30-05-2016 Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como Fazer Um Trabalho Escolar?
Advertisements

Resumo e Síntese.
Produção de um trabalho de pesquisa… etapas a seguir.
Redação Científica Conteúdo do módulo:
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO
Sérgio Elias Vieira Cury
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Como montar seu trabalho: Orientadora: Daniela Souza Schneider.
Desenvolvimento de PROJETOS.
Metodologia Científica Divulgação de resultados
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
PROJETO MAPAS 3°B.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
TRABALHO ESCRITO 2º CICLO Prof. Bibliotecária – Adília Real.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
1. Sugestões para o trabalho individual
Elaborar um trabalho de pesquisa
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
Como organizar um trabalho de pesquisa?
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Como fazer um trabalho prático? Curso de Ciências Socio-Económicas
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Trabalho em grupo.
Estrutura do Relatório 1.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
verificação das hipóteses
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
Como se faz uma pesquisa? Como se trabalha em grupo
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Como estruturar um trabalho de pesquisa Como fazer uma bibliografia
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Literacias da informação
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO
FASES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Como fazer um trabalho de pesquisa
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
A palavra pede passagem...
Agrupamento de Escolas de Águeda Biblioteca Escolar
TÍTULO EM CAIXA ALTA | NEGRITO
ELABORAR RELATÓRIOS.
1 TÍTULO DO TRABALHO Nome Arapoti/ Inserir objetivo da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. 1. INTRODUÇÃO.
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
Literacia da Informação ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS BIBLIOTECA ESCOLAR 1.
Como estruturar um trabalho de pesquisa
Dicas para uma boa apresentação Abaixo segue algumas dicas: – Uma boa apresentação deve ser clara e concisa. – Deve-se, sempre que possível, utilizar gráficos,
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
FICHAMENTO.
a importância da leitura
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo do trabalho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO UNIVERSIDADE.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Projeto «Formação em Literacia Digital» C OMO FAZER C ITAÇÕES E R EFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NUM TRABALHO DE PESQUISA Agrupamento de Escolas de Porto de.
Como fazer um trabalho de pesquisa. ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA  1ª - Definir bem o tema  2ª - Pesquisar a informação  3ª - Selecionar os documentos.
APRESENTAÇÕES EM POWERPOINT (PPT) Guião de elaboração Biblioteca Escolar E.S. Marques de Castilho.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO

Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 da Sertã 2 A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO EXIGE VÁRIAS ETAPAS 1- DEFINIR TAREFAS l Interiorizar muito bem o que se pretende com o trabalho. l Definir objectivos. l Escolher a forma de o apresentar (ppt, trabalho escrito, apresentação oral, cartaz, desdobrável...). l Listar as possíveis abordagens ao tema, anotar o que se conhece sobre o mesmo e o que se pretende investigar. l Fazer uma selecção dos aspectos a desenvolver, isto é, delinear o esquema do trabalho.

RECOLHER INFORMAÇÃO l Pesquisar a informação e recolher dados – manuais escolares, dicionários temáticos, enciclopédias, livros especializados, dossiers temáticos, artigos de jornal ou revistas, Internet. l Fazer entrevistas e/ou inquéritos. l Seleccionar todos os documentos que possam ter interesse e tomar nota dos que utilizarmos. Vamos precisar de os indicar na bibliografia. Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 da Sertã

TRATAR E ORGANIZAR A INFORMAÇÃO l Ler e analisar todo o material seleccionado. l Sublinhar e fazer anotações das ideias principais. l Fazer resumos e esquemas. l Seleccionar o essencial e eliminar o acessório. l Fazer um esquema definitivo e ordenado do desenvolvimento do trabalho, organizando-o em capítulos e subcapítulos. Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 da Sertã

REDIGIR O TEXTO FINAL l Evitar fazer cópias integrais das fontes de informação. l Organizar as notas, os resumos e os esquemas que se fizeram segundo uma lógica de articulação de ideias. l Fazer frases curtas. l Fazer corresponder cada parágrafo a uma só ideia. l Produzir um texto claro, conciso e coerente. Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 da Sertã

