A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Básico de Hematologia para Iniciantes. Por Joice Raposo Ferreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Básico de Hematologia para Iniciantes. Por Joice Raposo Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Básico de Hematologia para Iniciantes. Por Joice Raposo Ferreira.

2 Curso gratuito para interessados no assunto. Aqui serão abordados tópicos gerais, com o objetivo de iniciar o estudante na hematologia, ou ainda, revisar conceitos para progredir em seus estudos.

3 Introdução. Nessa aula falaremos sobre anemias.

4 O que é anemia? É definida como uma diminuição de hemoglobina e ou hemácias no sangue periférico. Os valores mínimos aceitáveis são de 12,0 g/dl para as mulheres e 13,5 g/dl para os homens. A anemia não se constitui um diagnóstico, mas sim um sinal da presença de doença.

5 Como diagnosticar uma anemia? Após analisar os sinais e sintomas clínicos (palidez das mucosas, taquicardia, dispnéia aos esforços, fraqueza, palpitações, cefaléias, etc), verificar o resultado da dosagem de hemoglobina e de hemácias, índices hematimétricos e morfologia das hemácias.

6 Quais são os Índices Hematimétricos? VGM (Volume Globular Médio); HGM (Quantidade média de hemoglobina, em peso, nas hemácias); CHGM (Concentração média de hemoglobina nas hemácias); RDW (Distribuição gráfica das hemácias de acordo com o volume globular). Quando falarmos mais especificamente de exames laboratoriais, esses termos serão explicados.

7

8 Como Classificar as Anemias? Assim que confirmada a suspeita de anemia, temos que classificá-las: Quanto ao volume da hemácia: normocítica, macrocítica e microcítica; Quanto a forma da hemácia (morfologia): poiquilocitose e anisocitose; Quanto a quantidade de hemoglobina nas hemácias: Normocrômica, hipocrômica e anisocrômica.

9 Formas e tamanhos das hemácias.

10

11 Causas de Anemia: Falta de produção de hemácias: - Aplasia de medula óssea; - Falta de nutrientes (megaloblástica, ferropriva); - Produção defeituosa de hemácias; - Substituição do tecido hemopoiético (necrose, fibrose, neoplasia). Excesso de destruição de hemácias: - Anemias hemolíticas; - Hemorragias; - Hiperesplenismo.

12 Importância da Contagem de Reticulócitos: Reticulócitos são hemácias imaturas que permanecem no sangue periférico durante 24 e 48 horas. É marcador de hemólise, sua indicação é avaliar a medula óssea e diferenciar anemia hemolítica da não-hemolítica. Auxilia na avaliação de perda sanguínea e resposta da medula óssea a anemia. Valores de referência: Adulto: 0,5 a 2% Criança: 2,0 a 6,0%

13 *Coloração supra-vital, utilizada para pesquisa de reticulócitos.

14 Algumas Anemias: Anemias Hemolíticas: - Normocrômica e normocítica; - Destruição excessiva ou hemólise de hemácias; - Causas: veneno de cobra, infecções (malária), alterações congênitas de hemácias, imunológica (incompatibilidade do fator Rh);

15 Anemia falciforme: - Alteração na hemoglobina; - Genética; hemácias assumem forma de foice à baixa concentração de O2; - Maior incidência em negros e mulatos; Doença hemolítica do recém-nascido: - Mãe Rh negativa, com anticorpos para o antígeno D. Há hemólise maciça no feto.

16 Anemia megaloblástica: - Macrocítica e normocrômica; - Deficiência de ácido fólico ou vitamina B12: deficiência alimentar, falta de absorção; - Presença de corpúsculos de Howell-Jolly. Anemia aplásica: - Normocrômica e macrocítica; - Agentes químicos (inseticidas, drogas), físicos (radiação), biológicos (hepatite), idiopática.

17 *Corpos de Howell-Jolly: São inclusões eritrocitárias, arredondadas, de tamanho médio, compostas de DNA que apresentam características tintoriais iguais às do núcleo. O corpúsculo de Howell-Jolly é um fragmento de material nuclear. Pode resultar de Cariorrexe (fragmentação do núcleo) ou de expulsão nuclear incompleta. A formação destes corpos está aumentada nas anemias megaloblásticas e no hipoesplenismo.

18 Anemia Sideroblástica: - Acúmulo de ferro na mitocôndria das hemácias jovens; - Hipocromia com ferro sérico alto (diferencial da anemia ferropriva); - Suspeitou de anemia sideroblástica? Fazer mielograma e verificar a presença de sideroblastos em anel.

19 Talassemia ou Anemia de Cooley: - Doença hereditária autossômica recessiva que acomete o sangue; - Anemia leve ou severa, decorrente da hemoglobina reduzida e menor quantidade de hemácias que o normal; - Existem dois tipos de talassemia: 1) α-talassemia: quando o defeito genético está na cadeia α da hemoglobina. 2) β-talassemia: quando o defeito genético está na cadeia β da hemoglobina. - Talassemias maiores: esse quadro é mais raro, a anemia é severa, iniciando-se nos primeiros meses de vida do indivíduo, acompanhada de icterícia, deformidades ósseas e esplenomegalia; - Talassemias menores: há a presença de discreta anemia, com a qual o indivíduo pode conviver normalmente, sendo que algumas vezes nem anemia existe; - Exames laboratoriais: Que pesquisem a hemoglobina, como por exemplo a cromatografia; - Presença de hemácias em alvo.

20 Por hoje é só, pessoal! Semana que vem falaremos sobre as Leucemias. Até breve!!!


Carregar ppt "Curso Básico de Hematologia para Iniciantes. Por Joice Raposo Ferreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google