“ O homem contemporâneo - afirmava o Papa Paulo VI – escuta melhor as testemunhas que os mestres e, se escuta estes é porque são testemunhas.” “O melhor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÃO VICENTE DE PAULO, PAI DOS POBRES.
Advertisements

Laura Vicuña 13 anos cheios de amor
Madre Teresa de Calcutá:
Aprender a divertir Para isso clica no botão da resposta que achas correcta. Lê as perguntas com atenção e procura divertir-te.
O catequista da iniciação cristã
REVOLTA DE 1383 – 1385: Crise e Guerra da Independência .
Formação de Portugal Pedro Thiago de F. R. Costa N.º 22 7ºC
Fundamentos da Filosofia Vicentina
Madre Teresa de Calcutá
Fraternidade Professor: António Sampaio Disciplina: E.m.r.c
Portugal na Europa Portugal fica na parte mais ocidental da Europa.
Desde criança quis ser sacerdote. O seu sonho irá evoluindo e na juventude manifesta desejo de ser sacerdote missionário. Entrou na Ordem Dominicana.
Já sabes: Inscreve-te no sonho de Usera: Fazer o Bem!
Santo António de Lisboa
Santo Antonio.
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões
NOSSA SENHORA APARECIDA
Vida e Obra de Gaspar Fructuoso.
Comemoração: 24 de Janeiro
João Eudes nasceu em 14 de novembro de 1601, na pequena vila de Ri, próxima de Argentan, no norte da França. Era o primogênito de Isaac e Marta que.
Rainha dos Apóstolos.
Comemoramos também o dia do Papa
A vocação de São José.
A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
No mês de Setembro comemoramos o
D. Dinis “ O Lavrador”.
Tempo da Graça de Deus. É uma festa! Vida Nova Renovação Perdão Alegria & União Reconciliação.
São maximiliano Maria Kolbe
Bendita seja a Mãe do Salvador!
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
Ao ver a estrela, sentiram grande alegria..
Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.
O amor é inventivo ao infinito!
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
São Benedito, o Negro.
Santa Elizabete Seton.
EVANGELIZAR E SERVIR 1.
Paróquia Santo Antonio Maria Claret.. Dom José, Filho Amado de Maria.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
Nossa Senhora da Caridade do Cobre A história da colonização cubana conta que em 1509, um certo soldado espanhol estava muito doente e foi levado do.
PPS.: savipe Louiz Francescon Nascido em 29 de Março de Na comarca de Covasso Nuovo, Provincia de Udine – ITÁLIA Após o serviço ao Exercito, imigrou.
BARROCO NO BRASIL.
Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil e de Brasília
Sto. Antônio Maria Zaccaria para adolescentes
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
Santa Rosa de Lima.
No dia 17 de junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo.
O que é uma Congregação?.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Santa Teresinha do Menino Jesus: Ser o Amor
Afonso Henriques O 1º Rei de Portugal
 .
Estuda no Colégio de Teologia de Alcalá (Madrid) onde a Congregação cisterciense de Castilha tem um Centro de estudos para os frades mais distintos 1828.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
ILUSTRAÇÕES SOBRE A VIDA DE SÃO LUIZ GUANELLA
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
1 Musica 4 Frases e pensamentos AVANÇO AUTOMÁTICO.
Trabalho elaborado por: Romeu Gomes nº22 Tiago Freitas nº25 9ºC 1 Questões Páginas do manual: 196/197.
Poder da Igreja na Idade Média
“...compadecia-se dos mais ligeiros sofrimentos dos seus próximos e procurava remediá-los, como se ele próprio vivesse em grandes comodidades.” (Castro,
P.O. S. I. ROMA Obra da Santa Infância Portugal. “CRIANÇAS AJUDAM CRIANÇAS” China 1843.
Transcrição da apresentação:

“ O homem contemporâneo - afirmava o Papa Paulo VI – escuta melhor as testemunhas que os mestres e, se escuta estes é porque são testemunhas.” “O melhor livro é o professor ”, afirmava Jerónimo Usera

Vocação Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera

Nasceu a 15 de Setembro de 1810, na cidade de Madrid. Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Vocação Espanha vivia a guerra da Independência (o exército francês tinha invadido quase toda a Península Ibérica).

