CAPÍTULO 1: O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI MAIS INFLUENCIADA PELA TECNOLOGIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Advertisements

A Segunda Revolução industrial
1914 – 1918.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
IMPERIALISMO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Evandro Albuquerque de Andrade
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
As Novas Tecnologias da Revolução Industrial
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Amaury Gremaud HEG II A Primeira Guerra Mundial. Estou convencido, como muitos outros, que o grande ponto de mutação da história econômica moderna, aquele.
NOÇÕES DE TURISMO AULA 1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Curso de Formação - PMDF Valéria Carvalho.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Em Resumo  AS CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O processo que revolucionou a economia e o mundo.
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.
Antônio Cordeiro Jéssyca Rodrigues Talles Henrique Marta Fabiana Rodrigo Alves Vinicius Rodrigues BLOCOS ECONÔMICOS.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
II Guerra Mundial
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Rio + 20:As questões ambientais que afetam as pessoas aqui e agora foram esquecidas ; verdade inconvenientes VISITANTES 190 PAÍSES ONG`s RIO +20.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Arte gráfica CLICAR Sabe-se pouco sobre Gutenberg, apenas que nasceu na cidade alemã de Mogúncia entre 1393 e 1405, filho de um comerciante de Mainz.
CAPÍTULO 45 – SEGUNDO REINADO: O PROBLEMA DA MÃO DE OBRA 1888 – Abolição da escravatura => Final de um processo de substituição da mão de obra escrava.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. IMPERIALISMO.
José Cláudio Junqueira Ribeiro José Cláudio Junqueira Ribeiro Assessor Especial SEMAD As oportunidades do mercado de carbono do Sudeste e na região da.
Telebrasil 2004 Convergência: Perspectivas e Realidade José Eduardo Ferrão Presidente Ilha de Comandatuba, 02/julho/2004 Cinema Digital.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
HISTÓRIA DO TELEFONE. Introdução O telemóvel é uma história de sucesso. Poucas invenções podem orgulhar-se de uma adesão tão rápida por parte dos consumidores,
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
N.P.I.(Novos Países Industrializados)
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
Apresenta Novidade destinada à Óticas Inventor: Leandro Schmitz.
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
A indústria contemporânea brasileira
O PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XIX Colégio Claretiano Dom Cabral Professor Saint Clair História – Ensino Médio.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
O que é Produção? A Produção no dia-a-dia: - Estudos; - Tomar banho; - Alimentar-se; - Trabalhar; - Etc.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74) (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74)
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
A Grande Indústria Moderna  Indústrias de base, de capital e de bens de consumo duráveis  Grandes parques industriais  Combustão como matriz energética.
Segunda Revolução Industrial
Balança Comercial Brasileira Outubro 2010
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Economia Imperial (XIX)
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Preparatório EsPCEx História Geral
Os grandes ciclos migratórios
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 1: O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA

SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI MAIS INFLUENCIADA PELA TECNOLOGIA QUE A PRIMEIRA, INICIADA NA INGLATERRA APROXIMADAMENTE UM SÉCULO ANTES. CARACTERIZOU-SE POR DESCOBERTAS APLICADAS À INDÚSTRIA, TRANSPORTE E ÀS COMUNICAÇÕES.  Processo de fabricação do aço (1856) por Henry Bessemer;

 Invenção do dínamo (1870), máquina que produz energia elétrica;

 Aproveitamento do petróleo como fonte de energia;  O telégrafo (Samuel Morse, 1836) ;  O telefone (1876).

MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA, Construção dos primeiros automóveis

HENRY FORD INVENTOR DO FORD T

A COMUNICAÇÃO TAMBÉM FICOU MAIS EFICIENTE E RÁPIDA.

O PROCESSO BESSEMER ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX, OS METODOS DE FABRICAÇÃO DO AÇO ERAM LENTOS E MUITO CAROS EM 1856 O INVENTOR HENRY BESSEMER DESCOBRIU QUE A INJEÇÃO DE UM JATO DE AR NO MINÉRIO DE FERRO EM FUSÃO TRANSFORMAVA-O EM AÇO PORQUE REDUZIA A TAXA DE CARBONO. ESSA DESCOBERTA BARATEOU RAPIDAMENTE O PRODUTO E MOTIVOU NOVOS INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA.

HENRY BESSEMER

O TELEFONE- A INVENÇÃO DO TELEFONE É ATRIBUÍDA AO ESCOCÊS RADICADO NOS ESTADOS UNIDOS, ALEXANDRE GRAHAM BELL.

