Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo www.ebemfoco.com Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 3 Assista o vídeo do comentário e veja.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela Sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela.
Advertisements

ADÃO PECOU, DEVERIA MORRER, MAS VIVEU.
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
O EVANGELHO DA GRACA ROMANOS 1.5.
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Cristo morreu pelos ímpios”
Estudo 07 – Deus é perdoador “Cristo morreu por nós
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
Romanos 4,18-25 Irmãos: Abraão, contra toda a humana esperança, firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme.
A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO EVANGELHO DO APOCALIPSE? Evangelho significa boas novas. O Livro do Apocalipse revela a beleza do amor de Deus.
CRISTO É A PROPICIAÇÃO PELOS PECADOS DE TODO O MUNDO
Alcançando As Promessas
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Abrão : pai exaltado
ABRAÃO INTRODUÇÃO 2000 AC Deus o chama de seu amigo
Hebreus 7 A Aliança Superior
INTRODUÇÃO Páscoa (Pessach, Hebraico) = Passagem;
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
Jesus Cristo “... o Diabo nunca se firmou na verdade, porque nele
Cristianismo Prático Tiago 2:14:26.
82 anos pregando as boas novas as boas novas 82 anos pregando as boas novas as boas novas.
AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
CURSO BÍBLICO.
03 Por que o mundo está como está?. 03 Por que o mundo está como está?
TEMAS BÍBLICOS.
Deus chama Abrão e lhe faz promessas
Moisés Sobe ao Monte Sinai
Hebreus 2 A Superioridade de Cristo a tudo e todos
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
As Quatro Grandes Comissões
Lembranças da Páscoa Êxodo
Atos 3:1-26.
O QUE ERA OFERECIDO?. O QUE ERA OFERECIDO? “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.”
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
Mateus 8.1 a 3. Mateus 8.1 a 3 “Durante muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus” II Cr 15.3a.
1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /11/2011 CRISTO – PROPICIAÇÃO PELOS PECADOS TEXTO ÁUREO  “ E Ele é a propiciação pelos nossos pecados,
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
A VIRADA TEXTO BÁSICO: II Coríntios 5.17:
Resumo do que já temos visto até agora: 1. O Primeiro capítulo mostrou que os gentios não têm esperança. 2. O Segundo capítulo mostrou que os judeus iludidos,
O caminho da justificação
Carta do Apóstolo Paulo
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
LIÇÕES TAREFAS: 9hs -10hs: Lição 4 10hs -11hs: Tarefas 11hs -12hs:
Você tem o privilégio de ler agora um lindo texto bíblico:
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Iniciar Concurso Leituras da Semana: Reavivados por Sua Palavra – Romanos 02 a 08.
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
A NECESSIDADE ESPIRITUAL DOS JUDEUS
Romanos Abraão, justo pela fé.
A Doutrina da Justificação (3.21 – 5.21). Ao estudarmos a Doutrina do Pecado descobrimos que ninguém pode ser justificado pela justiça humana. Na doutrina.
A Maravilhosa Graça Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 5.
Os Benefícios da Justificação Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 4.
Este é o plano simples de Deus para que você possa ser salvo...
A Lei, a Carne e o Espírito Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 6.
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
JUSTIFIÇÃO Autor: Célio Augusto Machado Como pode o homem ser justo para com Deus ? Jó 9:2.
Transcrição da apresentação:

Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 3 Assista o vídeo do comentário e veja muito mais no site:

E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, (Rm 4.20) " Texto Áureo

A justificação dos pecados diante de Deus ocorre somente pela fé. " Verdade prática

17-(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. 18-O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou- se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19-E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE ( Romanos )

20-E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, 21-E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. 22-Assim isso lhe foi também imputado como justiça.

Introdução 0

Na Carta aos Romanos nos capítulos 3.21— 4.25 encontramos uma das mais contundentes defesas de Paulo em favor da justificação pela fé, independente das obras. Paulo divide seus argumentos em três partes:  A justificação manifestada;  A justificação contestada;  A justificação exemplificada.

A chamada de Abraão, o grande patriarca de Israel, será a base da argumentação de Paulo para provar a doutrina da justificação somente pela fé.

A justificação Manifestada (Rm ) I

Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas. Romanos Um culpado que é inocentado

Deus se revelou para alcançar os gentios e os judeus Deus Gentios Judeus Gentios Judeus Toda a humanidade

A manifestação da justiça divina Homem Deus Tornou conhecido o seu amor Jesus Cristo

O termo justiça traduz a palavra grega dikaiosyne, muito comum no contexto de um tribunal. A imagem é de alguém que é inocentado por um juiz, mesmo sendo culpado pelos seus atos.

