INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 9 - Modelagem de Data Warehouse.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo Entidade-Relacionamento
Advertisements

Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Funcionalidades de um SGBD
Tabela de Banco de Dados Relacional
Projeto de Banco de Dados
Modelo Relacional Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx download:
OLAP – Motivação e conceitos
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Modelo Dimensional Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx download:
Modelo de Dados Professores Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil telefone: 0xx {scalabrin, download:
Apresentação SOE Assunto DATA WAREHOUSE Professor TANAKA
Aula 4 – Inteligência de Negócios (Business Intellingence)
Data Warehouse Um Data Warehouse é um armazém de dados, contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa. De acordo com INMON (1997), um.
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados.
Modelagem Dimensional do Data Warehouse
Banco de Dados Multidimensional
Normalização Disciplina: Banco de dados II.
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Manual - Bikesys Versão 1.0 – Beta Março 2013.
Desenvolvimento de Sistemas OLAP
Desenvolvimento de Sistemas OLAP
Análise Estruturada.
Gerenciamento de Dados
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Tecnologia da informação e estado
Business Intelligence:
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
4. Decisões Estruturadas 4.1. Data Warehouse (DW)
Banco de Dados Avançado
D ATA M ART É DEFINIDO COMO UM SUBCONJUNTO DO D ATA W AREHOUSE FOCADO EM UM ASSUNTO ESPECÍFICO, USA UM MODELO DE DADOS MULTIDIMENSIONAL, TAMBÉM CHAMADO.
Introdução a Banco de dados
J OÃO C ARVALHO Data Warehouses. D EFINIÇÃO Um Data Warehouse é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às actividades.
Curso Técnico em Mineração
Análise de Sistemas de Informação
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Kamila T. Lyra Karina C. S. Nishimura Thiago P. Colonhezi William S. Soares.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Spatial Data Warehouse Por: Camilo Porto. Apresentação  Revisando esquema estrela... limitações  Spatial Data Warehouse (SDW) Um modelo conceitual Estendendo.
ASSUNTO Facilitando a Tomada de Decisão em um Ambiente Móvel Mohamed A. Sharaf Panos K. Chrysanthis Felipe Menezes Cardoso COPIN – UFCG Banco de Dados.
Laboratório de Programação
Uma proposta para OLAP ontológica Adriana Ribeiro.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
Banco de Dados II Prof. Dra. Carla Lanzotti
Mineração de Dados: Introdução
Exercício de avaliação Aroldo Pereira Vieira PUCPR
OLAP - On-Line Analytical Processing (Processamento Analítico On-Line)
Bancos de Dados Objeto-relacional e Orientados a Objetos Maria Carolina
CIn/UFPE – Banco de dados Avançado - Profs. Robson Fidalgo e Valéria Times  1.
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Paulo Renato de Morais.
B. I., DATAMINING e OLAP Henrique Liduario Joab Esequiel
Modelagem Dimensional do Data Warehouse
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Janeiro/2013 Ceça Moraes Data Warehouse Janeiro/2013 Ceça Moraes
Sistemas de Arquivos. Alocação em memória – Problemas Quantidade Limitada de Informações Perda de informações quando o processo é terminado Vários processos.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Alunos: Bruno Zacchi Rausis Gustavo Soares Leonardo Defenti Rodrigo Becker Rabello.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 7 - Data Warehouse.
Processo de desenvolvimento de sistema de informação - DSI Diagrama de Entidade-Relação (DER) ou Entidade Associação (DEA) Representa as entidades envolvidas.
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
Construindo um Data Warehouse Modelagem Dimensional.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 9 - Modelagem de Data Warehouse

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Conteúdo Programático desta aula  Modelagem Multidimensional  Modelo Esquema Estrela e Modelo Floco de Neve

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL MODELAGEM DE DADOS PARA O DW A modelagem de dados para DW é diferente da utilizada para sistemas OLTP. Se simplesmente movermos o modelo de dados transacional para um banco de dados separado, inserirmos dados históricos e chamarmos de DW não conseguiremos trabalhar com estes dados por duas razões principais:

