Púrpura Trombocitopênica Idiopática