Contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Amazonas Tecnologias da Embrapa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO NO ESTADO DO PARÁ.
Advertisements

Sistemas Tecnológicos Sustentáveis e Certificação Ambiental : a agropecuária Amazônica do futuro Paulo Choji Kitamura
Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO BRASIL AGROECOLÓGICO Cássio Trovatto Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO FLORESTAL (PL 1.876/99) JOSÉ HUMBERTO CHAVES Gerência de Planejamento Florestal Serviço Florestal Brasileiro
Agosto/2015 Agricultura & Inovação: Rota para o Desenvolvimento Sustentável Agricultura & Inovação: Rota para o Desenvolvimento Sustentável PROGRAMA DE.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
Perspectivas para uma Energia Global e Sustentável Campanha Clima & Energia Greenpeace.
SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA - SAPI CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL – COPAM PAUTA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE INSTRUMENTOS.
SICME Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia. PRODEIC – MT E A ECONOMIA VERDE Eng. Agr. MSc. José Juarez Pereira de Faria Secretaria de Estado.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Selo SERINGUEIRA AMBIENTAL Compensação das Emissões Inevitáveis dos Gases de Efeito Estufa.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Restrições de aplicação de agrotóxicos Proteção de polinizadores Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas - DFIA Coordenação-Geral de Agrotóxicos.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Gasolina, Diesel, Etanol, Biodiesel Modelo de Abastecimento HORÁRIOTEMASCONTEXTUALIZAÇÃO 14:00 às 15:30 ETANOL NA MATRIZ ENERGÉTICA - Aumento da participação.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Crédito Rural para a Agricultura Familiar Porquê vale a pena financiar custeio Necessidade de crédito: R$ ,00 Financiamento no Banco do Brasil –
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DOCENTE: Dr. Frederico Pontes DISCENTES: Helenilse Freitas Lya Beiruth.
Avaliação da exposição aos agrotóxicos e uso de equipamento de proteção individual (EPI) em servidores da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp –
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
A Manaus 28 de abril 2014 CADEIA PRODUTIVA DO PESCADO NO AMAZONAS Geraldo Bernardino Fone
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
SISTEMA DE PRODUÇÃO A PASTO: Uso de suplementação em pastagens
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Plano ABC Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando à Consolidação de.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE A Extensão Rural e a FEPAGRO Porto Alegre, 2008.
Programa de Regularização Ambiental Raimundo Deusdará Filho Diretor Geral/SFB.
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
– Fone BR Km 18 - Rodovia Brasília/Fortaleza Planaltina, DF CEP Caixa Postal.
9º Ciclo de Palestras e Debates Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Senado Federal Contribuições para o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
ESTRUTURA FUNDIÁRIA A distribuição das Terras no Brasil Alqueire – m 2 Alqueirão – m 2 Hectare – m 2 Qual é a origem dos problemas.
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
Disseminação da Pesquisa Científica do Setor Agrícola, Florestal e Pesqueiro do Estado do Amazonas Sonia Alfaia SEPROR.
APOIO PROJETO BIOMAS 1 a fase IMPLEMENTAR O USO DA ÁRVORE NA PROPRIEDADE RURAL BRASILEIRA (APP, ARL e ASP) GERAR SUBSÍDIOS TÉCNICOS PARA APRIMORAR.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Dedicação em fazer o melhor!. A HISTÓRIA A Cerealista Albaruska Ltda, foi fundada em 1972 e nasceu da visão extraordinária de futuro e do perfil empreendedor.
Potencial do Extrativismo Sustentável
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
<cabeçalho> <data/hora> <rodapé>
Legislação sanitária.
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
REGIÃO NORTE.
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária FEPAGRO Forrageiras – São Gabriel VCU trigo duplo propósito São Gabriel /2013 Equipe: Ionara F. Conterato, Diego.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO "Conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a função arrecadadora,
O Estado participa das territorialidades rurais uma vez que estimula, em momentos diferentes, os modelos de produção existentes. É o caso dos projetos.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI Nº /12 Paulo Alexandre Mendes Assessoria de Gestão Estratégica Gabinete do Ministro 22/5/2014.
III Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Meio Ambiente Paulo Romano Brasília, 17/11/2005.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Transcrição da apresentação:

Contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Amazonas Tecnologias da Embrapa

Campos Experimentais Atividades desenvolvidas Alternativas sustentáveis de uso da terra e reabilitação de áreas alteradas/degradadas: manejo florestal, sistemas agroflorestais multiestratificados, silvicultura, sistemas de cultivo de dendê e iLPF. Campo Experimental do Distrito Agropecuário da Suframa - DAS Área: ha Rio Preto da Eva

Campos Experimentais Atividades desenvolvidas Palma de Óleo: manejo, nutrição, melhoramento genético e produção de sementes pré- germinadas. Usinas de extração de óleo e biodiesel de dendê. BAG de dendê e caiaué: 420 ha. Campo Experimental do Rio Urubu - CERU Área: ha Rio Preto da Eva