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL MODELAGEM DE DADOS PARA O DW 1)Os usuários não ficarão felizes porque a complexidade será muito alta, para que eles próprios possam realizar consultas ad hoc 2)Modelos de dados transacionais são construídos respeitando a Terceira Forma Normal e não respondem com rapidez a questões típicas de queries de apoio á decisão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL MODELAGEM DE DADOS PARA O DW A Modelagem Multidimensional é uma técnica de concepção e visualização de um Modelo de Dados de um conjunto de medidas que descrevem aspectos comuns de negócios. É utilizada especialmente para sumarizar e reestruturar dados e apresenta-los em visões que suportem a análise dos valores desses dados.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL MODELAGEM DE DADOS PARA O DW Um modelo multidimensional é formado por três elementos básicos:  Fatos;  Dimensões;  Medidas ( Variáveis )

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL MODELAGEM DE DADOS PARA O DW - FATO Representação de um assunto Um assunto pode ser um dado operacional, uma transação do negócio ou um evento Um fato é composto por dimensões e medidas Exemplos (domínio Loja): – vendas (transação do negócio) – promoções (evento) – produtos e estoque (dado operacional)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL MODELAGEM DE DADOS PARA O DW - DIMENSÃO Representação dos contextos relevantes para a análise de um fato. Exemplo: – Fato: Vendas – Dimensões: Clientes, Produtos, Tempo, Locais,... Uma dimensão pode: – conter membros – ser organizada em hierarquias

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL MODELAGEM DE DADOS PARA O DW - DIMENSÃO São as possíveis formas de visualizar os dados, ou seja, são os “por” dois dados: “por mês”, “por produto”, “por país”, “por região”, etc. Normalmente não possuem atributos numéricos, são somente descritivas e classificatórias dos elementos que participam de um fato.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL MODELAGEM DE DADOS PARA O DW - MEDIDA Representação de atributos (variáveis) relevantes para a análise de um fato – valores numéricos em geral – indicadores de desempenho para a análise Uma medida é determinada pela associação de dimensões – produto X tempo.ano; - local.estado X cliente.classe X tempo.semana.dia Exemplo: – Fato: Vendas – Medidas: quantidade vendida, valor da venda

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL MODELAGEM DE DADOS PARA O DW - MEDIDA São os atributos numéricos que representam um fato, a performance de um indicador de negócios relativo às dimensões que participam desse fato. Uma medida é determinada pela combinação das dimensões que participam de um fato, e estão localizadas como atributos de um fato.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL UMA NOVA FORMA DE VER OS DADOS Uma visão multidimensional é usualmente representada por um cubo  A metáfora do cubo dá a impressão de múltiplas dimensões  Os “cubos” podem ter 2, 3, 4 ou mais dimensões  O usuário pode rolar e cortar (“slice and dice”) o cubo, escolhendo qual a dimensão(ões) que será usada em cada consulta (query)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL UMA NOVA FORMA DE VER OS DADOS acesso em 24/03/2012

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL VISUALIZAÇÃO - EXEMPLO Cubo do Fato Vendas acesso em 24/03/2012

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Modelo Dimensional - Diagrama Estrela ( Star Schema ) Star Schema é o termo comum para designação de modelos de dados multidimensionais; Como o termo esquema nos leva diretamente a uma idéia de modelo físico, o mais usual é denominarmos de modelo estrela;

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Modelo Dimensional - Diagrama Estrela ( Star Schema ) O modelo estrela é a estrutura básica de um modelo de dados multidimensional Sua composição típica possui uma grande entidade central denominada fato e um conjunto de entidades menores denominadas dimensões, arranjadas ao redor dessa entidade central, formando uma estrela

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Modelo Dimensional - Diagrama Estrela ( Star Schema ) Tabela de Fatos Tabela de Dimensão (Fonte: Campos. M.L.C., material de aula – UFRJ)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL MODELAGEM DE DADOS PARA O DW acesso em 24/03/2012