Concluímos então que, mesmo culpados. Deus quis nos justificar e perdoar. "

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Romanos Um prisioneiro que é libertado

Redenção Paulo usa o verbo grego apolytroseo para se referir à redenção efetuada por Jesus Cristo. Apolytroseo = redenção, resgate, libertação No contexto neotestamentário tem o sentido de libertar mediante o preço de um resgate.

Redenção No mundo antigo um escravo podia ser resgatado mediante o pagamento de um preço. E o que isso tem a ver com Deus?

Redenção Tudo a ver. Enviou Jesus Cristo para resgatar o homem que estava preso em seus delitos e pecados. Agora, entendi. Jesus nos resgatou da escravidão do pecado.

Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Romanos Um inocente que é culpado

O sistema de sacrifícios levítico Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; Levítico 16:15 Levítico 16:15 e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório. Levítico 16:15 Levítico 16:15 E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. Levítico 16:21 Levítico 16:21

No sistema levítico, quando alguém pecava tornava-se culpado de algo, e um animal inocente era sacrificado para que a culpa fosse expiada. Todo esse ritual mostrava o preço do pecado e apontava para algo maior, para um sacrifício perfeito que um dia aconteceria.

Ninguém pode alcançar a salvação pelos seus próprios esforços. Somente pelo sangue de Jesus: o inocente Cordeiro de Deus que foi sacrificado por nós.

A justificação contestada II

Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Romanos A justificação se opõe à salvação meritória

Faça! Faça mais. Faça agora. Faça mais e você será salvo. Faça o certo e ficará bem. Não faça nada, apenas aceite o que ele já fez. Lei Graça

Não é fácil abrirmos mão do nosso orgulho e deixarmos de nos vangloriarmos pelos nossos feitos. Todavia, a doutrina da justificação pela fé diz que não há mérito humano quando a graça de Deus se manifesta.

o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei" (Rm 3.28). "

É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, Romanos A justificação se opõe ao orgulho

O exclusivismo Deus é somente dos judeus. E os gentios? Não podem se relacionar com Deus? Ele é Deus de toda a Terra.

"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR“ (Dt 6.4). "

Se Deus é o único Deus, como de fato afirma o monoteísmo judaico, então Ele é o Deus dos gentios também. Não podemos cair no erro de achar que Deus é nossa propriedade exclusiva.

Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos A justificação se opõe ao antinomismo

Legalismo = Tudo pela lei. Antinomismo = Contra a lei. Os judeus legalistas defendiam a observância dos preceitos da lei e acusavam Paulo de ser antinomista.

A lei e a fé Paulo estaria ensinando que a justificação pela fé tornara a lei desprezível? LeiFé

Nem judeu nem tampouco gentio algum foi capaz de cumprir a Lei. Somente Jesus Cristo a cumpriu em nosso lugar.

A Justificação Exemplificada III

Romanos Abraão, circuncisão e justificação

O argumento dos judeus Abraão guarda a lei. Abraão é circuncidado. Moisés recebe a lei no Sinai. 14 anos 430 anos

O argumento de Paulo Abraão crê na promessa. Abraão é circuncidado. Moisés recebe a lei no Sinai. 14 anos 430 anos

O que justificou Abraão não foi o que ele fez, mas o que Deus fez por ele.

Esse é o princípio do Evangelho — somos aceitos não pelo que fizemos, mas pelo que Cristo fez por nós.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. Gênesis Abraão, promessa e justificação

Paulo argumenta que a justificação não poderia decorre da obediência à lei pelo fato de que quando Deus fez a promessa a Abraão, este nem mesmo era circuncidado

A justificação de Abrão Deus Abraão pecador Abraão Justo

A promessa dependia da obediência à lei?

O paralelismo entre a fé de Abraão e a fé do cristão. Romanos Abraão, ressurreição e justificação

Abraão acreditou nas promessas de Deus, mesmo com todas as circunstâncias desfavoráveis. O crente também crer em um Deus que torna possível as coisas impossíveis.

O que garante a nossa justificação? O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação. Romanos 4.25 "

Conclusão Nessa lição aprendemos que Abraão foi justificado diante de Deus pela fé e não pela observação da lei, como pensava os judeus. Da mesma forma, todos que alcançam a salvação, a alcança pela graça mediante a fé em Jesus Cristo.

Bibliografia recomendada

Fique por dentro do conteúdo da Escola Dominical. Acesse o site