Origem da Música Como e aonde surgiu a música? O que nasceu primeiro: a música ou a fala?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

Filosofia.
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
A GRÉCIA ANTIGA.
A Música na Educação Infantil
REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral
ARTE E A MÚSICA.
Instituto Nacional de Educação de Surdos
O nascimento da filosofia
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
Religião grega Zeus.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Slides JRoman Apresenta.
GRÉCIA.
O MINISTÉRIO DA MÚSICA NA BÍBLIA
Revisão para Prova de Arte 6º ano EF 3º trimestre
A Mitologia é o estudo de mitos, lendas e a interpretação dos mesmos em alguma cultura.
Prof. Everton da Silva Correa
A atitude e a experiência filosófica
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
O nascimento da filosofia
Grécia uma cultura fantástica
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Curso de Teoria Musical
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I Antonio Carlos Brolezzi
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Os Salmos.
Prof. Roberto de A. Martins
Prof. Everton da Silva Correa
A moda….
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Moisés Santiago, Paulo Shell, Leandro Costa E Tatiana Leite
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
A TEOLOGIA DA MÚSICA E MISSÃO Valdely Freitas.
Capítulo 1: A busca pelo conhecimento
História Da Matemática.
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
CIVILIZAÇÃO GREGA Mitologia, Filosofia,
Profª. Taís Linassi Ruwer
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
O Ministério da Música na Bíblia
- Uma aproximação histórica e etimológica
História da Educação A origem.
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Douglas Fernando Blanco
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
LINGUAGEM.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
CAESP - Artes Aula /02/2015 REVISÃO ELEMENTOS BÁSICOS DA MÚSICA, ANTIGUIDADE E MUNDO GREGO:
Vitória régia Vitória Régia
Grécia - Cultura.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Introdução e contextualização histórica
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Projeto “Páscoa do Amor”
Introdução à Filosofia Aula 10
FILOSOFIA.
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Introdução à política Aristóteles e Platão.
Grécia Antiga Mitologia.
O que é Sociologia?.
 Analisei as práticas musicais dos cristãos, na pesquisa de campo verifiquei o que há nas proximidades do templo, existem outras igrejas cristãs bem.
1. Desânimo diante do trabalho 2. Alento no happy hour – hora feliz! 3. A Palavra trabalhar deriva do latim Tripaliare e confirma o sentido negativo –
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
Segundo Wiora, é aquela que se situa no contexto das antigas civilizações (Mesopotâmia, Egito, Grécia, Oriente, Antiguidade Greco-Romana) Escrita começa.
Hegel – Música e Filosofia Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Filósofo romântico da música. Vê a música como linguagem expressiva e a compreende como forma.
Transcrição da apresentação:

Origem da Música Como e aonde surgiu a música? O que nasceu primeiro: a música ou a fala?

Origem do Ser Humano Aproximadamente 3 milhões de anos. A partir do momento que surgiu a consciência e as experiências foram transmitidas para outras gerações, a fala e a música provavelmente nascem juntas (50 mil anos atrás). A linguagem e arte surgem como uma solução para a violência nas comunidades.

Primeiras civilizações musicais Egito China Mesopotâmia Babilônia Índia Hebreus A tradição musical era passada oralmente e por isso não podemos saber como eram suas músicas. Se não as conhecemos como temos certeza de que existiram?

Egito

Babilônia

Instrumentos Antigos

Hebreus A bíblia possui centenas de passagens que mostra o papel da música nos povos do antigo testamento: “ E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria” 1 Crônicas 161 Crônicas 16

Papel da Música A música nestas primeiras civilizações musicais estava ligada apenas aos rituais ou atividades solenes. Não existia o artista ou o músico. Os desenhos nos túmulos dos faraós mostram que a música e as artes como um todo estavam apenas a serviço dos líderes de suas comunidades. Quando a música vira Arte?

Grécia

Herança Grega A Grécia é considerada a primeira e mais importante influência da cultura do Ocidente. Surge a democracia, e com isso líder político se submete aos debates públicos. Dai a importância da educação e formação ampla do cidadão na Grécia. Pensamento mítico e reflexivo. Todo conceito de Clássico está relacionado à arte grega.

Pensamento mítico e origem da Música Música Dionisíaca: emotiva e corporal Palas Athena se comove com o choro das irmãs de medusa e cria uma cantiga, dando origem a música. Depois cria o Aulos (flauta grega) que é dada a Apolo, que entrega a Dionísio. Dionísio se transforma no representante da música emotiva.

Pensamento reflexivo e origem da Música Música Apolínea: serena e racional Hermes rouba o gado de Apolo. Usando duas tripas no casco de uma tartaruga constrói a Lira. Apolo gosta do som e passa a praticar, e é considerado o Deus da música e da poesia. A música nasce pelas descoberta das propriedades físicas dos instrumentos. Ação racional.

A música na Grécia Pela primeira vez a música é pensada como arte, surge a ambição de criar e o gosto por ouvir. Os artistas passam a ser muito respeitados. Quem eram os músicos?

Músicos Gregos A música assume um papel importante na educação grega (Paidéia). O músico era professor, cientista, matemático, filósofo, místico e etc... Quem foi o principal pesquisador musical grego?

Pitágoras Ao pesquisar as relações das notas musicais, percebeu a sua relação com a matemática. O mundo todo estaria organizado pela matemática e a música guarda essas relações. Surge a teoria da “Música das Esferas”. Unindo pensamento mitológico (intuitivo) e científico (racional).

Conclusão A História vai nos mostrar, que em alguns momentos a música vai tender para Apolo (Canto Gregoriano e Música Clássica) e em outro para Dionísio (Rock, Samba) O pensamento não é o oposto da emoção, mas o seu complemento.