Aos 14 anos toma uma decisão: Quero ser monge, porque Deus me chama a fazer o bem na terra”. Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Vocação Entra no Mosteiro Cisterciense de Santa Maria de Oseira (Orense).

Quanto tomou hábito tomou o nome de Jerónimo. Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Vocação No mosteiro vive o silêncio monacal e aprende a orar, admirando a natureza que rodeia o mosteiro, estudando a Palavra de Deus, contemplando Maria.

Vocação Sacerdote evangelizador Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera

A 20 de Setembro de 1834, depois de terminados os estudos em Teologia, é ordenado Sacerdote. Padre Usera foi um monge pregador em S. Martin de Castanheda, pároco rural em Sanábria, catedrático na Universidade central de Madrid, missionário na Guiné, governador eclesiástico em Cuba, deão de Porto Rico. Sempre tendo presente o seu sonho fazer o bem na terra. Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Sacerdote evangelizador

O seu estilo de pedagogo-evangelizador: 1.Valorização da dignidade da pessoa; 2.Estudo da realidade concreta para descobrir as necessidades e procurar soluções; 3.Resposta adequada no imediato e com projecção de futuro; 4.Promoção da participação dos leigos na missão eclesial. Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Sacerdote evangelizador

VocaçãoSacerdote evangelizador Testemunha Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera

Jerónimo Usera vive e expressa o seu amor a Deus na sua manifestação mais clara, o amor aos homens. Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Testemunha do Amor 28 de Julho de 1845, depois de 2 anos de contacto com os dois crumans, cuja educação lhe tinha sido confiada pela Rainha, parte para a Guiné Equatorial tornando-se assim o 1º missionário espanhol nestas terras. O seu regresso, poucos meses depois de chegar a África, devesse à gravidade da sua doença Ilha de Fernado Pó

P. Jerónimo Usera chega a Cuba em 1848 Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Testemunha do Amor Em 11 de Novembro 1848 na catedral de Santiago toma posse como cónego da catedral e governa a Arquidiocese de Santiago de Cuba. A 12 de Abril de 1849 passa a director do seminário. A 15 de Abril torna-se vigário geral e governador da diocese. Jerónimo tem como missão preparar a ilha para a chegada do 1º bispo Don António Maria Claret.

P. Jerónimo Usera sai de Cuba em 1851 Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Testemunha do Amor A sua missão é promover a questão do culto e do clero. O que seria um pequena viagem até Madrid vai faze-lo permanecer na capital espanhola até 1853 Durante este período por Madrid o P. Usera Doutora-se em Sagrada Teologia. Publica a tese: Observações ao chamado Opúsculo sobre a Colonização de Fernando Pó.

P. Jerónimo Usera chega a Porto Rico em 1853 Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Testemunha do Amor Em 3 de Dezembro de 1853 é nomeado Deão (assessor do Bispo – preside ao cabido). A 16 de Maio de 1855 substitui o Governador Eclesiástico. (Nesse ano houve epidemias de cólera, febre amarela e tifo). No ano de 1856 o P. Usera e novamente nomeado pelo cabido mas renuncia ao cargo. No ano de 1857 promove a fundação da casa da caridade de Santo Ildefonso e a associação de Damas

Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Testemunha do Amor A sua missão é: Leva religiosas de ensino Nessa busca procura religiosas e métodos educativos P. Jerónimo Usera regressa a Espanha No Inverno de 1862 em Griñón escreve os Estatutos e Regras das Irmãs que iriam ser chamadas de “AMOR DE DEUS”