QUEM É O “PAI DO TELEFONE”? EM DEZEMBRO DE 2002 O CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS RECONHECEU O ITALIANO ANTÔNIO MEUCCI COMO O VERDADEIRO INVENTOR DO TELEFONE. NOS ESTADOS UNIDOS PARA ONDE MIGROU. MEUCCI DESCOBRIU QUE A VOZ PODIA SER TRANSPORTADA POR IMPULSOS ELÉTRICOS. SEM RECURSOS PARA OBTER A PATENTE.SUAS ANOTAÇÕES E MODELOS FICARAM GUARDADOS ATÉ CAIREM NAS MÃOS DE GRAHAM BELL, QUE PATENTEOU O INVENTO EM 1876, VINTE ANOS DEPOIS DA CRIAÇÃO DE MEUCCI. BELL TORNOU-SE MILIONÁRIO E ENTROU PARA A HISTÓRIA COMO O “PAI DO TELEFONE”. SOMENTE AGORA, PASSADOS 130 ANOS, ESSE ERRO COMEÇA A SER REVISTO

GRAHAM BELL E ANTÔNIO MEUCCI

CONCENTRAÇÃO DE CAPITAL AUMENTO DA CONCORRÊNCIA; PREÇOS BAIXOS ATÉ A FALÊNCIA DO CONCORRENTE; (EMPRESAS GRANDES ELIMINANDO A CONCORRÊNCIA)

ASSOCIAÇÕES DE EMPRESAS TRUSTE  VÁRIAS EMPRESAS EM UMA SÓ – CONTROLE DA MATÉRIA-PRIMA ATÉ A COMERCIALIZAÇÃO DO PRODUTO; CARTEL  EMPRESAS INDEPENDENTES QUE DIVIDEM O MERCADO HOLDING  UMA EMPRESA QUE CONTROLA VÁRIAS OUTRAS

IMPERIALISMO NA ÁFRICA 90% DA ÁFRICA EM 1900 ESTAVA EM PODER DOS EUROPEUS  FRANCESES  ARGÉLIA ASSUMEM O GOVERNO; TRABALHO OBRIGATÓRIO NAS CULTURAS DE OLIVEIRAS, VINHAS, FRUTAS E LEGUMES; INTRODUÇÃO DA CULTURA OCIDENTAL (EUROPEIA) ATÉ 1908;

IMPERIALISMO NA ÁFRICA  1884 – BELGAS  CONGO EXPLORAÇÃO DA MÃO DE OBRA AFRICANA; EXTRAÇÃO DA BORRACHA E MARFIM (OBRIGATÓRIO); MORTE DE 10 MILHÕES DE AFRICANOS.

IMPERIALISMO NA ÁFRICA  BRITÂNICOS  EGITO, SUDÃO, UGANDA, ÁFRICA ORIENTAL E RODÉSIA.  ALEMANHA;  PORTUGAL;  ESPANHA.

CONFERÊNCIA DE BERLIM  PARTILHA DA ÁFRICA  PAÍSES: GRÃ-BRETANHA, FRANÇA, PORTUGAL, ALEMANHA, BÉLGICA.  NOVO MAPA DA ÁFRICA – FRONTEIRAS ARTIFICIAIS

IMPERIALISMO NA ÁSIA  BRITÂNICOS  ÍNDIA (leitura página 19)  REVOLTA DOS SIPAIOS (1857) REVOLTA CONTRA A DOMINAÇÃO INGLESA; INGLATERRA VENCE COM METRALHADORA E CANHÕES; RAINHA VITÓRIA  IMPERATRIZ DA ÍNDIA

IMPERIALISMO NA ÁSIA  BRITÂNICOS  CHINA (Leitura página 21)  GUERRA DO ÓPIO ( ) - DROGA QUE PROVOCA DEPENDÊNCIA FÍSICA E PSÍQUICA. CHINESES CONFISCAM E JOGAM NO MAR 1400t DE ÓPIO; INGLATERRA BOMBARDEOU VÁRIAS CIDADES CHINESAS; VITÓRIA DOS INGLESES.

TRATADO DE NANQUIM: - ABERTURA DE 5 PORTOS DA CHINA PARA O LIVRE COMÉRCIO INGLÊS ; - IDENIZAÇÃO DE 21 MILHÕES DE DOLARES; - CONTROLE DE HONG KONG; - PUNIÇÃO DOS INGLESES NA CHINA COM AS LEIS INGLESAS.

 JAPÃO  NOVA POTÊNCIA (leitura página 22 e 23) FIM ESTUDEM!!!