PROPOSTA Plano de Desenvolvimento Social Baixo Mondego 2008 | 2010 Grupo Operativo Mealhada | 10|Julho|2008 Plataforma Supraconcelhia do Baixo Mondego.

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Transcrição da apresentação:

PROPOSTA Plano de Desenvolvimento Social Baixo Mondego 2008 | 2010 Grupo Operativo Mealhada | 10|Julho|2008 Plataforma Supraconcelhia do Baixo Mondego

Agenda de Trabalho  Nota Introdutória  Instrumentos  Metodologia  Objectivo  Enquadramento da Plataforma na Região Centro  Taxas de Cobertura  Níveis de Prioridade de Intervenção  Área de Intervenção  Supraconcelhia  Local

Nota Introdutória - PDS  É um instrumento enquadrado no âmbito das Plataformas Supraconcelhia (Dec. Lei 115/2006);  Visa servir de documento orientador para a previsão das acções a realizar em estreita articulação com as prioridades locais, regionais e nacionais;  Não é um documento fechado, e representa uma sistematização e análise de dados e contributos dos 10 CLAS;  Não representa qualquer financiamento mas apenas o enquadramento de eventuais candidaturas a programas específicos.

INSTRUMENTOS PNAI; Diagnóstico Prospectivo da Região Centro (PORC); PNE; PNS; Carta Social; PDS – 10 CLAS

METODOLOGIA Constituição GO; Realização Workshop; Análise da documentação enviada pelos 10 CLAS; Reflexão tendo por base os instrumentos identificados;

Objectivo  Elaboração de um documento de planeamento estratégico (PDS) consentâneo com a realidade da Plataforma Supraconcelhia do Baixo Mondego. Recolha dados que possibilitem a realização de um documento correspondente às necessidades do território da plataforma, tendo em conta os recursos disponíveis e as prioridades locais, regionais e nacionais. Este documento deve servir de suporte à definição das estratégias do desenvolvimento económico e social apoiado em respostas locais contribuindo para a equidade dos recursos da Região e do País;

Enquadramento da Plataforma na Região Centro  A Plataforma BM comporta 10 Concelhos do Distrito de Coimbra;  Tem uma população de ,00 hab, representando 20,66% do total da Região;  A faixa etário com mais de 65 anos (72.453) representa 27%;  A faixa etária entre os anos ( ) tem um peso de 55,09%;  As faixas etárias dos 0-14 e dos anos (92.912) representam 25,23%;  Densidade populacional de 151,89 hab./KM;  Índice de envelhecimento é de 161,7%.

DISTRIBUIÇÃO POPULAÇÃO – Nacional (Censos 2001 Resid./Grupos étarios % ,3% ,3% 65 e + 16,4% Totais 100% Portugal Norte Centro Lisboa V. Tejo Alentejo Algarve Açores Madeira

Taxas de Cobertura da Região (Educação)  Educação pré-escolar (público / privado) – 82 estb./1000 hb – 30 alunos por escola, enquanto a média é de 62/1000 hb – 37 alunos por escola;  Ensino básico – 155 estb./1000 hb – 67 alunos por escola, enquanto a média nacional é de 112 estb./1000 hb – 97 alunos por escola;  Ensino secundário – 7 estb./1000 hb – 473 alunos por escola, enquanto a média nacional é de 8 estb./1000 hb – 509 alunos por escola;  Ensino superior (público / privado)– a taxa de cobertura é semelhante à média nacional (3 estb./1000 hb) com 1164 alunos por estab. na região contra 1172 na média do País – apenas a cobertura privada (9%) é inferior à média nacional (26%).