P. Jerónimo Usera no ano de 1863 Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Testemunha do Amor É nomeado Deão (assessor do Bispo – preside ao cabido) de Havana – Cuba Vive entre Madrid, Toro e Zamora

P. Jerónimo Usera de 1864 a 1865 Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Testemunha do Amor Parte para Havana, passando por Porto Rico. Dirige e administra o hospital de Havana É-lhe concedida a Gran Cruz de Isabel a Católica. Planeou a sociedade protectora dos meninos de Cuba

P. Jerónimo Usera no ano de 1868 Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Testemunha do Amor Regressa a Cuba, depois de um a visita às suas irmãs em Toro, e prepara a viagem das irmãs para as Antilhas que acontece no dia 3 de Maio de No dia 29 de Junho de 1868 é oficialmente aprovada a Congregação por parte do Governo.

Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Testemunha do Amor P. Jerónimo Usera morre em Cuba a 17 de Maio de 1891 Em 1925 os restos mortais do P. Usera são transladados de Cuba para Zamora Em 1931 os restos mortais do P. Usera são transladados de Zamora para Toro

VocaçãoSacerdote evangelizador Testemunha Atitudes de Vida Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera

A sua opção fundamental é saber que Deus o chama para fazer o bem na terra. a) A dignidade da pessoa é uma forte convicção que se revela na defesa dos direitos da criança, ao fundar a Sociedade protectora de crianças, e na defesa dos direitos da mulher, procurando mestras para a educação de meninas e criando, pouco antes da sua morte, a Academia de Tipógrafas; b) As necessidades de todo o tipo são para ele chamadas de Deus. Dói-lhe a situação dos escravos, dos pobres, da raça negra, dos camponeses… porque nascem, vivem, morrem sem terem conhecido as doçuras da fé; o temor ao castigo é o único estímulo para praticar o bem ; Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Atitudes de Vida

c) Valoriza as pessoas e descobre as suas melhores qualidade : dada a docilidade, a devoção e a índole destas pessoas, se se utilizam os meios, será fácil restaurar o abatido….; d) Na sua atitude de filho e servo da Igreja, aceita os diferentes cargos em difíceis circunstâncias, com a convicção de poder ser útil à Igreja. Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Atitudes de Vida

VocaçãoSacerdote evangelizador Testemunha Atitudes de Vida irmãs do Amor de Deus Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera

Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Testemunha do Amor P. Jerónimo Usera no ano de 1864 Funda a CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DO AMOR DE DEUS em Toro - Zamora

Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Irmãs do Amor de Deus no mundo Hoje estão em mais 19 países espalhados pelo mundo. Formam 133 Comunidades. Criaram 68 Centros Educativos 1864 ESPANHA 1871 CUBA1932 FRANÇA1932 PORTUGAL1943 CABO VERDE 1949 MÉXICO1950 MOÇAMBIQUE1951 BOLÍVIA1953 ANGOLA1956 CHILE 1956 ITÁLIA1958 E. UNIDOS1959 PERÚ1961 CANADÁ1961 ALEMANHA 1961 PORTO RICO1962 BÉLGICA1980 REP. DOMINICANA1998 BRASIL 2001 GUATEMALA2001 FILIPINAS Portugal Espanha França Alemanha Itália Guatemala Perú Bolívia Brasil Cabo Verde Angola Moçambique Chile EUA MéxicoCuba Porto Rico República Dominicana Filipinas

Irmãs do Amor de Deus em Portugal desde Porto 1933 Coimbra 1934 Guimarães 1942 Estoril 1943 Cabo Verde 1944 Lisboa Vila Viçosa 1951 Aveiro 1957 Valpaços 1960 Lamego 1965 Ílhavo 1973 Cascais 1989 Fátima 1999 Brasil Da província Portuguesa das Irmãs do Amor de Deus fazem parte, Cabo Verde e o Brasil Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Irmãs do Amor de Deus em Portugal

Bicentenário do Venerável Jerónimo Usera: Missões das Irmãs do Amor de Deus