ESTRUTURAR O TRABALHO Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 da Sertã

A CAPA DO TRABALHO ESCOLA E.B.2.3 da Sertã Graffiti Trabalho elaborado por: Mariana Silva Neves, nº 15, 9ºA Sertã 2009/2010 ESCOLA E.B.2.3 da Sertã Graffiti Trabalho elaborado por: Mariana Silva Neves, nº 15, 9ºA Sertã 2009/2010 Nome da escola Título do trabalho Autoria Localidade e data Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 da Sertã

ESCOLA E.B.2.3 da Sertã Disciplina: Área de Projecto Professora: Joana Fontes As Catástrofes Trabalho elaborado por: Mariana Silva Neves, nº 15, 9ºA Sertã 2009/2010 ESCOLA E.B.2.3 da Sertã Disciplina: Área de Projecto Professora: Joana Fontes As Catástrofes Trabalho elaborado por: Mariana Silva Neves, nº 15, 9ºA Sertã 2009/ PÁGINA DE ROSTO Nome da escola Título do trabalho Autoria Localidade e data Disciplina Nome do Professor Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 da Sertã

Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 de Avelar 9 3. SUMÁRIO Sumário Introdução ……………………. 3 1.Graffiti (definição) 1.1 O que é/são……… Origem 1.3 Tipos ………………… Materiais…………………….8 3. … Conclusão ………………….. 13 Bibliografia ………………….. 15 Sumário Introdução ……………………. 3 1.Graffiti (definição) 1.1 O que é/são……… Origem 1.3 Tipos ………………… Materiais…………………….8 3. … Conclusão ………………….. 13 Bibliografia ………………….. 15 Lista dos títulos e/ou subtítulos com indicação das páginas.

INTRODUÇÃO Introdução Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o …italiano Assim, este trabalho irá abordar os graffiti como forma de expressão … Considerámos também importante abordar os vários tipos …, a sua implantação em Portugal (…) Introdução Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o …italiano Assim, este trabalho irá abordar os graffiti como forma de expressão … Considerámos também importante abordar os vários tipos …, a sua implantação em Portugal (…) 4. INTRODUÇÃO Qual o interesse e a importância do estudo das catástrofes? Qual o objectivo do trabalho? Que metodologia se utilizou? Como se estruturou o trabalho? Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 da Sertã

Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 de Avelar 11 l Redigir cada capítulo conforme o plano que se estabeleceu, sem fazer tópicos. l Utilizar imagens, gráficos, esquemas e mapas contextualizados e com legendas. 5. DESENVOLVIMENTO 1.Os Graffiti 1.1 O que são Considera-se graffiti uma inscrição caligrafada … -Artistas Graffiti … 1.Os Graffiti 1.1 O que são Considera-se graffiti uma inscrição caligrafada … -Artistas Graffiti … Fig.1-Exemplo de graffiti

CONCLUSÃO l Resumir as ideias apresentadas no trabalho. l Apresentar uma opinião pessoal ou do grupo sobre a temática tratada e o modo como foi realizado o trabalho. CONCLUSÃO Podemos concluir que os graffiti … (…) Pensamos ter abordado o essencial da temática, nomeadamente no que se refere à tipologia de graffiti e … (…) Considerámos de grande importância e actualidade a temática tratada (…) CONCLUSÃO Podemos concluir que os graffiti … (…) Pensamos ter abordado o essencial da temática, nomeadamente no que se refere à tipologia de graffiti e … (…) Considerámos de grande importância e actualidade a temática tratada (…) Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 da Sertã

BIBLIOGRAFIA [E WEBLIOGRAFIA] l Mencionar todos os documentos consultados (livros, revistas, documentos online,…). - Na lista bibliográfica, os autores devem ser colocados por ordem alfabética e de acordo com as regras definidas para a sua indicação. 8. ANEXOS l Todos os documentos que serviram de apoio à realização do trabalho. Ex: inquéritos, entrevistas, gráficos, fotografias, …