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Diagrama Floco de Neve ( Snowflake ) O modelo Snowflake é o resultado da decomposição de uma ou mais dimensões que possuam hierarquias entre seus membros; Podemos definir relacionamento muitos para um entre os membros em uma dimensão, formando uma hierarquia por meio desses relacionamentos entre entidades dimensões;  O modelo floco de neve é resultado da aplicação da terceira forma normal sobre as entidades dimensão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Diagrama Floco de Neve ( Snowflake ) acesso em 24/03/2012

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Diagrama Floco de Neve ( Snowflake )  Variante do modelo estrela Tabelas de dimensões estão normalizadas (3FN) Representação explícita das hierarquias  Vantagem Evita redundância (mais economia de espaço)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Diagrama Floco de Neve ( Snowflake )  Desvantagem – maior número de tabelas (maior número de junções)  Modelo estrela é considerado mais apropriado - desperdício de espaço é menos crítico que tempo para recuperação de dados em um DW

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Comparação dos Esquemas Transação de Mercearia Número da Loja Data da Transação Cliente Produto Quantidade Valor Cliente Da Data À Data Nome Sobrenome Endereço 1 Endereço 2 Endereço 3 Cidade Estado País CEP Produto Descrição Categoria Tempo Data da Transação Loja Número da Loja Nome da Loja Cidade Estado País Telefone Estrela Relacional Normalizado Cliente Da Data À Data Nome Sobrenome Endereço 1 Endereço 2 Endereço 3 Cidade Estado País CEP Transação de Mercearia Número da Encomenda Número da Loja Cliente Data da Transação Loja Número da Loja Nome da Loja Cidade Estado País Telefone Produto Descrição Categoria Item da Nota Número da Nota Produto Quantidade Valor Altamente desnormalizado para melhor performance Os dados transacionais são armazenados em Tabelas Fato e os dados de referência são armazenados em Tabelas Dimensão Minimiza a redundância de dados Os dados transacionais podem ser armazenados em qualquer tabela

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Esquema Constelação União de esquemas estrela e/ou floco de neve – esquema estrela: modela em geral um Data Mart – esquema constelação: modela o DW acesso em 24/03/2012

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Exemplo Modelagem Uma rede de lojas de departamento possui diversas lojas distribuídas em diferentes estados do Brasil. O sistema transacional gerencia todas as vendas efetuadas em cada uma das lojas. O modelo relacional utilizado nesse sistema possui: a) uma tabela Fatura que contém todos os dados relacionados a uma fatura, com seus itens vendidos sendo armazenados na tabela Item_Fatura. b) cadastros de Lojas, de Clientes, de Funcionários, de Produtos, de Categorias e de Fornecedores. (Adaptado de: Hokama, D.D.B., Camargo, D., Fujita, F., Fogliene, J.L.V. - A Modelagem de dados no ambiente Data Warehouse, site: Google, acesso em 01 de abril de 2006 )

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Exemplo Modelagem A área de negócios solicitou a construção de um Data Mart que permitisse consultas analíticas, como por exemplo: qual o faturamento com a venda de cosméticos da "Johnson & Johnson", em lojas da zona sul da cidade de São Paulo no período do dia das mães ? quais foram as vendas no período de janeiro a março deste ano na região sudeste e nordeste ? quais os produtos mais rentáveis ? quem foram os maiores clientes ? (Adaptado de: Hokama, D.D.B., Camargo, D., Fujita, F., Fogliene, J.L.V. - A Modelagem de dados no ambiente Data Warehouse, site: Google, acesso em 01 de abril de 2006 )

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Exemplo Modelagem Quem é o fato? Neste exemplo o fato é VENDAS Quem são as dimensões? PRODUTO LOJA CLIENTE TEMPO

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 9 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Exemplo Modelagem VENDA LOJA PRODUTO CLIENTE TEMPO