1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

A Gestão Social pode ser vista como...
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Secretaria de Estado da Saúde
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Apresentação do Projeto
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
PNEDH e compromisso do Estado
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Cultura.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Defesa Civil, Proteção Civil
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
PROJETO DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
 .
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Reunião de Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil
Brasília/DF Objetivo: Contratação de 6 consultores com a finalidade de atualizar o conteúdo dos manuais técnicos da SEDEC. Custo: US$ ,23.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL A Lei , de 10 de abril de 2012, institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que prevê expressamente.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Macaé Rio de Janeiro Criação do CIEDS e primeiro projeto de capacitação de lideranças comunitárias em favelas cariocas Conquista do Título.
Mediadora: Suelen dos Anjos, Consultora da Secretaria Nacional de Defesa Civil/MI “1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária –
Rede Interamericana de Informação e Conhecimento em Segurança Pública Novembro 2015.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
Transcrição da apresentação:

1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013

2 -ONU -Mandato: desenvolvimento humano e redução da pobreza, GRD -Presente em mais de 160 países -No Brasil, atua desde Sede em Brasília - atuação em todo o país I – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

3 -Projetos de cooperação técnica: parcerias com instituições públicas e com sociedade civil -Assessoria à administração/implementação de projetos + consultorias técnicas especializadas + Assessoria à realização e acompanhamento de atividades

4 »Centro Regional para América Latina e Caribe »Panamá »Um centro de “serviços e conhecimento” » Ferramentas (politica pública) e formação + Rede de expertos + Comunidade de prática (rede interna) + Sul-Sul »Unidade de Prevenção de Crisis e Recuperação, 15 países II – O Centro Regional de PNUD

5 Assistência técnica em GRD a países, estados, regiões e municípios / coordenação de projetos Apoio em desenvolvimento de politicas publicas e na implementação Desenvolvimento de capacidades e facilitar cooperação Sul –Sul, intercâmbio boas práticas Gestão local do risco Recuperacão Gestão dos riscos climaticos III – Ações especializadas em GRD

6 » (1) Formulação de uma politica nacional em GRD com foco em gênero no PARAGUAI » (2) Documentação e sistematização do processo de GRD em HONDURAS, incluindo o desenvolvimento de planos de recuperação » (3) Coordenação de intercâmbio sul-sul entre CUBA e 5 países de Caribe e Chile, gestão municipal de riscos, baseado no modelo de ‘Centros Cubanos de Gestão e Redução de Risco’ » (4) Apoio a recuparação no Haiti IV– Exemplos recentes

7 » Aprovação pela Agência Brasileira de Cooperação – ABC/MRE » Eixos de atuação do projeto: 1.Capacitação e pesquisa 2.Apoio à integração e articulação entre os níveis federativos 3.Sensibilização e mobilização social 4.Gestão do conhecimento e intercâmbio VI – Parceira da SEDEC com o PNUD Projeto Bra12/017 : Fortalecimento da Cultura de GRD no Brasil

8 Resultado 1: Estratégias em pesquisa e capacitação em GRD fortalecidas (participacao) 1.Pesquisa : linhas prioritárias e estrutura de monitoramento 2. Estratégia de capacitação desenvolvida e implementada ate pessoas (90%) Desenvolvimento de 180 capacitações (50 p.) Desenvolvimento até 6 módulos Ensino presencial e à distância Grupo-alvo: Agentes do SINPDEC Primeiro passo: Diagnóstico de necessidades de formação. A equipe. 3. Plataforma virtual Promover o intercâmbio de profissionais

9 Resultado 2: elaboração de planos locais de GRD fomentados e a articulação em GRD fortalecida Resultado 3: Sensibilização e mobilização social Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil Mídia, sociedade civil, nível politico Resultado 4: gestão de conhecimento e Intercambio de experiências Nacional e internacional Sistematização de boas praticas até boletins de informação e comunicação

10 » PARA QUÉ O DIAGNÓSTICO 10: ˃Identificar e analisar as capacidades e as necessidades de formação em gestão de riscos de desastres (GRD) dos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) » UNIDADE DE ANÁLISE: ˃O agente de proteção e defesa civil do SINPDEC a todos os níveis de competência e de governo: +Agentes políticos responsáveis pela direção dos órgãos; +Agentes públicos responsáveis pela coordenação e direção de órgãos ou entidades públicas prestadoras dos serviços de proteção e defesa civil; +Agentes públicos detentores de cargo, emprego ou função pública, civis ou militares, com atribuições relativas à prestação ou execução dos serviços de proteção e defesa civil; +Agentes voluntários, » FOCO PRINCIPAL DA ANÁLISE: ˃Os conhecimentos e capacidades em GRD dos agentes do SINPDEC ˃A oferta formativa atual em GRD

11 » SONDAGEM 27 » SONDAGEM 27: Online, dirigida aos agentes de proteção e defesa civil do todo o SINDPEC (federal, estadual, regional e municipal) » OFICINAS NOS ESTADOS » OFICINAS NOS ESTADOS: Atores do nível estadual e municipal, incluindo as CEDECs, REDECs, COMDECs e NUDECs, especialistas, academia e sociedade civil relevante no Estado. » ENTREVISTAS » ENTREVISTAS: A informantes chaves do SINPDEC, setor acadêmico, sociedade, ONGs (internacionais, nacionais e locais) LINHA DE BASE REFLEXÃO COLETIVA INFORMAÇÃO ESTRATEGICA

12

13 » Equipe do Diagnóstico: ˃Coordenação ˃4 diagnosticadores nacionais ˃Equipe logística » Organizada em: +Sub-Equipe Sul +Sub-equipe Nordeste +Sub-equipe Sudeste

14 » Oficinas nos Estados (calendario tentativo’ outubro) » Entrevistas: Fórum até 2da semana de Outubro » Sondagem: 26 de Setembro a 20 Outubro Oficina Piloto em São Paulo, São Paulo Oficina em Paraná, Curitiba Oficina em Santa Catarina, Florianópolis Oficina em R.Grande do Sul, Porto Alegre Oficina no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Oficina no Espírito Santo, Vitória Oficina em Minas Gerais, Belo Horizonte Oficina em Bahia, Salvador Oficina em Alagoas, Maceió Oficina em Pernambuco, Recife

15 Obrigado!

16 » Situação: » Problemática: » Complexidade: » Solução : » Conclusão num contexto Brasileiro: X – Experiência pratica em GRD