Infra-estruturas Sociais (Rede Solidária)  Creches – 1,46 estb./1000 hb enquanto a média nacional é de 1,57 estab./1000 hb;  Lares e Centros de Dia – 0,16 estb./1000 hb contra 0,17 estb./1000 hb de média nacional;

Infra-estruturas Sociais (Saúde)  26% dos hospitais a nível nacional (36 camas/1000 hb contra 35 na média do País);  4,2 enf. /1000 hb contra 41 da média nacional;  2,8 médicos/1000 hb contra 3,4 na média nacional;  3,13 consultas em centros de saúde contra 2,74 do País;  Estabelecimento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados com considerável incremento local, apesar da carências de respostas especificas no âmbito das patologias associadas às demências;

Infra-estruturas Sociais (equipamentos desportivos e de lazer)  Distribuição espacial equilibrada e superior à média nacional excepto nos campos de ténis;  A média da região (bibliotecas, museus, salas de espectáculo, etc) é de 2,94 estb./1000 hb contra 2,74 estb./1000 hb do País;

Base Económica  Estrutura produtiva bastante diversificada quando comparando com outras regiões do País:  Sector primário representa 5,3% do VAB e 23% do emprego;  Sector Secundário 33,8% do VAB e 30,4% do emprego;  Sector Terciário 60,9% do VAB e 46,6% do emprego;  O rendimento per capita é de €, valor inferior à média nacional que é de €;

Respostas Sociais – Idosos / Taxas de cobertura Efectivas Taxas de Cobertura ConcelhosLarCDSADCN Cantanhede 5,6%4,1%5,5%0,13% Coimbra 2,1%2,5%3,9%0,01% Condeixa a Nova 3,4%3,8%3,4%---- Figueira da Foz 3,9%3%5,6%0,24% Mealhada 3,8%6,56%4,95%--- Mira 2,4%4,3%4,5%--- Montemor-o-Velho 3%3,6%5,4%0,38% Mortágua 3,37%1,02%2,6%--- Penacova 3,6%1,9%3,3%--- Soure 2,3%3,3%9,5%0,2% Média cobertura3,3%3,4%4,8%0,09%

Taxas de Cobertura Respostas Sociais – Infância e Juventude ConcelhosCreche Pré- Escolar CATL Cantanhede 47,7%50,417,8% Coimbra 22,5%51,513,5% Condeixa a Nova 11,4%10,511,6% Figueira da Foz 23,6%49,219,1% Mealhada 22,08%--63,7% Mira 11,3%21,27,2% Montemor-o-Velho 15,3%3819,9% Mortágua 8,48%--46,8% Penacova 10,7%11,78,5% Soure 25,9%36,719,1% Média cobertura19,9%33,6%*22,7%

Taxas de Cobertura Respostas Sociais – Deficiência Concelhos Lar ResidencialCAO Cantanhede 6,5%10,7% Coimbra 1,3%14,7% Condeixa a Nova ---11,4% Figueira da Foz 4,5%18,2% Mealhada Mira ---60,2% Montemor-o-Velho ---16,2% Mortágua Penacova ---12,6% Soure 2,2%19,8% Média cobertura1,45%16,4%

Níveis de Prioridade de Intervenção  Nível Supraconcelhia  Nível Local

Nível Supra-Concelhio “ …abarca problemáticas e respostas sociais que, pela sua especificidade, têm uma abrangência geográfica mais alargada e, por conseguinte, extravasam a dimensão do Concelho enquanto território a intervencionar…”

Áreas de Intervenção Supraconcelhia  Área da saúde – RNCCI;  Deficiência;  Emprego, formação e qualificação; Mercado de Trabalho Inclusivo / Microcrédito

Áreas de Intervenção - Local  Requalificação Equipamentos e Respostas Sociais Existentes;  Ampliação da capacidade de resposta de alguns equipamentos (em articulação com áreas supra-concelhias e de acordo com as taxas de cobertura efectiva e potencial – carta social);  Fortalecer o espírito de parceria ao nível local no seio dos CLAS; Reorganização interna para rentabilização dos recursos humanos equipas multidisciplinares

PLATAFORMA TERRITORIAL Baixo Mondego TemáticaConcelhos Prioridades PNAI AcçõesMedidas (PNAI) --- Grelhas de Prioridades Acções e Medidas Cantanhede Coimbra Condeixa a Nova Figueira da Foz Mealhada Mira Montemor-o-Velho Mortágua Penacova Soure

PROPOSTA Plano de Desenvolvimento Social Baixo Mondego 2008 | 2010 Grupo Operativo Mealhada | 10|Julho|2008 Plataforma Supraconcelhia do Baixo Mondego FIM