QUÍMICA – APOSTILA 1 POR QUE ESTUDAR A QUÍMICA?. ONDE ESTÁ A QUÍMICA? Os conhecimentos químicos são fundamentais para a obtenção de muitos produtos presentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Poluição Aquática Ciências Naturais Turma A 8º Ano Autores:
Rios Poluídos Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando,
Do petróleo ao plástico
Energias renováveis… … o futuro.
POLUIÇÃO do solo.
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Reciclagem de lixo orgânico
Energia Limpa . Nome: Anne Carmim ..
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
BIOMASSA Energia alternativa.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Ciclos Biogeoquímicos
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Ambiente e sociedade.
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Ecologística: a logística da ecologia
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Biomassa.
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Química e qualidade de vida
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
ÁGUA ÁGUA É VIDA!
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
Gestão Ambiental na ESEF
Em busca de matéria e energia
Profª. Andréia 9º Ano Química.
FONTES DE ENERGIA.
Quantidade de água disponível
Constituição do planeta Terra:
PETRÓLEO Líquido oleoso e viscoso, de coloração escura.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
PETRÓLEO.
Dia do Design Sustentável
Escola: COOPEN Alunos: Marina, Yasmin e Miguel Série:4º ano A
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Energia Termoelétrica
Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Santo António Ano Lectivo:2010/2011 Disciplina : Área de Projecto.
Professor Alan Alencar
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Compostos orgânicos e o Ciclo do Carbono
Ciências Naturais – 8.º ano
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
FATORES DE DESEQUILÍBRIO
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
Água – fundamental para vida.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Poluição dos Recursos Hídricos
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

QUÍMICA – APOSTILA 1 POR QUE ESTUDAR A QUÍMICA?

ONDE ESTÁ A QUÍMICA? Os conhecimentos químicos são fundamentais para a obtenção de muitos produtos presentes no nosso dia a dia. Tanto a extração e purificação de materiais encontrados na natureza como a criação de matérias-primas (materiais sintéticos) dependem da química.

Química: Ciência em que se estuda a estrutura das substâncias, correlacionando-as com as propriedades macroscópicas, e se investigam as transformações dessas substâncias. Dicionário Aurélio Eletrônico – Século XXI. O QUE É A QUÍMICA?

A química se relaciona com várias áreas do conhecimento humano: Química Física Física Nuclear Medicina e Ciência da saúde Farmacologia e Nutrição Ciências ambientais Ecologia e poluição Biologia Biologia celular Microbiologia Anatomia

AS DESCOBERTAS DA QUÍMICA E A SOCIEDADE

A química tornou-se indispensável, não só para nosso conforto, mas para a nossa saúde e sobrevivência. Ex: Produtos químicos que aliviam a dor Destroem bactérias que provocam doenças Colocam em movimento veículos cada vez mais eficientes Benefícios dos produtos químicos Aumentam a produção de alimentos

Malefícios dos produtos químicos Por outro lado, a aplicação do uso indevido de produtos químicos tem causado alterações muito graves ao ambiente, o que coloca em risco a manutenção da vida na terra. Produtos químicos como agrotóxicos Queima de combustíveis fósseis Baterias de aparelhos eletrônicos

A maioria dos veículos de transporte, como carros caminhões e aviões, funciona pela queima de combustíveis obtidos a partir da destilação do petróleo ou do álcool derivado da cana de açúcar.

As pilhas e baterias são responsáveis pela diminuição de tamanho de vários equipamentos eletrônicos e pela portabilidade. A descoberta das pilhas permitiu ao longo do tempo a produção de muitos equipamentos, que modificaram os nossos hábitos e principalmente a forma como nos comunicamos.

De olho na combustão Combustão ou queima é um processo no qual materiais denominados combustíveis, como por exemplo, gasolina, óleo diesel, etanol (álcool comum), em contato com o gás oxigênio presente no ar, interagem liberando energia e produzindo substâncias como gás carbônico e água.

De olho na destilação A destilação é um procedimento que permite separar líquidos com propriedades diferentes. A destilação é usada com várias finalidades, como por exemplo, a produção de bebidas alcoólicas. Nas refinarias de petróleo um processo de destilação mais complexo permite a separação desse produto em frações diferentes, como gasolina, querosene, óleo diesel, etc.

O uso do DDT O DDT (Dicloro Difenil Tricloroetano) foi um dos inseticidas mais utilizados pelo ser humano no combate a insetos transmissores de doenças como: malária e ao tifo. No entanto, o uso descontrolado desse inseticida provocou a contaminação de lençóis freáticos, de rios e mares e afetou as cadeias alimentares.

Por muitos anos, o DDT permanece presente sem alterações na sua composição, nas águas, no solo e, por causa do seu efeito cumulativo, também nos organismos vivos, dissolvido nos tecidos gordurosos. Pequenas quantidades de DDT presentes nos vegetais são ingeridas diretamente pelo ser humano ou por animais, que por sua vez, lhe servirão de alimento.

Esse inseticida pode interferir no equilíbrio natural do ambiente, envenenando plâncton, os peixes e as aves, que passam a botar ovos com cascas muito frágeis. No ser humano ele foi relacionado a problemas hormonais e cancerígenos. Muitos insetos se tornaram resistentes ao uso do DDT por seleção natural, portanto, este inseticida está proibido nos países desenvolvidos.

O AMBIENTE E A SUSTENTABILIDADE “atender às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender às próprias necessidades.” Comissão Mundial Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas. Isso significa que a sustentabilidade defende o desenvolvimento econômico sem agredir o ambiente, portanto para alcançarmos a sustentabilidade, é necessário usarmos os recursos naturais de forma que eles sejam mantidos para uso no futuro.

Sacolas plásticas Inventadas na Suécia em 1960, em pouco tempo foram substituídas pelas sacolas de papel que são mais caras e frágeis. O plástico é produzido pelo polietileno obtido a partir do petróleo. Os resíduos de sua fabricação são grandes poluentes ambientais. No Brasil são descartadas, por ano, 4 milhões de sacolas, que se tornaram grande problema pelo tempo de degradação. Estimativas indicam que correspondem a 10% de todo o lixo que produzimos. O AMBIENTE E A SUSTENTABILIDADE

A reciclagem é um dos pontos mais importantes da sustentabilidade ambiental. As latas de alumínio não são proibidas porque cerca de 90% delas são recicladas no Brasil. O mesmo ocorre com o papelão cuja porcentagem também é alta.

Papel No Brasil, o papel é fabricado a partir de áreas de reflorestamento cultivadas principalmente, com eucaliptos. Na transformação da madeira em papel são usadas várias substâncias químicas que podem poluir o ar e a água. O papel é reciclável e se degrada na presença de água, luz e gás oxigênio.