Campos Experimentais Atividades desenvolvidas Pesquisas com aquicultura, silvicultura, fruticultura, mandiocultura, culturas alimentares e agroindustriais, estudos florestais e agroflorestais, hortaliças, plantas medicinais e plantas ornamentais tropicais. Campo Experimental da Sede do Km 29 Área: ha

Iranduba Campos Experimentais Atividades desenvolvidas Produção sustentável de mandioca, frutas, guaraná, grãos, hortaliças e seleção de espécies florestais para produção de energia. Atua como Centro de Capacitação de Agentes para o Desenvolvimento Rural Sustentável. Campo Experimental do Caldeirão Área: 208 ha

Campos Experimentais Atividades desenvolvidas Pesquisas com guaranazeiro. BAG: 40 ha Atua como Centro de Capacitação de Agentes para o Desenvolvimento Rural Sustentável. Campo Experimental de Maués Área: 441 ha Maués

Campos Experimentais Atividades desenvolvidas Apoio às pesquisas e transferência de tecnologias agropecuárias com base na aptidão agrícola da mesorregião do Baixo Amazonas. Atua de forma integrada com os órgãos municipais, estaduais e federais ligados aos setores agropecuário, florestal e agroindustrial. Núcleo de Apoio a Pesquisa e Transferência de Tecnologia - NAPTT Parintins

Municípios de Atuação

Mandioca Tecnologias para o setor produtivo 3 cultivares para área de várzea e 2 para terra firme (25 a 30 t/raiz/ha, média regional: 3 a 8 t/raiz/ha). Quatro sistemas de produção para o Estado: 2 para várzea e 2 para terra firme. Sistema de armazenagem de maniva/semente para pequenos agricultores. Melhoria no equipamento de extração de goma (fécula) para propriedades que possuem energia elétrica.

Tecnicas de Multiplicação Rápida A técnica de multiplicação rápida necessita de três tipos de instalações, uma câmara de propagação e uma de enraizamento.

Tecnologias para o setor produtivo Banana: Cultivares tolerantes a patógenos - sigatoka-negra Lançamento/recomendação de 13 cultivares (BRS Conquista – Certificado de Proteção no MAPA). Alta produtividade Resistência a doenças (mal- do-panamá e sigatoka- negra). Ferramenta para desperfilhamento. Método de aplicação de fungicida na axila da 2ª folha a cada 60 dias.

Tecnologias para o setor produtivo Guaraná (Paullínia cupana var. sorbilis) Em 2013 duas novas cultivares resistentes à antracnose. 18 cultivares ( ). Produtividade acima de 1,5 quilo de sementes por planta (média regional: 200 gramas). Sistema de produção para o guaranazeiro. Produção de sementes ricas em cafeína natural. Matéria prima industrial para fármacos, refrigerantes e cosméticos.

Tecnologias para o setor produtivo Cupuaçuzeiro 5 cultivares tolerantes à vassoura- de-bruxa - produção de frutos/ha – (média regional: frutos); Boas práticas agrícolas: colheita e pós colheita do cupuaçu, controle da broca do fruto no cupuaçuzeiro, controle da vassoura-de-bruxa no cupuaçuzeiro; Broca-do-fruto: bioecologia do inseto, prospecção de semioquímicos, resistência de plantas à broca, caracterização da diversidade genética da broca (SSR). BRS 311 BRS 297 BRS 312 BRS 299 BRS 298

Tecnologias para o setor produtivo Cupuaçuzeiro

Abacaxi Tecnologias para o setor produtivo Tecnologias disponíveis para os agricultores Abacaxi: há material genético com alto potencial de produção disponível. Existe um sistema de produção para a cultura adaptado ao nosso ambiente. Existem práticas de manejo da cultura para pragas e doenças que reduzem o uso de agrotóxicos – produção integrada de abacaxi. Alta aceitação do produto.

Seringueira Tecnologias para o setor produtivo 6 novas cultivares de seringueira (copa x painel) resistentes ao mal-das-folhas. Produtividade acima de kg de borracha seca/hectare/ano. Uso em sistemas integrados (consorciado e iLPF).

Seringueira Tricomposta Tecnologias para o setor produtivo COPA: resistente ao mal-das-folhas (Microcyclus ulei). PAINEL: produtivo (> kg/ha/ano) PORTA-ENXERTO: H. brasiliensis A B C Das11 espécies conhecidas de Hevea: H. brasiliensis, H. benthamiana, H. guianensis - produzem látex aceitável.

Grãos Tecnologias para o setor produtivo Avaliação e recomendação de cultivares Arroz e Milho: indicação de variedades melhoradas permitiu aumento de mais de 100% na produtividade. 4 cultivares de feijão-caupi produtividade: 800 a kg/ha (média do Estado: 300 kg/ha), sendo uma cultivar biofortificada (rica em Fe e Zn).

Aquicultura Tecnologias para o setor produtivo Sistema de produção em tanque escavado (tambaqui, matrinxã e tartaruga). Ciclo de produção do tambaqui de 36 para 10 meses. Sistema de Produção, da Embrapa, exigência das agências de fomento para financiar a piscicultura. Aeração aumenta tres vezes o rendimento do tambaqui ( t/ha).

Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (para o Amazonas) Tecnologias para o setor produtivo Pastejo rotacionado para produção pecuária (várzea e terra firme). Produção de ovinos (terra firme) e suplementação alimentar. Espécies gramíneas e leguminosas para cobertura de solos. Adubação verde e alimentação animal.

Silvicultura Tecnologias para o setor produtivo Seleção de espécies florestais nativas e exóticas para produção energética (redução a 38% do consumo de lenha em olarias). Técnicas silviculturais para reflorestamento com castanha-do- brasil.

Citros Tecnologias para o setor produtivo Produção de mudas de qualidade testando novos porta enxertos. Definição de um sistema de produção para o Amazonas. Difusão do sistema integrado de produção. Monitoramento de pragas e doenças. Manejo criterioso do uso do solo.

Açaí Tecnologias para o setor produtivo Tecnologias disponíveis para os agricultores Açaí: começa a ser definido um sistema de produção para o açaí a partir de estudos da Embrapa (CPATU) Há disponibilidade de material genético melhorado – BRS Pará; A expansão do plantio no Amazonas possibilita estudos sobre a adaptação da cultivar neste ambiente;

Fibras: juta e malva Tecnologias para o setor produtivo Desafios Pesquisa: produção de material genético de qualidade. Produção de sementes de qualidade. Suprir a demanda do mercado por fibras: grande demanda em sacaria para o café e outros alimentos. Definição de um sistema de produção adequado à realidade amazônica. implementar a mecanização desde o plantio até o processamento da fibra. Reduzir a influência do ambiente no processo produtivo das fibras.

Pupunha Tecnologias para o setor produtivo Desafios Integrar e fortalecer uma rede pesquisa com a cultura voltada para a região amazônica. Selecionar materiais adaptados para este ambiente. Desenvolver pesquisas visando estabelecer um sistema de produção de baixo custo para a agricultura familiar. Definir linhas de pesquisa para palmito e frutos. Falta de uma cadeia produtiva estruturada; Implementação de uma escala de produção capaz de viabilizar a indústria.

Produção das principais cadeias produtivas do amazonas no ano de 2012 Culturas Área colhida (ha) Produção (t) Produtividade (t/ha) Com uso de Tecnologia da Embrapa (t) 2012 Produtividade t/ha Incremento (%) Produção (t) Mandioca , Banana , Guaraná ,1920, Cupuaçu , Abacaxi , Seringueira ,5 - - Milho ,55, Piscicultura ,

Dificuldades e gargalos das principais cadeias produtivas do Amazonas CulturaDificuldade EspecificaComum Banana Manejo inadequado da cultura Uso de material genético susceptível a doenças Não observação das boas praticas de produção Mecanização para aumentar a produtividade do trabalho Logística de transporte e comercialização Altos custos de produção Assistência técnica insuficiente Piscicultura Licenciamento ambiental Dificuldade para aquisição de ração Surgimento de doença Acanthocephala Baixa oferta e qualidade da energia elétrica Mandioca Não utilização de cultivares melhoradas Problema com produção de várzea (perda da produção) Necessidade de melhoria no processamento da farinha Desconhecimento do sistema de produção da mandioca Assistência técnica insuficiente Problema com qualidade da maniva semente

CulturaDificuldade EspecificaComum ILPF Problemas com a secagem e armazenagem de forrageiras Poucas cultivares selecionadas e adaptadas para a região Falta de manejo adequado do sistema de produção Manejo inadequado das pastagens Infraestrutura de plantios, colheitas e pós-colheita Mecanização Logística Baixo nível organizativo dos agricultores Grãos Não uso de sementes de boa qualidade Produção basicamente para consumo das famílias Falta de estrutura de armazenagem Citros Qualidade das mudas (mudas de fundo de quintal) Baixo nível de conhecimento das tecnologias modernas pelos pequenos agricultores Uso de insumos e baixo nível tecnológico Dificuldades e gargalos das principais cadeias produtivas do Amazonas

CulturaDificuldade EspecificaComum Açaí Pesquisas em estádio inicial sobre o cultivo no Amazonas Baixa produção e produtividade Comunidades produtoras dispersas pelo Amazonas Condições sanitárias deficientes para o processamento de polpa Logística transporte, armazenagem e comercialização Falta de infraestrutura de armazenagem Abacaxi Ausência de fornecedores de mudas de qualidade Manejo inadequado de pragas e doenças Falta de uso das boas práticas de produção do pré-plantio e pós-colheita Falta de agroindústrias para processamento do excedente Fibras Faltam sementes de qualidade Necessidade de mecanização das lavouras Mecanização do processo de produção da fibra colhida Cultivos em áreas de várzeas sujeitas a adversidades (secas e inundações) Dificuldades e gargalos das principais cadeias produtivas do Amazonas

Embrapa Amazonia Ocidental Rodovia AM-010 km 29 (92)